SORRINDO PRA VIDA - 04/04/2017

Não se canse de clamar por milagres

Quais milagres temos esperado? Clamemos sem cessar ao Senhor para que Ele os realize

Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, 4 de abril de 2017, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, mostra-nos, por meio da história dos dois cegos, que não devemos parar nos obstáculos, mas clamar sem cessar os milagres em nossa vida.

A Palavra meditada está em São Mateus 20,29-34:
Quando estavam saindo de Jericó acompanhava-os uma grande multidão. Nisso, dois cegos sentados à beira da estrada ouviram que Jesus estava passando. Gritaram: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!” A multidão os repreendia para que se calassem. Mas eles gritavam ainda mais alto: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!” Jesus parou e os chamou, dizendo: “Que quereis que eu vos faça?” Eles disseram: “Senhor, que nossos olhos se abram!” Jesus teve compaixão e tocou nos olhos deles. Imediatamente recuperaram a vista e passaram a segui-lo. 

Não se canse de clamar por milagres

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Uma das coisas mais bonitas que essa Palavra nos revela é que, quando as pessoas se juntam contra o mal, elas se tornam fortes e solidárias. Se uma pessoa tem um objetivo ruim na vida e encontra outra com o mesmo objetivo, elas se unem para realizar o mal. É assim que nascem as famosas “panelinhas”, que só servem para a destruição daquele grupo que se formou e das pessoas que vivem ao seu redor.

A unidade nos fortalece

Os judeus entendiam que os cegos eram amaldiçoados, pois a cegueira lhes era um castigo de Deus, por causa de seus pecados. Assim, ninguém se aproximava deles, eram excluídos por suas famílias e pela sociedade.

Todas as portas haviam se fechado para eles, menos a da amizade, pois ambos estavam unidos na desgraça. Algumas situações de nossa vida soam como verdadeiras desgraças, mas pode ser que tragam para o nosso lado pessoas que nos darão forças.

Se marido e mulher descobrissem o significado da força que duas pessoas unidas têm, nenhum casamento chegaria ao fracasso. Jesus nos ensina que a união é uma força avassaladora! Ele mesmo nos diz que onde dois ou mais estiverem reunidos em Seu nome, ali Ele estará.

Sensíveis à presença do Senhor

Como não podiam ver, os cegos eram muito atentos aos detalhes, e eles perceberam que, naquela manhã, havia algo diferente, um murmurinho fora do costume. Ali, eles, que não enxergavam, perceberam que era Jesus. Imediatamente, os cegos reagiram e começaram a gritar que Cristo tivesse misericórdia deles.

Se eles não podiam ver Jesus, encontraram uma forma de serem notados por Ele. Uma hora, um gritava; outra hora, era o outro quem gritava; às vezes, eram os dois. Com toda a força, eles gritavam cada vez mais forte: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”.

Esses cegos escolheram uma das palavras mais importantes em sua frase: “Senhor”. Ela não é uma palavra apenas para tratamento, pois, naquela época, a palavra “Senhor” era dirigida apenas para Deus. Dessa maneira, eles reconheceram a Supremacia de Jesus.

Antes de pedir qualquer coisa, eles mostraram àquela multidão que o Filho de Deus caminhava no meio deles. Se reconheciam o Senhor como Dominus, que se refere a dono, eles se deram a Cristo, colocando-se a serviço d’Ele.

Proclamar as maravilhas de Jesus

Chamando Jesus de Messias publicamente, eles comprometeram Cristo e clamaram o milagre. Quando disseram “tem piedade de nós”, o povo começou a repreendê-los.

Quem os repreendeu foram aqueles que estavam com Jesus. Muitas vezes, aqueles que seguem Cristo não acreditam em Seus milagres. O Evangelho se cumpre todos os dias! Devemos narrar os milagres que o Senhor realiza em nossa vida.

Enfrente os obstáculos

Diante de todo obstáculo que se colocam em nossos caminhos, sejamos como os cegos, gritemos mais forte por Jesus.

Não pede perdão aquele que não se reconhece pecador. Esses homens se reconheceram pecadores, limitados e se colocaram a serviço do Senhor. Quando assim nos colocamos, Ele se coloca a nosso serviço.

Precisamos ter a certeza do que queremos em oração

Os cegos sabiam o que queriam, pois, ao serem indagados por Jesus, prontamente falaram: “Senhor, que nossos olhos se abram!”. Eles não pediram de forma particular, mas pediram um para o outro. Há pessoas que ficam em sua oração, pedindo apenas para si ou para que o Senhor retire do outro.

Aqueles cegos nos ensinam que não devemos ter uma oração egoísta, pois é a oração do amor que toca e comove o coração de Jesus. À medida que formos caminhando com Jesus, descobriremos que a cura começa quando nos colocamos a servi-Lo. Não podemos ter uma fé apenas para nós. Confessemos e professemos nossa fé.

Você precisa de um socorro de Deus? Então, reconheça-O como Senhor da sua vida. Antes de pedir a cura, que Ele seja nosso dono, dono do nosso coração.

A cura completa consiste em seguirmos Jesus. Quanto mais formos como o Senhor, mais sarados, mais curados, mais capazes de transbordar vida seremos.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva