SORRINDO PRA VIDA - 11/12/2014

Eduquemos nossos filhos nos caminhos do Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 11 de dezembro de 2014.

11122014_clube

“A base da educação está no nosso relacionamento com Deus” – afirma Márcio

É preciso entender bem as palavras de Jesus. Quando Ele diz que devemos ser semelhantes às crianças, não é para sermos adultos infantilizados, mas sim para que tenhamos um coração de criança. E ter um coração de criança é sermos simples e nos colocarmos aos cuidados de Deus.

Quando os discípulos questionam Jesus quem era o maior entre eles, o Senhor os compara a uma criança, pois naquela época crianças e mulheres não tinham voz nem vez. Os discípulos precisavam entender que, para ser grande, era preciso ser pequeno, ou seja, não buscar se aparecer.

Ao acolhemos um filho para educá-lo neste mundo é a Jesus a quem acolhemos dentro de nossos lares. No batismo, quando o Espírito Santo é derramado sobre aquela criança, a presença de Cristo é tão forte nela, que ela se torna um sacrário vivo.

Monsenhor Jonas nos ensina que a família é a comunidade de amor na qual cada um aprende a se relacionar com as pessoas e com o mundo. É dentro da família que o ser humano é educado e protegido para não ser escandalizado neste mundo, ou seja, desviado da verdade.

Muitos pais têm informado e não educado seus filhos. Informar é colocar dentro da pessoa o conhecimento; em contrapartida, educar é fazer brotar de dentro da pessoa o que existe de bom nela. A base da educação está no nosso relacionamento com Deus. Será impossível educar as pessoas que o Senhor colocou em nosso caminho se não tivermos uma experiência com Ele.

O escândalo acontece quando a pessoa é desviada da verdade. Não temos o direito de escandalizar as pessoas com uma vida dupla. Como é triste e desonesto pais que falam a seus filhos como agirem, porém, fazem o contrário do que disseram e não se tornam exemplos dentro de seus lares!

Nossos filhos são os guardiões do dia de amanhã. Se os criarmos na violência, eles serão jovens violentos para o mundo. Se o legado que deixamos aos nossos filhos é a promiscuidade e a infidelidade, ou talvez os vícios, futuramente eles seguirão nossos passos. Se o mundo está sem valores é porque estamos deixando de educar nossos filhos nos caminhos do Senhor.

Na educação dos nossos jovens e crianças, Deus se faz presente. Precisamos formar homens novos para um mundo novo. Também estamos num processo grande de formação, e sempre seremos formados.

Nós aprimoramos o futuro da humanidade quando educamos nossos filhos na fé. Toda educação que lhes dermos sem fé será frágil. A maior missão e dever dos pais e educadores é ensinar que Deus habita os corações.

Os pais precisam fazer com que seus filhos entendam que são sagrados e que Deus está com eles. A fé é um patrimônio e deve ser plantada em nossos lares. Todo o conhecimento do mundo não será capaz de dar sustento aos nossos filhos em momentos de tribulação, somente a fé será o maior e o verdadeiro alicerce deles nesses momentos. O mal não pode derrotar aquele que tem fé.

Tornamos o mundo violento quando ensinamos violência. Ao passo que construímos um mundo de paz ao ensinarmos nossos filhos a viver nos caminhos de Deus. O Senhor também nos concede filhos espirituais aos quais também devemos ensinar a andar com Ele.

O ser humano sem fé é um ser humano incompleto. Precisamos ensinar as pessoas a serem completas; é só seremos completos em Deus. Só é bom quem tem bondade no coração. A fé é a firme confiança na bondade de Deus e nas coisas que Ele criou. Quem tem fé, todos os dias precisa se entregar nas mãos de Deus e confiar na Sua Divina Providência. Não tenhamos medo de Deus nem de educar nossos filhos para o Senhor.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova 

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva