SORRINDO PRA VIDA - 09/09/2016

Coragem, levanta-te! Ele te chama!

O Senhor nos convida, com coragem, a sairmos da situação de “sentados à beira do caminho” para “seguindo Jesus pelo caminho”

Dunga, na manhã desta sexta-feira, dia 9 de setembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orientado pelo Evangelho de São Marcos, convida-nos, a assim como o cego Bartimeu, termos a coragem de nos levantar e começar a caminhar na presença do Senhor. Confira a mensagem:


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Marcos 10,46-52:
“Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim’. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: ‘Filho de Davi, tem compaixão de mim’. Jesus parou e disse: ‘Chamai-o!’ Eles o chamaram, dizendo: ‘Coragem, levanta-te! Ele te chama!’ O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: ‘Que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Rabûni, que eu veja’. Jesus disse: ‘Vai, tua fé te salvou’. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.”

Coragem, levanta-te! Ele te chama!

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Aquele cego era conhecido como filho de Timeu. Mas quem foi Timeu? Esse homem era um general do exército israelense e servia na cidade de Beteu. Com o domínio do Império Romano, Roma destituiu o exército israelense para se instalar o exército romano.

Timeu se revoltou contra o exército romano e, como castigo, seu filho teve os olhos furados. Esse foi um meio que os romanos encontraram para que aqueles que olhassem o menino cego se recordassem das atitudes de Timeu; assim, não iriam se opor contra o exército romano.

Voltemos, então, à história daquele cego. Em sua vida, foi uma mudança radical de “sentado no meio do caminho” para “seguindo Jesus pelo caminho”. Tenhamos a mesma pressa de Bartimeu, deixemos de “estar sentados à beira do caminho” e passemos a “seguirmos Jesus”. O Senhor nos chama! Esse exemplo do cego nos faz desejar uma mudança radical em nossa vida.

Quando aquele homem começa a gritar “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”, ele reconhece que Cristo é da descendência do Rei Davi, reconhece Jesus como um membro da realeza. Por isso, ao chamar Cristo de Filho de Davi, as pessoas o repreendiam, pois realeza, naquela época, era Herodes ou César.

Ao chamá-Lo de Filho de Davi, Jesus não recusou aquele reconhecimento e não ficou indiferente ao que o cego estava gritando. O Senhor não fica indiferente aos nossos clamores quando o reconhecemos como Rei da nossa vida. Talvez estejamos gritando a Cristo: “Filho de Davi, tende piedade de mim”, mas é preciso coragem. “Levanta-te! Ele te chama”.

Ao estar junto de Cristo, Este lhe pergunta: “Que queres que eu te faça?”. O homem era cego, é claro que queria enxergar. Para nós, parece algo tão óbvio, mas o Senhor deseja escutar de nossos lábios o que queremos. O que você quer? Quais são suas necessidades? Pela fé de Bartimeu, ele voltou a enxergar.

Jesus não é fraco. Quando Ele faz, Ele faz pra valer! A notícia sobre a intervenção de Deus em sua vida vai se espalhar. A justiça divina que o Senhor vai operar em sua vida vai se espalhar. Tudo isso por quê? Porque você ousou dizer: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”.

Até mesmo o nosso querer o Senhor leva em consideração. Aquele cego poderia pedir qualquer coisa, mas, sabiamente, escolheu voltar a enxergar, pois, ao recuperar a vista, recuperaria sua vida.

Deus há de fazer justiça em nossa vida e restituir tudo o que nos foi tirado. O Senhor restituirá nossas vidas, nossos dons, a unção. Ele é o nosso Senhor, Salvador, nos faz justiça.

O cego estava no lugar certo e na hora certa; e o mais importante, não largou a oportunidade. Com todos os limites e deficiência que trazemos na alma, não estejamos nos locais errados. Fiquemos nos lugares onde Jesus vai passar! Isso se chama conversão. Hoje, a nossa vida vai mudar! Deus nos fará justiça.

Dunga
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova