Sorrindo pra vida - 09/06/2014

A felicidade de fazer o que Deus quer

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 9 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos, hoje, excepcionalmente, não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Tiago 1,9-18:

“Cada pessoa tem seu plano no coração de Deus”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Motivos de alegria devemos encontrar em nossa pobreza, humilhação e humildade. Vivamos na verdade sem perder a esperança. Alguns males são evitados quando paramos de comparar e vamos em busca do lugar que Deus preparou para nós. O Senhor veio para todos. A Palavra de hoje nos fala que todos são iguais perante Deus.

Todo empreendimento que fazemos, hoje, um dia vai passar. O importante não é o que fazemos, e sim o que somos; o que nos tornamos a partir daquilo que possuímos. Compararmo-nos às outras pessoas só trará angústia ao nosso coração. Cobiçamos das pessoas seus bens materiais, seus talentos; porém, não vemos as tribulações e provações que essas pessoas passam e passaram para conseguir tais conquistas.

Não sejamos resistentes aos benefícios que Deus nos concede. Aceitemos tudo que Deus nos dá. Por diversas vezes, a mão amiga que Deus nos dá vem por meio das pessoas que estão em nosso redor e é tolice não segurarmos nessa mão. A Divina Providência é que nos abre a porta. Se Deus investe em nós, não tenhamos a falsa humildade de negar as coisas que Ele tem realizado em nós e por nós.

A riqueza (material) não é tudo na vida. Quanto mais posse uma pessoa tem, a humilhação quando vem é de difícil aceitação. O dinheiro não nos protege dos riscos que escolhemos nem evita que cometamos injustiças com aqueles que amamos. Que as provações da vida não sejam nossas tristezas. Uma das maiores misérias é quando só se sabe ser feliz quando está tudo bem, e não conseguimos aceitar os desgostos da vida.

A alegria tem de ser mantida em nosso coração independente de nossas privações e provações. Humilhados ou exaltados, pertencemos ao Senhor e é d’Ele que vem todos os bens que possuímos. Ingrato é aquele que não reconhece que tudo o que possui veio pelas mãos de Deus.

Cada pessoa tem seu plano no coração de Deus. Todos, sem exceção, prestarão contas para Deus. Aquele que é rico tem seu plano no coração de Deus, da mesma maneira aquele que é pobre. Mesmo sendo de diferente classe social e raça, somos o corpo de Cristo. Cada um tem sua parte no plano da salvação, e precisamos uns dos outros para a construção de um mundo novo para homens e mulheres novos. Ninguém faz nada sozinho e muito menos é bom sozinho.

Quando estamos no lugar que Deus nos colocou, o Espírito Santo realiza milagres em nós. Algumas vezes, as respostas que o Senhor nos dá não é a que esperávamos; pode ser que a ajudar de que você necessita seja a mão amiga que Deus vai colocar em seu caminho. As pessoas que negam ajuda alguém são as que mais carecem dela.

Saíamos do nosso lugar para ir ao encontro do outro. O caminho mais seguro para a felicidade é descobrir por que e para que Deus nos fez, a vocação à qual Ele nos chama. Quando não entendemos o lugar que Ele nos colocou, nos fragilizamos com qualquer coisa.

Deus não faz o mal nem arrasta ninguém para a maldade. O amor torna as pessoas insubstituíveis. Quando nos sentimos menos que os outros, é porque nos comparamos com elas ou ainda não encontramos nosso lugar. Existe um lugar para nós no plano de Deus e precisamos descobrir qual é ele.

Dá-nos, Senhor, a graça de encontrarmos nosso lugar no Seu plano. Nesta manhã, que o Espírito Santo venha nos visitar e revelar a vontade de Deus para nós.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva