Sorrindo pra vida - 28/10/2013

Você é filho de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 28 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 6,30-40.

“Ninguém é pai como Deus o é”, afirma Alexandre
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, Jesus nos mostra, por meio desta Palavra, que tudo o que Ele faz ou fala não é por Si próprio, mas porque Deus disse a Ele [que fizesse e dissesse]. O Senhor vem ao mundo revelar a nós esse Pai amoroso e nos leva a viver, pela comunhão da Palavra, pela Eucaristia, pela vivência dentro da Igreja e pela oração, os sentimentos de filhos.

Hoje Jesus vem nos mostrar três atitudes do Pai, das quais nós precisamos tomar posse nesta semana que se inicia. A primeira é que Deus é Aquele que nos alimenta. Como todo pai de família que trabalha para levar alimento para sua casa, o nosso Pai do Céu trabalha para alimentar todos os Seus filhos.

Deus nos deu Jesus, que se revela a nós pela Eucaristia. Ele é o Pão do Céu, que nós recebemos em cada Santa Missa, na fila da comunhão. Nesse momento é que o Pai nos alimenta.

Se hoje você está com fome de amor, de justiça, de alegria, de esperança, você precisa se alimentar e caminhar com segurança em direção ao Pai.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina, no número 239, que o Pai é a fonte e origem de tudo e que está acima de todos nós. Ele é um Deus que manda, mas, ao mesmo tempo, é bondade e amor para com Seus filhos. Ninguém é pai como Deus o é, Ele se revela na firmeza, para nos direcionar e tirar das garras do inimigo. Ao nos ver arrependidos e maltratados pela vida, acolhe-nos para nos alimentar.

A segunda iniciativa de Deus diz que Ele guarda cada um de Seus filhos, pois é vontade d’Ele que todo aquele que d’Ele se aproxime não se perca. Se você está distante da Igreja, volte para a casa do Pai. Mesmo com todos os seus erros, vícios, pecados, volte, porque Deus vai abraçá-lo e recebê-lo de volta. O Pai não rejeita ninguém.

A terceira iniciativa é que Ele nos dá a vida. O Pai quer nos dar a vida e não uma vida qualquer, mas uma vida n’Ele. Nós somos filhos do Altíssimo e a nossa essência vem d’Ele, por isso temos que nos alegrar, porque somos filhos de Deus!

Para terminar, quero contar uma história que aconteceu na Romênia. Um pai saía todos os dias para levar seu filho à escola e, ao deixá-lo lá, ele sempre dizia: “Aconteça o que acontecer, meu filho, o papai sempre estará ao seu lado”. O filho entrava todo faceiro na escola e o pai ia para o trabalho.

Um dia, houve um terremoto que destruiu toda a região. O pai saiu desesperado do trabalho e foi até sua casa. Chegando lá, ele viu que a casa ainda estava de pé e que a esposa estava bem, mas o filho ainda estava na escola, então ele foi correndo para lá e, quando chegou, viu que a escola estava em ruínas. Seu coração se encheu de tristeza, porque ele se lembrou da promessa que fazia todos os dias para o filho e que não havia cumprido.

Chorando, ele mentalizou o caminho da sala de aula do filho e foi andando até lá. Chegando à sala, ele começou a retirar as pedras, sozinho. Muitos que estavam ali queriam que ele parasse para esperar o socorro, mas ele não parava. As pessoas falavam: “Saia daí! O que você está fazendo? Espere o resgate chegar.” E ele dizia: “Você vai me ajudar?” A pessoa ficava quieta, se afastava e ele continuava sozinho retirando as pedras, chorando e gritando: “Filho, você está vivo?” De repente, depois de muito tempo, ao retirar uma pedra grande, ele escuta lá de longe: “Pai, eu estou aqui!”. Então, todos começam a ajudá-lo, retirando as pedras, e o menino falando: “Pai, eu estou vivo! Estou com muito medo, com fome, com sede. Mas não estou sozinho, dos 36 alunos da nossa sala, tem 14 aqui comigo. Estamos presos entre duas pilastras”. E o pai lhe disse: “Filho, eu vou te salvar”, e continuou retirando as pedras até que viu a cabeça das crianças. O pai colocou o braço no buraco para puxar a criança e disse: “Filho, vem para fora”, mas ele respondeu: “Não pai, tira primeiro as outras crianças, eu vou sair por último, porque sei que, aconteça o que acontecer, o senhor sempre estará do meu lado”. O filho se lembrou da promessa do pai.

Se hoje você está nos “escombros”, devido à tristeza, a uma dívida, à depressão, ao desejo de morte, silencie e escute o Pai retirando “as pedras” de cima de você. Ele também grita: “Filho, você está aí?” Se você não consegue responder, gritar, talvez gemendo você possa dizer: “Pai, eu estou sem forças, mas estou aqui e sei que, aconteça o que acontecer, o Senhor sempre estará ao meu lado”.

Que nesta semana você perceba Deus na sua vida, retirando “pedra por pedra”, estendendo a mão para você, porque é isso que Ele faz todos os dias. Deus o abençoe!

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.