Sorrindo pra Vida - 05/09/2014

Viver longe de Deus é amar o que nos esvazia

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 5 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está Salmo 4,1-9:

“Quando te invoco, responde-me, ó meu Deus justiceiro; na angústia liberta-me; tem piedade de mim e ouve minha oração. Ó raça humana, até quando ofendereis minha glória, amareis a vaidade, buscareis a mentira? Sabei que o Senhor fez maravilhas em favor de seu amigo; o Senhor escuta quando lhe dirijo meu apelo. Tremei e não pequeis; refleti no silêncio do vosso leito. Oferecei sacrifícios legítimos e tende confiança no Senhor. Muitos dizem: “Quem nos fará provar o bem?” Levanta sobre nós, Senhor, a luz da tua face. Deste mais alegria ao meu coração do que àqueles que têm muito trigo e vinho. Em paz, logo que me deito, adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes descansar com segurança.”.

“A cura do nosso coração e o fortalecimento da nossa vida começam quando nos entregamos confiantes nas mãos do Senhor”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Nós ofendemos o coração de Deus ao levarmos um vida distante d’Ele. Não podemos nos conformar com uma vida vazia e distante da verdade; nós fomos colocados neste mundo para viver uma vida na plenitude, uma vida em Deus. Viver longe do Senhor é levar uma vida fútil, e não fomos criados para viver desse modo.

Viver de maneira fútil é viver a vaidade e a mentira. Viver na vaidade é afeiçoar-se ao que esvazia nossa vida. Quantas pessoas vivem o vazio em seus relacionamentos. Muitos escolheram viver um relacionamento vazio por medo de ficar sozinhos, e hoje isso se tornou um peso.

Viver sem sentido é escolher andar longe de Deus. Afastar-se da luz é deixar que a escuridão tome conta de nós. No escuro é difícil enxergar a verdade e fugir das armadilhas, e viver se torna insuportável. Viver longe de Deus é amar o que nos esvazia.

Quando nosso coração se torna insensível à verdade sempre buscamos uma mentira maior para causar um impacto em nossa vida. Desse modo nosso coração se endurece. O ser humano tem a necessidade de ser feliz, mas à medida que vamos nos iludindo com a vaidade e a mentira distanciamo-nos de Deus. Andar longe de Deus cega a nossa inteligência e não conseguimos perceber aquilo que óbvio. Quantas vezes nos indagamos: “Será que tal pessoa não percebe que esse caminho está errado!?”. Isso ocorre porque a falta da verdade nos cega e nos faz andar pelos caminhos do erro.

Você que perdeu um ente querido e sente que sua vida acabou, entenda que chorar a dor da morte dessa pessoa é um direito seu, porém, sepultar-se dentro de seu quarto, desejando acabar com a própria vida, não trará essa pessoa de volta. Chore sua dor, mas é necessário viver. Longe de Deus fazemos muitas coisas que apenas nos destroem.

O Senhor sempre nos escuta quando dirigimos a Ele o nosso apelo. E por que nós não O escutamos falar conosco? Longe de Deus ficamos insensíveis à escuta d’Ele. Aproximar-se de Deus é estar em constante oração. O amigo de Deus é aquele que coloca em prática tudo o que o Senhor ensina em Sua Palavra. O Senhor sempre fala conosco por intermédio de Sua Palavra e quando oramos.

Estacionar a nossa vida de oração e decidir andar por conta própria é ter uma visão turva com os olhos do coração. Quanto mais longe andamos de Deus, tanto mais perdemos a capacidade de observar o que está ao nosso redor e andamos sem rumo.

Antes de pensar em oferecer qualquer sacrifício ao Senhor, devemos oferecer nosso coração a Ele, um coração disposto a obedecer. Se observarmos bem, há uma grande diferença na vida da pessoa que, em vez de se entregar à busca desenfreada pelo prazer, decide se entregar verdadeiramente ao Senhor.

O sentido da vaidade não é a simples preocupação em ficar bonito, mas em se preocupar com a casca, ou seja, com o superficial. Como é triste e infeliz aquele que se preocupa apenas com o externo! A cura do nosso coração e o fortalecimento da nossa vida começam quando nos entregamos confiantes nas mãos do Senhor. Entregar nosso coração nas mãos de Deus é confiar que Ele agirá em nós dia após dia.

Aquele que quer uma vida transformada deve experimentar confiar em Deus. A verdadeira oração é dizer nosso “sim” ao Senhor de todo o coração. Dizer o nosso “sim” é nos colocarmos à disposição do Senhor. Precisamos entender que dizer nosso “sim” não é dizer: “Senhor, eu aceito ir Contigo a tal lugar”, colocando condições para Deus; mas sim dizer: “Senhor, eu aceito ir Contigo independentemente de onde queiras me levar”. Deus Pai nunca nos levará ao fracasso ou à destruição, pois Seus planos são sempre bons.

Alguns pensam que tudo desmoronou depois que entregaram a vida a Deus. Mas a didática do Senhor foge à nossa compreensão, pois, para construir algo sólido, é preciso jogar no chão aquilo que não presta. Antes de fazer a obra em nosso interior, o Senhor precisa libertar nosso coração de todo entulho que está alojado em nós. Ele sempre estará ao nosso lado e nunca desistirá dos propósitos de amor e salvação que tem para nossa vida.

O Senhor quer nos levar além, quer fazer brilhar em nós a luz da Sua face. Deixemo-nos esvaziar das paixões enganadoras e entreguemos, confiantes, o nosso coração em Suas mãos. Uma pessoa sensata consegue vencer tudo, por mais difícil que seja, pois ela abandona a vida velha e se entrega com confiança nas mãos de Deus. Façamos a experiência de nos abandonar no Senhor e buscá-Lo com toda a força do nosso coração.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva