Sorrindo pra Vida - 10/05/2012

Viva na misericórdia e na verdade do Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 10 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Provérbios 3,1-12.

“Quem é tocado por Deus recebe a graça de ser uma pessoa melhor”, afirma Márcio
Foto: Maria Andréa

Começamos o dia abrindo nosso coração para a Sua presença, Senhor. Nós O amamos, porque o Seu amor sempre está conosco. Independente de como a vida nos leva, ao fim tudo acaba bem, porque o Senhor é fiel. É com esse coração aberto às Suas graças que nós O bendizemos e acolhemos a Sua Palavra.

É o Pai quem nos fala diretamente: “Meu filho, não se esqueça da minha Palavra, guarde-a em seu coração. Com amor e afeto, seja obediente a mim, porque essas Palavras trarão dias duradouros e paz ao seu coração”. Que a misericórdia e a Palavra de Deus não nos abandonem, assim como também nós não podemos abandonar a verdade d’Ele. Que a compaixão do Senhor nunca se afaste de nós, a fim de que possamos ser instrumentos de propagação dela. Temos de levar adiante a misericórdia divina para alcançarmos graça, simpatia, afeto e bom sucesso diante d’Ele e dos irmãos.

Se trouxermos, para dentro do nosso coração, a graça da misericórdia e da verdade, conquistaremos o sucesso, por isso é preciso confiar no Senhor e elevar nossos pensamentos e caminhos a Ele. Não podemos nos guiar apenas por nossa prudência, pois, muitas vezes, ela é falha, mas também não podemos abrir mão de ser prudentes. Devemos, sim, usar esse dom que Deus nos deu, mas a nossa confiança absoluta deve ser sempre n’Ele. Quem pede a Ele essa luz, não fica na escuridão.

Como nos instrui a Palavra de hoje, devemos colocar nossa vida nas mãos do Senhor para que Ele nos conduza. Precisamos ter amor e respeito por Ele. Para não perdermos Sua amizade, deveremos nos afastar do mal. Nesta manhã, o Espírito Santo nos diz: “Afaste-se do mal, rompa com tudo aquilo que o leva ao erro e ao pecado, porque, assim, poderá ter saúde para seu corpo e vigor para seus ossos”. Então, se quisermos saúde e vigor, teremos de nos afastar do mal, reconhecendo, diante de Deus, todos os nossos pecados para que Ele nos cure.

Entregue ao Senhor tudo o que você é e tudo o que tem. Dê a Ele o seu coração. Quem é tocado por Deus recebe a graça de ser uma pessoa melhor. A conversão do coração nos leva a ser bons para os outros. Assim, pela graça de Deus, nós progredimos na vida.

Não há progresso sem esforço nem sem a graça do Pai. Na Palavra, essas duas coisas estão representadas por: misericórdia e verdade. Se as tivermos, alcançaremos bom sucesso, sabedoria e força. Se caminharmos no bem, Deus sempre estará conosco e colocará, em nossas vidas, pessoas boas que também nos acompanharão. Essas são graças que, concedidas a nós por Deus, junto com nossos esforços, nos farão crescer.

Mesmo tendo consciência de todas as nossas capacidades e talentos, devemos dar ao Senhor o reconhecimento, pois d’Ele vem a graça para rompermos com o mal. Nossas capacidades são dons de Deus, mas é tarefa nossa batalhar, todos os dias, para alcançar o amor e o bem. Esforçando-nos para ser fiéis e contando com a graça de Deus, podemos ter a certeza de que vamos crescer sempre. Com o Senhor vamos longe!

Não devemos ter medo de lutar diariamente, ainda que corramos o risco de falhar. Aquele que busca melhorar a si mesmo, todos os dias, é admirado e respeitado.

Vamos dedicar este dia ao Senhor. Veremos, assim, que tudo terá um novo sentido. Devemos colocar o nosso coração em todas as coisas, porque viver de qualquer jeito não faz ninguém feliz. Deus nos apresenta, hoje, um jeito novo de viver, com misericórdia e verdade, aceitando o Seu amor e abrindo espaço para a Sua misericórdia.

Temos, ao nosso lado, um Pai que nos corrige com amor e que cuida de nós, levando-nos a experimentar a verdade e a misericórdia, fazendo, assim, com que pratiquemos o bem. Viver bem requer esforço, sabedoria e prudência. Confiar em Deus e obedecer-Lhe nos leva ao caminho certo. Se tivermos, no coração, o desejo de viver na misericórdia e na verdade, em tudo seremos vencedores.

Pedimos, hoje, essa graça ao Senhor, porque a Sua correção não é sinal de rejeição, mas do amor de um Pai por Seu filho preferido.

Obrigado, Senhor, por ser para nós um Pai de amor e de misericórdia.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.