Sorrindo pra vida - 16/10/2012

Viva com sabedoria!

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 16 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 2, 7-13.

“Não existe ninguém que tenha confiado em Deus e permanecido em seus mandamentos, que tenha sido abandonado ou desprezado por Ele”, afirma Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Meus irmãos, o livro do Eclesiástico foi escrito para ensinar a todo povo judeu e a nós cristãos a como viver bem e com sabedoria. E, um dos pontos fundamentais desse livro é o temor a Deus. Devemos viver bem, com sabedoria e no santo temor a Deus.

Nesse trecho, o autor sagrado nos dá sete direcionamentos para vivermos com sabedoria. Ele começa dizendo: “Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cairdes.”

Você que teme a Deus conta com a Sua misericórdia e, diante dessa promessa, você não se desvia, permanecendo fiel na sua fé. Aqui, Deus lhe dá dois direcionamentos: conte com a misericórdia do Senhor e permaneça fiel no caminho da sua fé.

Alegre-se, Deus lhe visita com Sua misericórdia. Dê livre acesso à misericórdia em seu coração, é ela quem vai impulsionar você a não se desviar do caminho santo.

Logo em seguida, vem o terceiro direcionamento: “Vós que temeis o Senhor, confiai nele, e a vossa recompensa não falhará.” Você que confia no Senhor e vive uma vida de fé pode ter a certeza de que Ele não falhará. Não desanime, pois a sua recompensa virá.

E a Palavra dá o quarto direcionamento a todos que lutam contra o pecado e que confiam em Deus: “Vós que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia.” Em meio às adversidades, você só espera coisas ruins, mas Deus lhe pede para ser otimista e esperar sempre coisas boas. Espere a alegria verdadeira e duradoura que só Jesus pode lhe dar, mesmo que você esteja sofrendo.

O quinto direcionamento está no versículo 10: “Vós que temeis o Senhor, amai-o e vossos corações ficarão iluminados.” Faça a escolha certa, ame a Deus, abra seu coração para o amor.

O Catecismo da Igreja Católica diz no número 2144 que a pessoa que ama a Deus, tem a presença do Sagrado em seu coração e inevitavelmente fica iluminado. Ame a Deus e seja a luz no meio dos povos.

O sexto direcionamento pede para considerarmos as gerações passadas, para aprendermos com os mais velhos. Quantos jovens não sofrem as consequências de seus atos por não ouvirem os seus pais e avós? Prestem atenção nos mais velhos e nas suas experiências de vida, isso é sabedoria.

O último direcionamento pede para que todos tenham os olhos abertos para verem que quem confia no Senhor não fica desiludido, quem segue Seus mandamentos não é abandonado e aquele que O invoca jamais será desprezado.

Isso é uma promessa de Deus. Não existe ninguém que tenha confiado no Senhor e permanecido em seus mandamentos, que tenha sido abandonado ou desprezado por Ele.

A Palavra termina dizendo: “Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação e protege todos os que o procuram com sinceridade.” O tempo da tribulação não é só um período de sofrimento, mas também pode ser um tempo de pecado, pois nós fazemos a escolha errada de murmurar porque nada dá certo e mesmo assim Deus nos perdoa.

Monsenhor Jonas Abib escreveu em um documento chamado “Projeto de Vida II” sobre a nossa conversão, dizendo que a mudança de uma pessoa não se dá pelo negativo e sim pelo positivo. Ele disse assim: “A pessoa, e qualquer pessoa, se restaura a partir do positivo, daquilo que ela é, a partir daquilo que Deus a fez. É a partir das qualidades, a partir das riquezas do seu ser. Para que a restauração aconteça é preciso conhecer as próprias qualidades, tomá-las, assumi-las, colocá-las em ação, é isso que muda e faz crescer. Para que a pessoa possa prosseguir e ir a fundo no seu caminho de cura, ela precisa prosseguir e ter avançado suficientemente no seu caminho de crescimento, é assim que se dá a restauração. A cura não se faz lançando no rosto da pessoa o próprio lixo, isso não restaura, isso só piora. Não se ajuda pessoa alguma a mudar falando por traz, derramando diante dos outros o seu lixo.”

Deus muda a pessoa a partir do positivo. “Vós que temeis o Senhor”, essa é a sua qualidade. Se você é temente a Ele, você vai mudar agora, não vai mais se desviar, será fiel e será luz, sempre a partir do positivo. A partir do santo temor a Deus você muda. “Falar, pensar e querer bem a todos”, como ensina nosso Pai Fundador, sempre a partir do positivo.

Que hoje você possa rever suas atitudes e se perguntar se você tem olhado para o seu irmão a partir das qualidades dele. Que você seja instrumento do positivo, veja a qualidade do outro e leve o bem, a partir daí a mudança acontece. Que Deus vos abençoe.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.