Sorrindo pra vida - 15/04/2014

Viva a Semana Santa como um verdadeiro cristão

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 15 de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 18-19,30.

“Nesta Sexta-Feira Santa, nós somos chamados a morrer com Jesus na cruz”, ressalta padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de hoje fala de tudo o que Jesus viveu por nós. Parece um Evangelho cansativo, mas narra a história do julgamento e da sentença de morte de Cristo.

Estamos na Semana Santa, um tempo muito importante para nós, pois se Jesus não tivesse ressuscitado, nós não estaríamos, aqui, neste momento. Essa é a certeza da nossa fé, que Ele está vivo e ressuscitado.

Vendo toda a Palavra, podemos falar mais sobre a Via-Sacra e suas estações. A primeira estação retrata o momento que Jesus foi condenado à morte. E o que Ele fez nessa hora? De onde Ele tirou forças para viver o sofrimento e o abandono, para cair e levantar-se, para continuar carregando o peso dos nossos pecados? Do amor. Ele encontrou forças no amor que tem por nós.

Quando você sofre por sofrer, de nada adianta seu sofrimento, pois ele é sem sentido. Quantas pessoas passam a Quaresma fazendo penitências, jejuns, mas sem oferecê-los! É um jejum que acaba virando apenas uma dieta.

É preciso achar um sentido para a sua intenção. Jesus encontrou um grande sentido para o sofrimento d’Ele. Na hora da morte, Ele se doou por nós, morreu para pagar os nossos pecados. Imagine a força que Ele fazia para se levantar todas as vezes que caía, no caminho, carregando a cruz? É a mesma força que um pai e mãe, muitas vezes, fazem, porque precisam manter sua família em pé.

Se você está sofrendo fisicamente ou emocionalmente, se está passando por uma enfermidade, uma decepção, uma traição ou por dívidas, ofereça tudo a Deus. Ofereça seu sofrimento pela conversão da sua família, dos pecadores, das almas do purgatório. Não viva um sofrimento estéril, que não gera vida. Não sofra sem motivos. Se você perder o objetivo, vai perder o foco; se perder o foco, não vai aguentar carregar a sua cruz.

A Palavra continua dizendo sobre Jesus carregando Sua cruz. Ela fala de quando Ele cai, pela primeira vez, e se encontra com sua mãe. Não é possível falar da Via-Sacra sem nos lembrarmos do Senhor, que teve o Seu olhar fitado pelo olhar de Sua Mãe, um olhar de força, de apoio.

Agora, Nossa Senhora está fazendo o mesmo com você. Sinta-se fitado pela Mãe, receba o olhar que diz: “Eu estou com você. Se você cair, levante-se e revigore as suas forças”.

Ao longo do caminho, um homem chamado Cirineu é chamado para ajudar o Senhor a carregar a cruz. Quantos “Cirineus” Deus não coloca em nossas vidas! Como é bonito ver que Ele olha e zela por nós, mandando pessoas para nos ajudar nesta caminhada! Nós não estamos sozinhos, o Senhor está ao nosso lado e manda muitos “Cirineus” para nos ajudar nas dificuldades da vida.

A caminhada continua. Verônica aparece para enxugar o rosto de Jesus; depois, Ele cai pela segunda vez e, em seguida, consola as mulheres piedosas. É o Senhor quem sofre e que carrega a cruz, mesmo assim, é Ele quem consola aquelas mulheres. É isso que Cristo faz por nós. Mesmo na dor, Ele nos dá o Seu amor. Mesmo que não tenhamos nada para dar em troca, Ele carrega a nossa cruz.

E eu não sei se você parou para pensar que quando você se sente traído, humilhado, abandonado, você se assemelha a Jesus. Nessa hora, você tem a opção de reclamar e fugir da sua cruz ou pode enfrentá-la assim como Ele. Poucos se decidem por sofrer como o Senhor, mas essa é a verdadeira vida. Ela não é fácil, mas vale a pena.

Nesta próxima Sexta-Feira Santa, somos chamados a morrer com Jesus na cruz. Que, neste dia, todos enterrem, no Calvário, os seus pecados, as suas dificuldades e os seus sofrimentos, para poder ressuscitar com o Senhor. Enterre o homem velho e tudo o que o afasta de Deus.

Mude e recomece a sua vida. Queira viver toda essa caminhada, morrer e ressuscitar com Cristo. Seja como Nossa Senhora, que, mesmo sofrendo por ver seu Filho sendo julgado, condenado e crucificado, não O abandonou.

Mude de vida, viva essa semana como um verdadeiro cristão. Este não é um feriado turístico, mas religioso. Viva o Tríduo Pascal, o momento mais importante do Ano Litúrgico. Seja seguidor de Cristo na alegria e na tristeza. Esteja com Ele também na hora da dor, porque, depois, vem a Ressurreição. Você que está sofrendo, saiba que, depois da cruz, há a Ressurreição. Vale a pena carregá-la!

Sim, o Senhor é o Senhor da vitória! Que, no domingo, você possa viver a alegria da Ressurreição, que vai mudar a sua história.

Peçamos: “Muda, Jesus, a nossa vida. Queremos Lhe pedir que essa semana seja profunda no Seu mistério. Visita-nos, Jesus.”

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.