Sorrindo pra vida - 25/09/2012

Viva a Palavra de Deus!

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 25 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Sabedoria 16,20-26.

“É a partir da Palavra do Senhor que o povo consegue matar a sede, a fome e experimenta a providência com o alimento diário”, ressalta Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, aqui o autor sagrado faz um comparativo entre duas situações. A Palavra fala sobre o povo do Egito diante das dez pragas que foram lançadas para libertar todo povo da escravidão, comparando-as com as bênçãos que o Senhor derramou sobre Seu povo no deserto.

Nesse trecho, ele compara o granizo de fogo que o Senhor enviou do céu sobre o povo do Egito com o maná, o alimento para saciar a fome de todos no deserto. “Assim, a criação, servindo a Ti, o Criador, redobra suas forças para atormentar os injustos e se abranda em benefício dos que confiam em Ti.”

Além de falar do castigo sobre o povo no Egito e o cuidado com o povo do deserto, o autor sagrado foca no principal: “E assim Teus filhos queridos aprenderam, Senhor, que não é a produção de frutos que alimenta as pessoas, mas a Tua Palavra, que sustenta os que creem em ti.”

Esse é o cuidado de Deus com Seu povo, mas tudo a partir de uma raiz que é a Palavra. É a partir dela que o povo consegue matar a sede, a fome e experimentar a providência com o alimento diário. O foco principal é a Palavra de Deus. Nós estamos no ‘Mês da Bíblia’ e esse tempo é muito favorável à Sua Palavra. Nós, missionários da Canção Nova, fomos presenteados com um tesouro: o livro “A Bíblia no meu dia a dia”, do fundador de nossa Comunidade, monsenhor Jonas Abib.

Esse livro foi feito para todo povo de Deus. Nele, monsenhor Jonas nos ensina o método do diário espiritual. Ele diz na página 20:

“Não vai bastar ter um conhecimento superficial da Bíblia, nem vai ser suficiente ter dela um conhecimento intelectual. Vai ser preciso que ela seja assimilada e se torne carne da nossa carne. Eu tenho pregado que, se a Palavra estiver assimilada desta maneira, nada nem ninguém conseguirá retirá-la de nós. Poderão até fazer lavagem cerebral, mas a Palavra estará guardada em uma dimensão bem mais profunda, estará gravada em nosso coração. Nenhum método de controle da mente poderá retirá-la ou atingi-la, porque ela não estará na mente, mas armazenada no que a Bíblia chama de coração. Ela estará guardada em nosso espírito e ninguém poderá roubá-la. Mas, veja bem, não é qualquer coisa que vai fazer com que a Palavra esteja gravada e assimilada desta forma. Vai ser preciso esforço e tenacidade.
Será necessário um treinamento. Mais do que fazer a cabeça, será um fazer o coração, e isso exige a graça de Deus. Esse método já provou que é capaz disso, é só usá-lo e colocá-lo em prática. Existem outros métodos e nós louvamos a Deus por todos eles. Não podemos, todavia, deixar de dizer que foi esse método do diário espiritual que nos formou. Que a Canção Nova e eu somos frutos dele. Não podemos deixar de passar aos outros o treinamento que recebemos. E para os meus filhos da Comunidade Canção Nova fica registrado: ‘Nesta hora é urgente retomar, com afinco, aquilo que foi a nossa origem. Nós que surgimos da Palavra trabalhada, por meio deste método, só poderemos sobreviver pela Palavra. Cabe a nós passar para outros essa arma, para que, por meio dela, eles possam viver e principalmente sobreviver.’”

Essa é a dica de monsenhor Jonas Abib para nós no dia de hoje. A Palavra tem de estar guardada em nosso coração, a Bíblia tem de fazer parte da nossa vida. O Catecismo da Igreja Católica fala no número 108: “O Catecismo não é a religião do livro, mas da Palavra de Deus. Essa Palavra não é escrita e muda, mas do Verbo Encarnado e Vivo.” É tempo de nos revermos e pensarmos se temos nos alimentado dela.

Faço uma pergunta a você que tem sofrido ou passado por alguma tribulação: “Você tem se sustentado pela Palavra de Deus?” Ela não pode ser somente uma Bíblia que enfeita a sala. Se ninguém a ler, não adiantará, pois não é isso que o Senhor quer. A proposta de Nossa Senhora, hoje, é para você colocar a Bíblia em destaque na sua vida.

Para terminar, quero convidá-lo a rezar o versículo 12, desse mesmo capítulo, com a certeza de que a Palavra nos cura: “De fato, não foi erva nem pomada que os curou, mas a tua Palavra, Senhor, que tudo cura!”

“Vamos pedir que o Senhor transforme nosso coração em um coração sedento. Que o nosso maná seja essa Palavra. É ela que movimenta as providências em nossas vidas. Vem Espírito Santo, queremos retomar a Sua Palavra em nossas vidas.”

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.