Sorrindo pra vida - 02/01/2013

Vença as dificuldades e tenha um encontro com Deus

Mensagem do padre Arlon, da comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2013.

Em virtude de problemas técnicos, hoje, excepcionalmente, não disponibilizaremos a versão PodCast do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 19, 1-10.

“Que essa seja sua meta: ir ao encontro de Deus.”, afirma Pe. Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O Evangelho de São Lucas narra a história de Zaqueu. Para entendê-la melhor: após Deus curar o cego, Jesus entra em Jericó. Imagine a multidão que o cerca na entrada da cidade! Um local rodeado por deserto, seca, sol e dureza. Jesus entra em Jericó e começa a passear por essa cidade.

Lucas faz questão de dizer que Zaqueu não era apenas publicano, mas chefe deles e muito rico. Zaqueu procurava saber como era o Senhor, o homem que toda Jericó comentava. Jesus onipotente, onisciente e onipresente coloca em Zarqueu o desejo de vê-Lo. É Cristo quem coloca em nós o desejo de buscá-Lo.

Ele não conseguia ver o Mestre, pois era baixinho. Imagine a agonia dele! No entanto, o Espírito Santo o inspirou e a sabedoria de Deus lhe deu uma ideia.

Zaqueu teve a ideia de subir em uma árvore, mas não qualquer uma; uma árvore que estivesse no caminho de Jesus, a fim de esperá-Lo passar por ali.

O Evangelho nos mostra a ansiedade de Zaqueu em ver Jesus. Ele estava como uma criança que quer brincar, por isso correu como uma alma desejosa de ver o Senhor.

Como está o seu desejo de ver Cristo nesse ano de 2013? Qual a graça o Espírito tem lhe inspirado para que você veja Jesus?

Ano Novo é vida nova, uma vida que você ainda não viveu. Cuidado! Não queira reformar a sua casa, a sua vida, os seus projetos. Novo é novo, por isso, neste novo ano, tenha propósitos e desejos novos como Zaqueu, o qual teve sentimento novo, pois ele queria ver quem era Jesus.

Lembra do Jesus oniciente, que sabia de tudo o que acontecia com Zarqueu? No seu interior, Cristo sabia que seria, naquele dia, o momento do encontro. Ele dizia a Zaqueu: “estou chegando”. É com essa mesma alegria que Jesus o recebe quando você entra na capela, quando pega a mão da sua esposa para rezar. Esse é o sentimento de Cristo quando você vai à Missa. Que belo esse sentimento de Jesus que nos espera, que nos ama!

Que essa seja sua meta: ir ao encontro de Deus. Quantas vezes você venceu o sono e o cansaço para rezar? Faça seu esforço para estar com Deus.

O Mestre chamou Zaqueu pelo nome. O que isso quer dizer? Que Jesus o conhecia, e Ele também nos conhece pelo nome.

Os fariseus não tinham entendido que Zaqueu já não era mais o mesmo que subiu na árvore. O homem que subiu era baixinho, muito rico, chefe dos publicanos, pecador. Já o que desceu teve um encontro pessoal com Jesus. Ele desceu da árvore um novo homem. É isso que Deus quer que você viva nesse início do ano de 2013.

A passagem bíblica fala em subir, o que significa subir no monte para encontrar-se com Deus. Zaqueu saiu da vida em que estava e subiu na árvore para encontrar-se com o Senhor. Talvez você não tenha vivido isso, então, suba no monte da sua paróquia, no seu estudo bíblico, suba no monte do seu quarto. Suba, nesse ano de 2013, e encontre-se com o Salvador. O que Zaqueu viveu, o Senhor quer que você viva nesse ano de 2013.

Jesus foi além, pois a conversão do chefe dos publicanos fez com que a família dele toda fosse tocada por Deus. Ele nos chama a fazer essa experiência. Queira, deseje-a! Acredite que você pode ser um homem novo, que sua família pode se transformar. Acredite e queira levar todo mundo para cima da arvore: sua mãe, seus amigos, seus sobrinhos… Não seja indiferente. Mas, primeiro, faça sua experiência com Cristo.

Nós só procuramos por aquilo que perdemos! Nós procuramos algo que está perdido, mas que existe. Jesus nos procura, porque nos todos pertencemos a Ele, todos nós somos filhos de Deus. Jesus o está procurando, meu irmão, olhando para cima. Onde está você? O Senhor o procura na sua história, a sua família para que, neste ano, você suba velho e desça não reformado, mas novo!

Que, neste início de ano, você se sinta profundamente amado por Deus! Estou pedindo que todas as famílias sejam visitadas pela Sua graça, meu Deus.

Padre Arlon

Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.