Sorrindo pra vida - 21/05/2013

Vamos ser pessoas do bem

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 21 de maio de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 27, 3-10.

“Todo aquele que se diz irmão, tem que ser solidário”, ressalta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, nós estamos diante de uma das passagens mais tristes da Sagrada Escritura. Não estamos lendo-a para ter tristeza no coração, mas sim para sermos levados a uma reflexão.

Judas foi um homem que caminhou com o Mestre e viveu dia a dia com Ele. Mesmo estando perto do Senhor, Judas foi combinar a traição contra Ele. Por causa de 30 moedas, o apóstolo achou um modo de entregar Jesus e O traiu.

Na Passagem de hoje, Mateus nos conta que, depois que levaram o Senhor, Judas arrependeu-se. Nessa hora, ele cometeu um grande erro, pois em vez de decidir fazer como João e ir atrás do Senhor, ele foi atrás dos sacerdotes e disse: “Pequei, entregando à morte sangue inocente”, esperando a boa vontade daqueles homens, mas eles responderam: “E o que temos nós com isso? O problema é seu.”

Talvez, hoje, você esteja com essa palavra no coração. Diante da tribulação que você está vivendo, ao procurar ajuda, alguém lhe disse: “O problema é seu”. Como dói escutar isso, como é ruim olhar em volta e não ver ninguém para ajudá-lo!

Ao ouvir isso, Judas jogou as moedas no santuário, saiu e enforcou-se. Quantas pessoas, hoje, em vez de ir atrás do Mestre e de Sua misericórdia, vão atrás de pessoas e soluções erradas? Quando se arrependem, escutam: “O problema é seu, não tenho nada com isso”. Muitos até perdem suas vidas por ouvirem isso.

Se Judas tivesse ido atrás do Senhor, tudo seria diferente. Jesus é bom e misericordioso; e, diante dos seus problemas, Ele diz: “O problema não é só seu, o problema é nosso”. Você pode abrir o seu coração para Ele, com a certeza de que você não ficará sozinho.

O Catecismo da Igreja Católica, no número 1939, diz sobre o princípio da solidariedade, dizendo que ser solidário é ser do bem. “O princípio da solidariedade, enunciado ainda sob o nome de ‘amizade’ ou ‘caridade social’, é uma exigência direta da fraternidade humana e cristã.”

A Igreja é formada por gente de bem, que ajuda e pensa no outro. Como é bom ir a um lugar e ver que não está sozinho!

Qual é o bem que você pode fazer a alguém no dia hoje? Olhe para as pessoas que sofrem e ajude-as. A sociedade está muito egoísta, cada um só se preocupa com seu problema.

Há mais alegria em dar do que em receber. Saia de si. O Espírito Santo lhe foi dado para que você seja testemunha do bem e leve alegria e esperança por onde for. Divida o seu abraço, a sua atenção, seu aperto de mão. Aprenda a ajudar o próximo.

O mundo quer lhe mostrar que você não presta e que está sozinho com seus problemas, mas você tem um Senhor que lhe diz: “O problema é meu também. Eu cuido de você. Levante-se desse marasmo”.

Ajude as pessoas com o que você puder, seja com moedas, roupas, um auxílio em orfanatos e asilos. Leve alegria à vida dessas pessoas que estão abandonadas. Todo aquele que se diz ‘irmão’ tem de ser solidário.

Vamos ser pessoas do bem. Que o Espírito Santo arranque do nosso coração todo egoísmo, toda indiferença que diz: “O problema é seu”.

Se você precisa de ajuda, busque-a no lugar certo, vá para Jesus, é na Igreja que você acha a solução. Pode não ser fácil, mas é lá que você vai encontrar paz para sua alma.

Infelizmente, Judas foi buscar ajuda onde não devia, escutou “o problema é seu” e se matou. Essa não é a sua história! Se até hoje você escutou isso, em nome de Jesus, o Senhor o visita e lhe diz: “O problema é nosso, Eu cuido de você e da sua vida. Você não está sozinho.”

Que todo egoísmo e toda indiferença sejam arrancados de nós. Vamos ser pessoas do bem.

Nós somos a Igreja do bem e do serviço, temos de ir onde o mal prevalece para levar o bem, a verdade e a vida.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.