Sorrindo pra Vida - 02/04/2012

Uma palavra inspirada por Deus tem poder de salvação

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 2 de abril de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no I Tessalonicenses 5, 19-24.

“Temos que retomar nos nossos dias a arte de aprender a nos aconselhar. Há pessoas que padecem e não pedem ajuda”, ressalta Márcio Mendes
Foto: Maria Andrea

Não abafemos a presença de Deus em nosso coração, não entristeçamos o Espírito Santo. Toda vez que um filho toma um rumo que o leva à destruição, isso entristece o seu pai, quanto mais o Pai do Céu, pois o que o pai mais deseja é ver o filho realizado. A alegria de Deus é que estejamos bem e alegres, e quando algo nos prejudica isso também O afeta.

Deus Pai se entristece ao ver que estamos tristes. Quando a Palavra de Deus fala “não apagueis o Espírito” (cf. I Ts 5,19), quer dizer: não entristeçamos o Espírito, não nos desviemos para um caminho de desgraça, pecado e mal, porque este mal vai se voltar contra nós. “Não desprezeis os dons de profecia” (cf. I Ts 5,20), dons por meio dos quais o Senhor nos orienta. A profecia é para exortar, consolar e edificar; desprezá-la é abrir mão do consolo que vem de Deus e não se deixar consolar e exortar pelo Espírito Santo.

A exortação é uma correção, e qual pai não corrige o filho a fim de que este colha bons frutos? Apagar o Espírito Santo e desprezar a profecia é rejeitar toda e qualquer correção, é não aceitar que Deus nos coloca no caminho da verdade, do acerto, da felicidade. É desprezar o crescimento, pois uma pessoa que não acolhe no seu coração uma palavra profética, e toda palavra vinda de Deus é profética, não cresce espiritualmente.

Deus quer que cresçamos espiritualmente, por isso, hoje, o Senhor nos diz, por intermédio dessa passagem bíblica, que não desprezemos a palavra que nos faz crescer, pois precisamos aprender a examinar tudo para ficar somente com o que é bom. Examinemos as palavras, os acontecimentos, os fatos e vejamos o que nos consola e nos reconduz ao caminho certo. Não desprezemos nada disso.

Examinemos todas as coisas a fim de ficar com o que é bom e para encontrar a sabedoria. E se for preciso, busquemos ajuda de alguém, que, inspirado por Deus, possa nos auxiliar no caminho da busca da verdade, da correção e da palavra que edifica. Tudo na nossa vida vai sendo feito pela palavra, sejam palavras dos pais, irmãos, amigos, professores que, na hora da dor, nos consolaram. Uma palavra, sendo inspirada por Deus, e chegando a nós no momento propício, tem o poder de nos tirar do caminho de morte e destruição e nos levar à salvação.

Por trás de toda iniciativa e ação existe uma palavra que dá ânimo. E a mensagem de Deus para nós hoje é que devemos examinar tudo para encontrarmos a inspiração e ficar apenas com o que é bom e nos afastar de todo o mal. O Senhor nos diz que precisamos descobrir a palavra verdadeira e pensar antes de agir a fim de sabermos qual é a inspiração a animar aquela atitude.

Uma palavra verdadeira, inspirada por Deus, pode vir pela boca de alguém. Temos que retomar nos nossos dias a arte de aprender a nos aconselhar, porque isso também se aprende. Há pessoas que padecem e não pedem ajuda. O fato de serem duas pessoas a pensar sobre um assunto já diminui a dor da solidão, abre-se uma porta e uma saída é iluminada.

Quando examinamos uma situação ou buscamos uma inspiração, guiados pela luz do Espírito Santo, Deus nos dá a clareza do que devemos fazer.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.