SORRINDO PRA VIDA - 22/07/2015

Um olhar de amor por nós

Nesta quarta-feira, 22 de julho, padre José Francisco da Silva participou do programa “Sorrindo pra Vida” e meditou sobre os desânimos do dia a dia, com o exemplo de Maria Madalena, que se desesperou ao encontrar o túmulo vazio.

A Palavra meditada hoje está em São João 20,1-2.11-18

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: ‘Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram’.

Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’ Ela respondeu: ‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram’. Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus em pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: ‘Mulher, por que choras? Quem procuras?’. Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: ‘Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo’. Então, Jesus falou: ‘Maria!’. Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabûni!’ (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: ‘Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’.” 

padre francisco_sorrindo pra vida

“O olhar de Jesus nos transforma, porque é um olhar de amor”. padre Francisco / Foto: Wesley Almeida – cancaonova.com

Maria Madalena era muito conhecida no local em que vivia; ela era uma mulher que desejava o amor em todos os lugares, nas coisas simples. Maria vivia sua vida normalmente, mas não se sentia amada. Um dia, ouviu falar de Jesus, um Homem que realizava milagres e curas, que proclamava a palavra e anunciava a Boa Nova por onde passava. Maria Madalena se encheu de vontade de conhecê-Lo.

Mesmo antes de Maria Madalena conhecer Jesus, Ele também queria conhecê-la, pois é assim que acontece, é Deus que vem ao encontro do homem e, por meio desse encontro, a mudança acontece. Assim aconteceu com Maria Madalena: Ele olhou para ela e ela sentiu o amor verdadeiro. Então, sua vida mudou.

O olhar do Senhor muda nossa vida, transforma-a. Jesus não tem um olhar de condenação sobre nós, mas de escolha, de Pai e Filho. Maria Madalena, após ver a mudança acontecer na sua vida, acompanhou Jesus até o dia em que aconteceu Sua crucifixão. Ela passou a viver na tristeza, na depressão e no fracasso, imaginando que voltaria à sua vida antiga, sem amor. A vida dela não tinha sentido sem Aquele que a amava e orientava.

Em sua angústia, Maria Madalena foi ao túmulo do Senhor e o encontrou vazio. No momento de desespero, não via o que havia acontecido, o milagre de Jesus ressuscitado. E assim acontece muitas vezes em nosso dia a dia: por desespero, não enxergamos os detalhes e nos esquecemos de que é por meio deles que o Senhor se manifesta.

A quem você está procurando? Um Deus vivo ou um Deus morto? Qual sua experiência com Ele? O que precisamos saber é que o desespero não vem de Deus, o Cristão tem de ser esse homem de esperança, que crê, acredita que, apesar dos momentos de desânimo, há um Deus que nos guia, que prepara o melhor para nós nos detalhes.

Padre José Francisco da Silva
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Letícia Paiva

bota_clube_300_100