Sorrindo pra Vida - 13/04/2012

Um grama de prudência vale mais do que uma tonelada de esperteza

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 13 de abril de 2012.

Em virtude de problemas técnicos, hoje, excepcionalmente, não disponibilizaremos a versão PodCast do “Sorrindo pra Vida”.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Eclesiástico 19,18-27

“Toda sabedoria é temor de Deus”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Toda sabedoria é temor de Deus e, quando uma pessoa O teme, é porque ela tem astúcia, tem uma esperteza eficiente, e, por meio dessa “esperteza eficiente”, ela consegue tudo aquilo que deseja sem se preocupar com quem ou o que esteja pela frente.

A sabedoria da vida está guardada a quem teme o Senhor de forma respeitosa. É como um filho que ama e respeita tanto os pais, que teme fazer algo que os magoe. Este temor é como se fosse um medo que temos de fazer mal a alguém que amamos.
Assim somos nós em relação a Deus, pois, vivendo sob a Sua direção e sabedoria, temos a oportunidade de enxergar e desfrutar a vida de uma maneira diferente, com gosto de vivê-la.

Aquilo que não é sabedoria é ciência da maldade, é termos “esperteza” para conhecer o mal, usando-o contra o ser humano para benefício próprio. Neste mal, o senhor não está presente.
Deus é vida, amor e misericórdia. Se, por uma escolha do ser humano, a morte entrou no mundo, esse Deus veio para trazer de volta a vida.

Muitas pessoas se perguntam: “Se Deus é tão bom, por que Ele permite o mal? Pai nenhum quer o mal a seu filho, mas cada um opta pelo seu caminho. Deus não permite o maldade, Ele não deu a ninguém a licença para cometê-la. Isso aconteceu independente da vontade do Pai, pois o homem tem liberdade para fazer suas escolhas e, um dia, todos prestarão contas de tudo que fizeram em vida.

Não se deixe levar pelo pecado. Você, que é de Deus, não se deixe influenciar por essa esperteza que, aos nossos olhos, muitas vezes, é como uma fruta linda e deliciosa, mas que envenena e mata.

Na vida encontramos muitas pessoas que se promovem a qualquer custo, são capazes de enganar, fazerem-se de vítimas para conseguir seus objetivos. Não podemos nos enganar com elas. Nessas situações, não devemos reagir, temos de ser coerentes e seguir fazendo o bem, nos protegendo do mal que possa nos atingir.

Quem vive a vida como um ringue de espertezas a qualquer custo para obter sucesso, engana-se quando pensa que isso trará realização e felicidade. O sucesso é uma coisa externa e a realização é uma coisa que vem do coração. Às vezes, é preferível ter pouco e ser realizado – feliz ao ponto de não querer nada em troca -, do que ter sucesso e não ter felicidade nenhuma na vida. Quem tem pouco e é feliz é uma pessoa sábia, pois sabe, realmente, do que precisa para viver em Deus. Em muitos casos, é melhor que uma pessoa tenha pouca sabedoria e preparo, mas possua o coração junto ao Senhor, do que as pessoas cultas e sábias que transgridem Sua lei e a lei da vida.

Nesta manhã, Deus nos pede atenção. Abra seus olhos diante do pecado e das pessoas que o praticam. Não se arrisque em situações incertas. Um homem inteligente não joga com probabilidades.
Busque sua luz em Deus. Quem O respeita será iluminado e terá sabedoria para seguir sua vida.

Um grama de prudência vale mais do que uma tonelada de esperteza. A prudência traz alegria ao coração, a esperteza nem sempre faz o mesmo; ao contrário, ela traz a tristeza quando se opõe ao temor divino. É melhor caminhar seguro do que perseguir o aplauso dos outros.

Vamos rezar e pedir sabedoria àquelas pessoas que estão à nossa volta (pais e avós), sabedoria aos nossos padres, bispos e governantes.

Derrame sobre nós, pela força do Espírito Santo, a graça de uma sabedoria que traz alegria. Renove, Senhor, o coração do ser humano, tire de nós o egoísmo, ajude-nos a vencer as pendências egoístas que buscam uma vida de facilidades. A nossa vida, Senhor, não é descartável. Deus nos fez para uma vida plena.

Nesta sociedade do descartável, dê-nos a graça de viver no Seu Espírito Santo que é perene, que não passa. Derrame sobre nós o Seu Espírito, Senhor, encha-nos com Sua graça.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.