Sorrindo pra vida - 13/05/2014

Um coração que exulta de alegria

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 13 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 1,47-55.

“Nesta manhã, eu o convido a exultar a Deus”, convida padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Peçamos a Maria Santíssima que visite nossa casa, nossos problemas, nossas enfermidades. Peçamos que o doce olhar da Virgem de Fátima, que apareceu àqueles Três Pastorinhos, alcance-nos nesta manhã.

“Queremos nos entregar à Senhora, nesta manhã, oh Mãezinha. Que nosso coração, hoje, também possa dizer: ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra’. Eis aqui os servos do Senhor, faça-se em nós o Seu querer, e que essas palavras penetrem o profundo do nosso coração. Interceda por nós, junto ao Seu Filho, para que Ele venha ao nosso encontro. Renovamos à Senhora a nossa consagração.”

Para falar de Nossa Senhora, precisamos nos recordar dos pais dela. São Joaquim e Sant’Ana são celebrados no dia 26 de julho, Dia dos Avós. Para entendermos a história dos pais de Maria, precisamos saber que eles não podiam ter filhos, pois Ana era considerada estéril. São Joaquim era um homem muito rico. Quando foi ao templo fazer sua contribuição, foi repreendido, pois as pessoas o consideravam alguém não abençoado, já que não tinha filhos. Joaquim, então, vai para o deserto orar com o propósito de ficar lá até que o Senhor o escutasse, e Deus escutou suas preces. São Joaquim recebeu a visita do anjo do Senhor, o mesmo anjo que visitou Ana e comunicou-lhe que Deus havia ouvido suas preces e ela iria conceber um filho. Ana, naquele momento, consagrou seu filho no Templo de Deus. A história narra que, dos três aos 12 anos, Maria viveu no templo, consagrada a Deus, perto das coisas do Senhor.

Quando ouvimos a expressão “eis aqui a serva do Senhor” – diálogo entre Maria e o anjo –, vemos a primeira parte da oração da Ave-Maria. Na visita à sua prima Isabel, ninguém sabia que Maria estava grávida, mas o Espírito Santo revelou ao coração de Santa Isabel e ela disse as palavras: “Bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre. Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. Naquele momento, Maria entoou sua exaltação: “Minha alma engrandece o Senhor”.

Ela exultou a Deus por tudo o que havia vivido até aquele momento. Em nossa vida, há anjos, pessoas que nos são enviadas por Deus. Esses anjos podem ser seu pai, sua mãe, um amigo de trabalho. Nesta manhã, eu o convido a exultar a Deus por sua mãe, por seu pai, pelos seus familiares e por aqueles que o levam a estar próximo de Deus.

Por quem exultamos de alegria no dia de hoje? Devemos exultar de alegria. Você, filho de pais separados, também exulte de alegria. Aqueles que perderam seu pai, sua mãe, ainda muito cedo, mesmo assim, exultem de alegria. Todos nós temos motivos para nos alegrar.

Hoje, Maria visita nossa alegria. Que nosso coração se assemelhe ao coração dela, que é exultante, cheio de alegria e gratidão. Que Nossa Senhora interceda por nós, a fim de entoarmos um canto novo.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva