Sorrindo pra vida - 26/09/2013

Tudo contribui para o bem daqueles que amam Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 26 de setembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em II Timóteo 3,14-17:
“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.”

“Tudo que o Pai faz na sua vida é para o seu bem”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto d’Ele.” Absolutamente, todas as coisas, sem nenhuma exceção, contribuem para o bem de quem ama o Senhor.

Se você tem a disposição de amar Deus, mesmo na sua fraqueza e na sua maneira imperfeita de amar, tudo contribuirá para o seu bem, mesmo que você esteja vivendo coisas que não entende.

Essa afirmação é um conforto para os que acreditam nessa Palavra. Para que o seu coração encontre alívio, descanso, força, segurança e a firmeza de que tanto necessita, você precisa confiar que essa Palavra é uma verdade.

Quando deixamos o nosso coração ser visitado pela força poderosa da Palavra de Deus, ela nos transforma. Mas para que isso aconteça, precisamos mudar a nossa mentalidade, pois é ela que determina a maneira como vamos agir. E o que muda a nossa mentalidade é a Palavra.

Se você quer encontrar repouso em Deus, precisa se convencer de que essa Palavra é uma realidade. Se você entende que ela é verdadeira e a coloca em prática, experimenta os frutos que ela promete. Você não ficará decepcionado, pois ela é verdadeira até o fim e o bem que ela garante é eficaz.

Essa afirmação de São Paulo não fala de algumas coisas, mas de tudo da sua vida. Das coisas mais insignificantes até as mais marcantes. Tudo coopera para o seu bem quando você ama o Senhor e coopera agora, nesse momento.

É comum, diante dessas situações, muitos não entenderem o que o Senhor está fazendo e os caminhos que Ele está direcionando cada um, mas a Palavra de Deus, que tem uma visão muito mais ampla do que a nossa, afirma que o Senhor é justo em todos os caminhos e santo em todas as obras.

Você pode ficar em paz, porque Deus é justo em todos os seus caminhos. Na medida certa das suas forças, Ele o leva por caminhos que você é capaz de suportar.

E quando fala que o Senhor é santo, quer dizer que Ele não faz nada sem amor, nada que possa lhe fazer mal ou lhe trazer infelicidade. Ele não deseja mal a ninguém, muito menos os filhos que O amam. Tudo o que vem d’Ele é bom, tenha essa certeza no seu coração.

“Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus.” Quando aumentamos nossa visão, pela fé, e vemos que as coisas que acontecem na nossa vida são para um bem maior, conseguimos nos aproximar da beleza que Ele está realizando.

A Palavra de hoje é para nós uma lição de fé. Por meio dela, o Senhor está nos dizendo: “Filho, você pode não compreender, agora, o que Eu estou fazendo na sua vida, mas, um dia, você compreenderá.”

Tudo que o Pai faz na sua vida é para o seu bem. Ele o conhece desde sempre e o predestinou a ser tal como Jesus Cristo, um filho Seu, para que o mesmo Espírito Santo, que operou maravilhas em Jesus, estivesse com você.

Cristo veio à sua frente para salvá-lo. Ele é o Filho de Deus por excelência, o primeiro na multidão de muitos irmãos, mas o Senhor chamou a todos para também serem Seus filhos. “E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.”

Ao ler essa Palavra, muitos podem achar que Deus escolheu uns para o céu e outros para o inferno. Mas não, Deus chamou todos para serem como Jesus. Aqueles que aceitaram, foram, por Ele, justificados e purificados.

O Pai não força ninguém a aceitar o Seu chamado, mas se você aceita, na mesma hora você é justificado em Jesus Cristo e glorificado com a Sua vitória. Aquele que ouve a Deus e O atende, recebe a vitória.

Hoje, Jesus o chama. Não endureça o seu coração, estenda a sua mão e busque-O pela oração, isso pode mudar tudo na sua vida. Você quer encontrá-Lo? Responda a Ele orando nesse momento e diga: “Eu quero!”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.