Sorrindo pra Vida - 03/04/2012

Três lições cristãs para vivermos bem a Semana Santa

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 3 de abril de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em João 12,1-11.

“O caminho que nós cristãos fazemos é o caminho do calvário, pois, muitas vezes, seremos incompreendidos, perseguidos, difamados, caluniados”, afirma Alexandre Oliveira
Foto: Wesley Almeida

A passagem bíblica meditada hoje é o Evangelho da Santa Missa de ontem. E nos dá a tônica de como podemos, devemos e precisamos viver a Semana Santa. Também está voltada à família cristã e a todos os cristãos. Há três lições para a família cristã contidas nesta passagem bíblica.

O Evangelho da Missa de hoje nos fala que Jesus estava com os discípulos à mesa, também nos mostra que o Senhor ficou profundamente comovido, e interiormente perturbado. Amanhã, o Evangelho será o diálogo entre Judas e os fariseus e sumos sacerdotes.

Entretanto, também vemos que Jesus estava vivendo um momento de refrigério por estar com a família de Lázaro. Com essa família tomamos conhecimento da primeira lição: foi oferecido um jantar para acolher o Senhor, ou seja, abriram-se as portas da casa para recebê-Lo. Logo, a acolhida é a nossa primeira atitude, devemos abrir as portas da casa e do coração para Jesus. Mesmo diante de todo sofrimento do Senhor, uma família O consola e acolhe.

Nesse jantar, Jesus é consolado, acolhido e amado por aquela família cristã. A segunda lição da família cristã é vista por intermédio da atitude de Maria, que ungiu os pés do Mestre, ou seja, nesse momento vemos a adoração. Não basta apenas acolher Jesus, é preciso adorá-Lo. É preciso nos dispormos a servir ao Senhor e nos dobrar diante d’Ele.

Uma família que adora a Deus é uma família edificada no Senhor. Essa segunda lição decorre da atitude de Judas que sugere a venda do perfume utilizado por Maria para lavar os pés de Cristo, ou seja, muitas vezes, ouvimos que estamos desperdiçando nosso tempo quando colocamos nossa vida a serviço de Deus, da evangelização. Algumas pessoas nos dizem que estamos perdendo tempo ao adorarmos o Senhor e nos questionam, somos incompreendidos e mal entendidos.

Nesta semana somos convidados a acolher e a adorar ao Senhor. Se o mundo nos ridiculariza, não devemos dar ouvidos a isso. Por fim, a terceira lição é vista com Lázaro, que se torna um testemunho vivo, tendo em vista que muitas pessoas foram a Betânia não somente para ver Jesus, mas também por causa dele.

O caminho que nós cristãos fazemos é o caminho do calvário, pois, muitas vezes, seremos incompreendidos, perseguidos, difamados, caluniados; mas essa é a via para alcançarmos a vida eterna. Caminhamos para a cruz, mas com a certeza de que não estamos sozinhos, Nosso Senhor Jesus Cristo está ao nosso lado, e é Ele quem nos garante a ressurreição. Deixemos de sofrer pelas críticas, simplesmente porque demonstramos o nosso amor pelo Senhor!

Se para o mundo é desperdício dispor a vida a serviço do Senhor, para o cristão essa atitude é um investimento para a vida eterna.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.