Sorrindo pra Vida - 10/02/2010

Todos nós sabemos fazer o bem

Mensagem de Wellington Silva Jardim (Eto) no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus no Tiago 4,6-17.

Paula Guimarães e Wellington Silva Jardim (Eto)
Foto: Wesley Almeida

“Deus, porém, dá uma graça ainda mais abundante. Por isso, ele diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34). Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós”. Como o mundo hoje se baseia na soberba! As pessoas dizem: “Eu faço, eu sou” e não mais “Nós fazemos, nós somos”. Todos nós temos o pecado da soberba. Afinal, quem não gosta de um aplauso? É preciso reconhecer que, sem Deus, eu sou nada! Que força nós temos para resistir ao demônio? Sem Deus não temos força alguma! Se não obedecermos ao Senhor, se não nos submetermos à Sua Palavra, não conseguiremos resistir. Saiba que tudo (sem exceção) que fazemos sem que antes o entreguemos à vontade de Deus, corre o risco de não ser abençoado por Ele.

“Aproximai-vos de Deus, e Ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó homens de dupla atitude”. Quem tem que dar o passo em direção a Deus? Eu! Quando você se decide a dar o primeiro passo e ser do Senhor, Ele vem ao seu encontro. Há uma enorme diferença entre o meu querer e o querer de Deus. Portanto, é preciso dar o primeiro passo em direção ao cumprimento da Sua vontade.

Quantos pecados nós começamos exatamente pelo uso das mãos? E hoje o Senhor pede que lavemos as mãos e purifiquemos o nosso coração. É preciso entregar a vida a Ele, pois por nós mesmos não conseguimos nos libertar de nossas fraquezas e dos pecados enraizados em nosso coração. Dê os passos para uma intimidade com Deus, sabendo que você pode encontrá-Lo até mesmo na derrota, na tristeza, mas jamais você vai encontrar ao Senhor no pecado.

“Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará”. Enquanto estivermos com o coração endurecido, cheio de mágoas, viveremos sempre neste terrível sofrimento. A primeira coisa a ser feita no encontro com Deus Pai é abandonar tudo o que temos. Largar tudo o que temos e entregar nas mãos d’Ele.

“Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmão, ou o julga, fala mal da lei e julga a lei. E se julgas a lei, já não és observador da lei, mas seu juiz. Não há mais que um legislador e um juiz: aquele que pode salvar e perder. Mas quem és tu, que julgas o teu próximo?” O Senhor fala para evitarmos as tais fofocas! Saibamos que quem julga é Deus! Precisamos cultivar em nosso interior esta cultura de que quem faz tudo é o Senhor. Quem somos nós então para julgar? A Palavra de Deus nos orienta a procurarmos o irmão, para vivermos a correção fraterna e não destruí-lo com nosso julgamento. Pois quem julga é Deus. Somente Ele. O Senhor não admite que falemos mal do nosso irmão. Nós não temos o direito de julgar o próximo.

“Agora dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, ficaremos ali um ano, comerciaremos e tiraremos o nosso lucro. E, entretanto, não sabeis o que acontecerá amanhã! Pois que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um instante e depois se desvanece”.

Nós planejamos tudo em nossa vida antecipadamente. Mas, por acaso, perguntamos a Deus primeiro se isso ou aquilo é da vontade d’Ele? É preciso perguntar todos os dias: “Senhor, o que eu devo fazer?” E se Ele demora a nos responder é porque o tempo d’Ele não é o nosso tempo!

“Em vez de dizerdes: Se Deus quiser, viveremos e faremos esta ou aquela coisa. Mas agora vós vos jactais das vossas presunções. Toda jactância desse gênero é viciosa. Aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca”. Não adianta querer ostentar algo que você não é. Toda arrogância é um mal. Deus está nos deixando uma mensagem muito séria: todos nós sabemos fazer o bem. Temos que ser do bem! Homens e mulheres do bem! O inimigo quer que deixemos o irmão pecar enquanto ficamos indiferentes. Precisamos ser transparentes e sinceros com o próximo. Não dizer a ele aquilo que nós queremos, mas o que Deus quer falar àquela pessoa.

Assuma hoje: sem Deus eu sou nada. E eu quero dar o meu primeiro passo em direção a Jesus, pois Ele é o meu Senhor, o meu Deus, o meu tudo.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Blog do Eto

.: Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: Gente de Fé

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone