Sorrindo pra Vida - 19/09/2012

Tire o medo do seu coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 19 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 12,4-8.

“Não tenha medo, você não está abandonado”, ressalta Márcio
Foto: Maria Andrea

“A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada”, porque os nossos receios repousam aqui. O grande medo que nós temos e que alimenta todos os outros, é o da morte.

A infelicidade está intimamente ligada ao medo que temos de ver a vida passar e nada satisfatório, importante ou diferente acontecer. Ela está relacionada ao temor que temos do que pode acontecer no dia de amanhã, de perder as coisas ou as pessoas, de sofrer. A insegurança nos acompanha em várias situações.

Jesus vai à raiz de todo medo e diz: “Não temas a morte ou as pessoas que possam lhe fazer mal. Tema o único que pode lhe afetar depois da morte e lançar-lhe ao inferno: Deus.”

Depois da morte do nosso corpo, a nossa vida está nas mãos do Senhor, por isso Ele nos diz para não termos medo, mas nós, pessimistas, podemos até dizer: “Mas a Palavra fala que Ele tem o poder de nos lançar ao inferno”. O Pai tem esse poder, mas entre poder e querer há uma grande diferença.

Se Ele quisesse mesmo lançar um de nós ao inferno, não nos enviaria Seu Filho amado. Jesus diz: “Não tenhais medo, porque as pessoas pouco podem contra você. Tema a Deus.” Temer a Ele não é ter medo d’Ele, mas respeitá-lo.

Jesus continua dizendo: “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus”. Se o Senhor não deixa de cuidar de pássaros, você acha que Ele vai se esquecer de você, que vale muito mais do que muitos pardais?

Não tenha medo, você não está abandonado. Até os cabelos de sua cabeça estão contados. Mas, mesmo sob a proteção de Deus você precisa fazer a sua parte e tentar trabalhar o que lhe aflige. Se você para no medo, não é preciso ninguém vir lhe matar, porque o medo vai minando a sua vida até o fim.

Tire o medo do seu coração, não vale a pena se preocupar com ele. O Deus que o criou cuida de você, Ele ama você. Em vez de se deixar guiar pelo temor, enfrente-o. Ele nada mais é do que uma reação ao que você não quer que aconteça.

No livro de Jó 3,25-26, vemos isso; parece até um retrato do que estamos vivendo. O medo nos faz ter a sensação de que tudo que nos apavora vai nos atingir. Mas, na verdade, somos nós que caminhamos em direção a esse mal, de tanto que pensamos nele.

O pavor perturba o coração e a vida da pessoa. Ele paralisa ao ponto de a pessoa não reagir às situações por medo. O que não percebemos é que a maior parte dos nossos temores jamais acontecem, são mentiras que parecem verdades. Por isso, Jesus diz para não termos medo, porque Ele veio para destruir as obras do maligno. E como é que o inimigo mina a nossa vida? Por meio das mentiras, fazendo com que fiquemos angustiados, acuados, fechados em nós mesmos sem aproveitar a vida.

Não fique pensando naquilo que você não quer que lhe aconteça, porque você acaba se maltratando. Pense em coisas boas, no que você quer que se realize independente do resultado. Encha seu coração do que você quer que aconteça e corra atrás. Se você escolhe o bem e faz com o coração, Deus vai guiá-lo. Se não for da Sua vontade, o Espírito Santo o leva para o caminho certo.

Deus conta com você para salvar a sua vida, no mínimo do seu querer. Se você mira em coisas boas, você vai em direção a elas. Quem passa o dia olhando para os próprios medos, entra neles. O que você quer cultivar no coração no dia de hoje?

Não tenha medo das pessoas, pense positivo. Nenhum poder humano pode causar um mal real. Cuide do que pode matar a sua alma e do que possa afastá-lo do Senhor. O medo mata a alma e faz perder a confiança n’Ele.

Deus não se esquece nunca de você. Mostre aos outros que você acredita na existência divina. Não seja pessimista, tire o medo do seu coração, porque a vida só é boa quando se vive sem medo.

Ouça o que Jesus diz a você e acolha essa ordem em seu coração. Renuncie a esse medo que destrói a sua vida. O Senhor cuida de você.

“Senhor, nós Lhe pedimos a graça de sermos libertos de todo o medo. Que essa Palavra entre em nosso coração. Dá-nos a graça desse medo desaparecer, pois não queremos viver amedrontados. Afasta do nosso caminho tudo que possa nos afastar de Ti. Bendito seja o Teu nome, Senhor. Glórias damos a Ti por essa Palavra!”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.