Sorrindo pra Vida - 09/03/2012

Tire do seu coração todo desejo de ir à desforra

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 9 de março de 2012.

Ouça a reflexão da Palavra de Deus no programa “Sorrindo pra Vida” de hoje

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 6,1-5.

“A inimizade termina com uma palavra boa”, ensina Márcio Mendes
Foto: Maria Andrea

Olha que belo conselho nos dá a Palavra de Deus nos dia de hoje. Estamos no tempo da Quaresma. E, neste tempo, a nossa purificação não é “para” Deus, mas sim “por” Deus e “para” o nosso irmão. É sempre em favor dos nossos irmãos a nossa conversão.

Portanto, este é um tempo propício para revermos os nossos relacionamentos. Muitas vezes, ao nos relacionarmos, vivemos mostrando aos outros o nosso “outro lado”, ou seja, quando as pessoas nos aborrecem dizemos assim: “Mas se fizerem isto comigo, eu vou mostrar o meu outro lado!”

Mas que “outro lado” é este? Não seria este nosso lado obscuro exatamente aquele que devemos voltar para Deus? Tem muita gente que não experimenta os benefícios de Deus exatamente pelo fato de não permitir que Deus ilumine esse lado obscuro que não revelamos a ninguém.

Quando temos uma face oculta que nunca apresentamos a Deus, com certeza esta face obscura nos leva a inúmeras doenças. Aquilo que escondemos de Deus precisa ser iluminado por inteiro pela luz do Alto. Conversão é deixar-se iluminar por inteiro pela luz de Deus.

Não podemos ter este “outro lado” obscuro, macabro, monstruoso. Precisamos nos livrar desta face maligna. Seja bom por inteiro!

Eu lhe pergunto: quem ganha com a violência? Ninguém, meus irmãos! Muito mais quando a violência é dentro da nossa própria casa. E a Palavra de Deus nos ensina que não devemos prejudicar a ninguém “nem pouco nem muito”.

Viver em comunidade é algo maravilhoso. A gente aprende muito com os irmãos. Tem pessoas que são “exageradas” na prática do bem. E como isso nos edifica! Portanto, hoje somos convidados a caprichar no bem que fizermos ao outro.

Não prejudique a ninguém. Nem pouco nem muito. Não queira o mal dos outros. Todo ser humano é um irmão. Ele é um amigo que ainda não descobriu que é seu amigo. E quanto ao nosso inimigo? O nosso inimigo não passa de um amigo equivocado.

Quando estamos magoados sempre encontramos um pretexto para continuarmos nesta situação de ressentimento. Mas não deve ser assim, pois ninguém quer ser amigo de uma pessoa vingativa. Quem rompe a amizade e fala “pelas costas” do outro acaba ficando difamado perante os demais e tornando-se alvo de injúrias.

A inimizade começa no coração. Meus irmãos, quando a pessoa está enfurecida ela simplesmente não pensa. Quando começamos a alimentar a raiva dentro de nós, a insensatez se estabelece. E às vezes, naquela gana de revidar o mal sofrido, você acaba por ser vencido.

Tire do seu coração todo desejo de ir à desforra. Renuncie a esses pensamentos do tipo: “Agora eles vão conhcer o meu outro lado”. Não pense assim! A vingança não leva a nada. Fazer o mal é muito fácil: qualquer um pode fazer. Mas isso certamente nos levará à ruína.

Tiremos do nosso coração toda a perversão e maldade. E no lugar destas coisas coloquemos a bondade. Como começa uma amizade? Com uma palavra boa. E a inimizade também termina com uma palavra boa. Seja gentil com as suas palavras.

Está escrito em Provérbios 12,25: “A aflição no coração deprime a pessoa, mas uma palavra de animação lhe traz alegria”. Comece, portanto, a retomar seus relacionamentos a partir de uma palavra boa e gentil.

É tempo de retomarmos as nossas amizades. É tempo de fazermos a escolha pelo bem, pela bondade, jamais pela vingança. Este é o convite que a Palavra de Deus nos faz no dia de hoje.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.