SORRINDO PRA VIDA - 11/11/2015

Tenha um encontro pessoal com Cristo

Assim como Zaqueu, tenhamos um encontro pessoal com Cristo e mudemos a rota de nossa vida

Padre Arlon Cristian, na manhã desta quarta-feira, dia 11 de novembro, orientado pelo Evangelho de São Lucas, medita a conversão de Zaqueu e nos convida a nos encontrarmos com Cristo para que possamos verdadeiramente mudar de vida.

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 19,1-10:
Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao seu lado, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa’. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: ‘Foi hospedar-se na casa de um pecador!’. Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: ‘Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais’. Jesus lhe disse: ‘Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Tenha um encontro pessoal com Cristo

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Na narrativa do Evangelho, São Lucas relata Zaqueu e o descreve como chefe dos publicanos, um homem muito rico. Ao ouvir falar sobre Jesus, Zaqueu queria vê-Lo, por isso subiu em uma árvore para enxergá-Lo.

Jesus, ao vê-lo naquela árvore, olha para cima, chama-o pelo nome e pede que ele desça. O Senhor conhecia Zaqueu, assim como nos conhece. Ele nos chama pelo nome, e não somente a nós, mas também os nossos.

O olhar de Zaqueu se encontrou com o de Jesus. Aquele primeiro contato com Cristo o fez mudar de vida. Nós também temos a oportunidade de trocar olhares com o Senhor em diversos momentos: Santa Missa, Adoração, meditação da Palavra e oração.

O olhar de Cristo curou o coração de Zaqueu. E quantos de nós estamos feridos ou causamos feridas no coração daqueles que amamos! Peçamos perdão, por mais difícil que seja, e reconheçamos nossos erros. Reconciliemo-nos com Deus e nossos irmãos.

Cristo pede que Zaqueu desça depressa daquela árvore. O Senhor tem pressa em estar conosco. No momento em que aquele homem desce da árvore, ele não é o mesmo que subiu. Zaqueu subiu como um homem pecador, mas desceu como um convertido, porque se encontrou com Cristo. Que abramos nosso coração para termos um encontro pessoal com o Senhor. Deixemos que Seu olhar se encontre com o nosso.

Depois daquele encontro pessoal com o Senhor, as pessoas ainda tinham dúvidas sobre a mudança de vida de Zaqueu. Quantos de nós passamos por isso! Quantos ainda têm dúvidas que nos encontramos verdadeiramente com o Senhor! Porém, para mudar é preciso se conhecer. Zaqueu sabia de suas misérias, por isso mudou. Reconheçamos nossas dificuldades e limitações. Algumas vezes, serão as pessoas que nos mostrarão aquilo que precisamos mudar.

Zaqueu viveu um processo de autoconhecimento, por isso mudou de vida. Aprendamos a nos conhecer, sejamos humildes para nos reconhecermos pecadores e tenhamos atitude de mudança. Que o Espírito Santo nos revele o que precisamos mudar e nos dê um coração contrito.

Padre Arlon Cristian
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova