SORRINDO PRA VIDA - 14/01/2015

Somos instrumentos para levar as pessoas até Deus

Mensagem do sacerdote Padre Arlon no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2015.

A Palavra meditada hoje está em São Marcos 2,1-12:

14012014_clube

“O inimigo de Deus sempre colocará obstáculos para que não alcancemos a graça”,  afirma padre Arlon. / Foto: Wesley Almeida

O Senhor escolheu a cidade de Carfanaum para viver a Sua vida pública, porque ali o Evangelho seria propagado rapidamente. Espalhou-se, então, a notícia que Ele estava em casa. O primeiro ensinamento que Cristo nos deixa é que para evangelizar é preciso criatividade.

Jesus estava na casa de Pedro, na cidade de Carfanuam, e sentia-se “em casa”, porque era bem acolhido por ele. Como o Senhor seria acolhido por nós em nossa casa? Se Ele em pessoa viesse nos visitar, com toda certeza arrumaríamos e prepararíamos nossa casa para bem acolhê-Lo. Porém, Cristo materializa-se nas pessoas, e quando nós as recebemos bem, acolhemos o próprio Deus em nosso lar. Apenas um simples sorriso é necessário para alegrar o dia de uma pessoa.

Quando sofremos uma decepção ou traição, acabamos cometendo votos íntimos – “nunca mais vou amar de novo”, “não confio mais em ninguém”… –, e isso paralisa a nossa vida.

Para a cura acontecer, precisamos nos abrir novamente à experiência com Deus, porque, muitas vezes, nos fechamos nas experiências negativas do passado. Jesus respeita a nossa liberdade e espera permissão para entrar em nosso coração, por isso somos nós que tomamos a decisão de o abrir ou não.

Ao tomarmos a decisão de levar as pessoas que amamos até Jesus, com certeza vão aparecer muitos obstáculos, porém não desistamos mediante os contratempos, não paremos na primeira dificuldade. O inimigo de Deus sempre colocará obstáculos para que não alcancemos a graça.

Quantos amigos, com “paralisia espiritual” nós precisamos levar até Deus? É certo que precisaremos da ajuda dos amigos para levar as pessoas até os caminhos do Senhor. É Ele quem faz o milagre acontecer, porém somos instrumentos para levar as pessoas até a Sua presença.

O paralítico foi curado pela fé dos amigos. Não pensemos “não vou insistir em levar essa pessoa para Deus, porque ela é incrédula”, mas tenhamos fé suficiente para que o milagre aconteça na vida das pessoas que amamos. Jesus se alegra em nos esperar e Sua alegria é maior quando vamos ao Seu encontro.

Diversas doenças físicas estão ligadas aos nossos pecados, e o que nos cura é a confissão. Quantas doenças físicas trazemos em nosso corpo, que são de cunho espiritual! Quantos passaram seu Natal e festa de Ano Novo fora de casa, porque não dialogam com seus familiares!

O perdão é um remédio para o nosso coração, ele é fruto da nossa intimidade com Deus. Se formos íntimos de Deus, os sofrimentos não conseguirão tirar nossa alegria. Porém se nos afastarmos do Pai, eles se transformarão em combustível para desanimarmos. Se não estivermos conseguindo amar as pessoas ao nosso lado, peçamos que o Senhor nos ensine a amar.

Quais são as paralisias espirituais que trazemos? Quais são os pecados que tem nos impedido de caminhar? Para que a cura aconteça em nós, precisamos nos esforçar. Aquele paralítico foi curado, teve de tomar a decisão de levantar e andar.

Hoje, Jesus nos ordena “levanta-te”. Tenhamos a coragem de sair de nossas situações de paralisia, levantemos e nos coloquemos a caminhar. E mais do que isso, não desistamos daqueles que amamos, porque Deus não desiste de nós. Pode ser que a cura demora a chegar, mas Deus é fiel e a graça há de acontecer. Confiemos!

Padre Arlon
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva