Sorrindo pra Vida - 24/07/2012

Somos escolhidos por Deus

Mensagem do padre Fernando Santamaria, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 24 de julho de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Efésios 1, 3-13.

“Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus. Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros, diante d’Ele, no amor” (Efésios 1, 3-4).

A iniciativa de amar é do Pai, que enviou Seu Filho para nos salvar. A Palavra nos consola, no dia de hoje, porque é o próprio Senhor quem nos escolhe. A ciência usa seus meios para saber como surgiram coisas existentes, mas a Palavra de Deus nos revela que a matéria e tudo o que existe partiu de um desejo amoroso do Pai. A nossa vida não é feita do acaso, mas sim de um plano de amor que faz de nós bênçãos para o mundo. Tudo isso é para que sejamos “santos e íntegros, diante d’Ele, no amor.”

Desde toda a eternidade, o Senhor nos escolheu para sermos Seu. Não podemos tirar os olhos do essencial, fomos escolhidos para sermos santos e santos no amor. Até mesmo o nosso estado de vida não pode ser o fim do projeto de Deus, mas começo de santidade. “Deus, insasiavelmente, nos sacia”, diz Santa Tereza.

Precisamos estar em comunhão com o Senhor e buscar Céus Novos e uma Terra Nova. Necessitamos viver essa eternidade já aqui, no hoje; não podemos esperar o futuro.

Deus quer cuidar de nós em tudo, principalmente por meio das pessoas. Nosso Senhor vai agindo, nesse mundo que criou, por meio dos outros. A Palavra nos mostra que não podemos viver no individualismo.

Sabemos que, no mundo em que vivemos, as pessoas não querem saber de Deus, e é disso que o diabo gosta.

“Deus não é, de maneira nenhuma, nem diretamente nem indiretamente, a causa do mal. Ele ilumina o mistério do mal em Seu Filho Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para vencer aquele grande mal moral, que é o pecado dos homens e que é a raiz dos outros males” (Compêndio da Igreja Católica, número 57).

Temos, em nossas mãos, a decisão de praticar ou não o mal. Somos nós que construímos nossas atitudes. Ficamos presos àquilo que os outros pensam e, muitas vezes, praticamos o mal por conta disso. Devemos, em todas as situações, louvar o nome do Senhor. Precisamos ser capazes de acreditar que existe um projeto de salvação a partir disso. Mesmo que percebamos que o outro nos quer mal, não podemos pagar o mal com o mal. Deus é a causa da nossa salvação. Precisamos ler os acontecimentos e, por meio da fé, nos abrir à graça que Deus quer de nós.

“E só podem ser justificados, gratuitamente, pela graça de Deus, em virtude da redenção no Cristo Jesus. É ele que Deus destinou a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a fé. Assim, Deus demonstrou sua justiça, deixando sem castigo os pecados cometidos outrora” (Rm 3, 24).

Imagine se resolvermos castigar uns aos outros pelos males que fazemos? Nosso Senhor foi o mais ofendido e nos deixou fora desse castigo, portanto Jesus, por Seu mistério de morte, nos justificou. Ele não nos deixou de amar.

“Por isso, eu vos peço que não desanimeis por causa das tribulações que suporto por vós; é a vossa glória” (Ef 3,13).

Por isso quem ainda não encontrou seu estado de vida, não perca a sua paz. Peça que Jesus esteja com você, pois o coração d’Ele é a nossa escola e é n’Ele que devemos buscar os ensinamentos para a nossa vida. Não estamos no tempo de sacrificar ninguém, mas sim de nos sacrificar pelo outro, para que Jesus seja conhecido e amado por todos.

Padre Fernando Santamaria

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.