SORRINDO PRA VIDA - 28/11/2014

Só quem ama a si mesmo sabe amar os outros

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 28 de novembro de 2014.
28112014

“ Se não nos cuidarmos, não tratarmos as feridas dentro de nós, perderemos a sensibilidade”, afirma Márcio.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 30,15-17:
“A saúde do corpo é melhor que todo o ouro e a prata; e um espírito vigoroso, mais do que imensa fortuna. Não há riqueza maior que a saúde do corpo, nem contentamento maior que a alegria do coração. É melhor a morte do que uma vida amarga; e o descanso eterno, mais que uma doença prolongada.”

“Grande aos olhos de Deus não é aquele que faz grandes coisas, mas aquele que faz tudo com amor”, afirma Márcio.

Quantas pessoas, para conseguir ouro e prata, acabam com a própria vida! Quando aquilo que nos move ao trabalho é apenas a ganância, somos infelizes, pois, além de estragarmos nossa vida e deixarmos de conviver com quem amamos, gastamos nosso tempo buscando apenas dinheiro. Mas o Senhor nos ensina que existe uma riqueza maior que o dinheiro: a saúde do corpo; esta é a maior riqueza que você pode ter. Com dinheiro você pode ter tudo, mas não pode conquistar a sua saúde perdida.

Se você tem saúde e está em comunhão com Deus, você é uma pessoa rica. Busque, em primeiro lugar, a vontade do Senhor, e o resto virá por acréscimo. Entre todas as riquezas que o ser humano pode ter no mundo, a saúde é uma delas. Isso é tão verdadeiro, que não é difícil encontrar situações pelas quais já tenhamos passado e que nos fizeram quase perder a cabeça e querer tirar a nossa vida de várias formas. Muitas pessoas, infelizmente, fizeram isso, acabaram com a própria vida, pois não aguentavam mais a amargura em que estavam vivendo.

Quando colocamos a nossa vida em Deus, tudo nos vem por acréscimo. Em nome de Jesus, precisamos cuidar de nós mesmos, até mesmo por aqueles que estão conosco. Só quem ama sabe amar. Se você quer ser gentil com os outros e quer ser canal de Deus entre as pessoas, ame primeiro a si mesmo!

Deus usa de nós para tocar nossas famílias. Será que não é de você que Ele quer se valer? “Mas como eu vou cuidar dos outros se eu não cuido de mim mesmo? Se não cuido nem do meu corpo e da minha alma?”. É feliz a pessoa que consegue tratar bem a si mesma. Pare de fumar, não fique se alcoolizando, não use drogas e respeite seus horários. Descanse. Ter carinho com o corpo é aprender a dormir mais cedo e deixar muitos filmes e coisas na televisão que não lhe faz bem. Isso também é ter carinho com seu corpo. Cuide da sua saúde, porque você é templo do Espírito Santo.

Existe várias formas de se cuidar e amar, mas a melhor é aquela que nos faz sentir bem. Os contestamentos que temos não se comparam com uma vida alegre. Sábios são aqueles que, mesmo diante de todos os desafios, nutrem a confiança nos outros. A Palavra de Deus nos traz um projeto de vida. Ela, com o Espírito Santo, sopra em nós aquilo que devemos realizar.

Nós precisamos de saúde espiritual e corporal. Talvez você diga: “Eu não estou conseguindo me relacionar bem com as pessoas!”. Mas como está a sua vida espiritual? Como está o seu emocional? Quando não temos uma vida de oração, sentimos dificuldades de nos relacionar com as outras pessoas. Se não tivermos confiança com Deus, como teremos confiança nas pessoas? Quando não temos fé, nossas emoções ficam desequilibradas. Qualquer coisa, nessa situação, estraga nosso dia e nosso humor. Precisamos estar bem com as pessoas, com as situações e, principalmente, com Deus.

Quando não estamos bem, não conseguimos dar qualidade e prestar atenção nas coisas e nas pessoas. Se não nos cuidarmos, não tratarmos as feridas dentro de nós, perderemos a sensibilidade. Se você buscar a sua cura, dará qualidade de vida àqueles que convivem com você e compreenderá melhor as pessoas.

Se estivermos enfermos física e espiritualmente, como vamos cuidar das pessoas? Por isso, precisamos da vida de oração. O melhor trato que podemos dar a nós mesmos é nos apegarmos em Deus. Se não acreditarmos em nós mesmos, como vamos acreditar nos outros? Para acreditarmos em nós temos de nos conhecer e nos enxergar como Deus nos enxerga. Assim, começaremos a nos ver com os olhos do Senhor.

Quando não temos o fôlego do Espírito Santo, perdemos o ânimo e a coragem, ficamos vazios. Quem não se ama não tem disposição para cuidar de quem está perto.

Aquilo que fazemos só é bom quando amamos com amor verdadeiro. Quando o filho experimenta o amor de seu pai? Só quando este está na sua presença. Assim é o amor de Deus. Você nunca vai tocar na profundidade do Senhor se não se colocar no colo d’Ele.

Nós não somos super-homens nem super mulheres. Temos limites e precisamos respeitá-los. Homens têm mais força; mulheres, mais resistência. O Espírito Santo nos ensina, por meio da oração, a nos protegermos. Quando oramos, aprendemos a nos defender das novas feridas. “O coração bondoso é vida para o corpo.” Não há riqueza maior do que a saúde física. Mas nós só a conseguiremos pelas mãos de Deus, desfrutando da presença d’Ele em nossa vida.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva