Sorrindo pra vida - 12/02/2014

Só é feliz e sábio quem é obediente a Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em I Reis 3,5-13.

“A pessoa que sabe escutar é obediente”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Bendito seja Deus por essa Palavra! Bendito seja o Senhor por todos que, nesta manhã, ouvem a voz de Deus Pai, têm o coração dócil à Sua Palavra e investem o seu tempo em oração, pois este é o tempo mais precioso de suas vidas.

Quando começamos o nosso dia rezando, nós conseguimos fazer muito mais coisas e melhor do que se gastássemos esse tempo tentando resolvê-las. O tempo que tiramos para a oração nos dá força, sabedoria e inteligência para discernirmos o que é bom e o que não é. E para fazermos melhor as coisas do nosso dia a dia. Feliz aquele que, hoje, se coloca diante do Senhor para ouvi-Lo.

Salomão dormia, quando o Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “Peça. O que lhe posso dar?” Quando uma pessoa está em comunhão com Deus não é a sorte, o azar ou o destino que governam a sua vida, mas a Divina Providência, a mão do Senhor. Então, até mesmo em sonho o Senhor fala com ela. É claro que nem todo sonho é inspirado pelo Pai, mas, em comunhão com Ele, a pessoa sabe discernir o que vem d’Ele e o que não vem.

Salomão havia sonhado com Deus, que lhe disse: “Pede e Eu lhe darei”, e o filho do rei Davi não esperou acordar para responder ao Senhor. Logo disse: “Tu demonstraste grande amor para com o teu servo Davi, meu pai, porque, diante de ti, ele caminhou na fidelidade, na justiça e na retidão de coração para contigo”. Preste atenção em como é que se anda na presença do Senhor: sendo fiel a Ele, procurando viver com justiça e tendo retidão de coração; isto é, não sendo falso, não tendo o coração duplo, indeciso, que ora está no mal, ora está no bem. É ser sincero, transparente e ter uma única intenção.

E Salomão continua: “Tu guardaste para com ele esse grande amor e lhe deste um filho que hoje se assenta no trono dele. Agora, Senhor meu Deus, és tu que fazes teu servo reinar no lugar de meu pai Davi. Eu sou bem jovem e não sei como governar.”

Nós poderíamos tomar essa passagem bíblica como nossa, dizendo a Deus: “Pela força do Espírito Santo, quem sou eu, Senhor, para seguir por este caminho? Eu não passo de um ignorante, de uma pessoa desinformada, inexperiente, muito jovem, muito idoso, fraco, enfermo. Não sei como fazer, vem em meu auxílio e me ajuda, porque a missão que o Senhor me deu é maior do que eu.”

Na presença de Deus nós reconhecemos a nossa fraqueza, não para nos conformarmos com ela, mas para obtermos d’Ele a força para que consigamos superá-la. Para que, reconhecendo-a e nos colocando diante do Senhor, recebamos do Alto a força que nos faz fortes. Assim, nos unimos novamente a Salomão, dizendo: “Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar esse teu povo tão numeroso?”

A pessoa que sabe escutar é obediente. Ninguém obedece se antes não ouvir. A primeira regra da obediência é escutar, quem não escuta não obedece. É assim nesta vida e na vida espiritual. Então, ninguém pode obedecer a Deus se não rezar, porque a oração é o lugar onde você para a fim de escutar a voz de Deus. E tenha certeza de que ao rezar, você vai escutar a voz do Senhor, porque, ao ver a sinceridade do seu coração, Ele o ajudará a escutá-Lo.

Quando nós nos colocamos à disposição para escutar o Senhor, o nosso coração vai se disciplinando para que aprendamos a ouvi-Lo e a discernir, com facilidade, entre o bem e o mal.

Quantos de nós seríamos extremamente felizes se tivéssemos essa capacidade, esse dom de Deus, pois estaríamos recebendo d’Ele a graça de não errar. Era isso que Salomão pedia a Deus, e é isso que o Senhor quer dar a quem tem seu coração aberto para Ele.

Salomão foi tão agradável a Deus ao pedir-Lhe sabedoria e inteligência, que o Senhor lhe deu isso e até o que ele não havia pedido, a ponto de ninguém se comparar a ele por toda sua vida.

Isso que é Pai! Olhando para nosso coração e percebendo a nossa bondade, Ele não só dá o que Lhe pedimos, mas dá muito mais. Portanto, precisamos nos unir ao Senhor e deixar que Ele esteja presente em nós para ouvirmos d’Ele o que temos de fazer, para aprendermos a discernir entre o bem e o mal.

Deus tem um plano para nós e ainda não terminou Seu trabalho. O Seu plano é que possamos refletir a imagem e semelhança de Cristo e, isso se dá pela força do Espírito Santo e pela sabedoria de Deus Pai, que vai nos polindo e tirando nossas impurezas, até chegarmos ao momento de nos vermos como Jesus.

Deus quer polir você de forma que as pessoas encontrem sabedoria, palavras de conforto, experiência de paz e ternura ao olharem para você, não porque você será outra pessoa, mas porque você irá refletir a Deus e fará o outro feliz e, assim, você também será feliz.

Vamos pedir a Deus esta sabedoria, que nos ajuda a viver bem na justiça, na retidão, na fidelidade. Vamos pedir ao Altíssimo a graça de termos um coração obediente, capaz de ouvi-Lo e de separar o bem do mal. Isso vai nos conduzir, com segurança, para o caminho da felicidade.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.