Sorrindo pra vida - 26/07/2013

Siga os passos de Jesus

Mensagem de padre Reginaldo Manzotti, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 26 de julho de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 10,17-22.

Aqui, podemos ver a pergunta de uma alma inquieta que busca algo. Veja que a Palavra não cita o nome da pessoa que foi até o Senhor; isso significa que esse alguém pode ser eu e pode ser você. “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” A resposta de Jesus é: “Viva os mandamentos.”

A resposta de Jesus é dada aqui e testemunhada na Via-Sacra. Vemos, hoje, que ela é restrita às sextas-feiras da Quaresma, porém deveria ser resgatada sempre, porque é um verdadeiro combate espiritual. Santa Tereza D’Ávila dizia que, nas suas lutas interiores, quando se sentia enfraquecida, rezava muito a Via Crucis para vencer as tentações.

Hoje, o convite do Papa para todos participarem dela é exatamente uma resposta ao Senhor. Para termos a eternidade devemos seguir as pegadas de Jesus. A felicidade da nossa alma está em encontrarmos Deus, seguindo os passos do Senhor.

Seguindo a Via-Sacra, Jesus é condenado à morte. E Papa Francisco tem falado muito da morte e do que tem tirado a vida dos nossos jovens: as drogas, a violência. Vamos pedir ao Senhor: “Jesus, livrai os jovens da morte, livrai a todos nós da morte eterna.”

Na segunda estação, Jesus carrega sua cruz. Pense qual é a cruz que pesa em sua vida. Peça ao Senhor forças para carregá-la e não a renuncie. Repita essa pequena oração: “Como Jesus, vou carregar a minha cruz para poder ressuscitar”. Você, hoje, é chamado a seguir os passos de Cristo, a carregar a Sua cruz para chegar à redenção. Diga: “Senhor Jesus, na Sua cruz eu coloco o meu sofrimento e a minha dor”.

Seguindo a nossa Via Dolorosa, Jesus cai pela primeira vez. Muitas pessoas que sofrem caem, mas, assim como o Senhor, ao caírem, levantem-se. Repitam comigo: “Senhor, se eu cair, ajude-me a levantar.”

Continuando, Jesus encontra Sua mãe. “Senhor, que todas as famílias encontrem em Nossa Senhora repouso e fortaleza.” Na hora do desespero, as pessoas têm dificuldade em buscar ajuda, mas, por amor a Deus, busquem o colo de Nossa Senhora.

Após encontrar Sua mãe, Jesus é ajudado por Simão Cirineu. Meu Deus, como nós precisamos dele no dia de hoje! Como precisamos da ajuda do próximo!

Se alguém perto de você precisa de ajuda, não vire as costas, ajude-o a carregar a cruz.

Reze comigo: “Senhor, quero me comprometer, preciso me comprometer, ser no mundo e na vida dos que me rodeiam como Simão Cirineu. Dai-me forças para ajudar o próximo, olhos para ver as necessidades e ouvidos pra ouvir o clamor. Quero empenhar-me em ajudar na solidariedade, ajudar a quem está ao meu lado.”

“O que devo fazer para pertencer ao Reino dos Céus?” A Via-Sacra é a resposta. Desde Simão, que ajudou o Senhor, até Verônica, que limpou o Seu rosto. “Jesus, mostre-nos a Sua face para sermos salvos.”

O Senhor cai pela segunda vez. Nós também caímos pelo caminho, mas, nessa hora, lembremos da misericórdia de Deus, não fiquemos conformados com o chão. Assim como Ele, nós também temos forças para levantar.

Estamos vivendo um momento de evangelização. Um encontro com o Papa da acolhida, da simpatia, que diz não às drogas, ao aborto e pede a todos que não se cansem de fazer o bem àqueles que pouco têm.

Jesus é crucificado. Nessa estação, lembro-me de uma frase de São Pedro: “Por suas chagas fomos curados”, mas penso que ainda somos curados. Repitam comigo: “Obrigado, Jesus, porque, por Suas chagas, somos curados, libertos e santificados.”

Jesus morre na cruz. Esse momento foi muito difícil para os apóstolos. Se fôssemos pensar nos dias de hoje, seria como se tudo em que acreditássemos caísse por terra. Os apóstolos tiveram dificuldades para entender a morte do Senhor, porque a Ressurreição era difícil de compreender.

Quantas mães, hoje, vivem o calvário! Quantos pais choram por seus filhos! Quantos perdem pessoas queridas e sentem que, nessa hora, é o fim. Mas não podemos parar nisso, pois a Ressurreição é a nossa grande esperança.

Vamos viver como Jesus. Que, hoje, a Via-Sacra possa acontecer em nossas vidas. Amém.

Padre Reginaldo Manzotti

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.