Ouça
Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.
Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada hoje está em Mateus 5, 38 – 48.

A Palavra de Deus nos mantém fortes, vibrantes e tem o poder de nos colocar na condição de ser apoio e sustento para outras pessoas. Neste dia é o próprio Jesus quem nos fala por meio dessa passagem bíblica.
Muitas vezes, essa passagem bíblica foi utilizada de maneira equivocada, como forma de se justificar a violência, quando se paga o mal com a mesma moeda. No entanto, a Bíblia não justifica a violência. Essa Palavra não veio para nos dar o direito de desforra, mas sim para impor limite à violência, tendo em vista que o Senhor não aprova esse ato, mas era necessário impor limites a esse mal [violência].
Não dispute com uma pessoa malvada, porque você não sabe quanto mal existe dentro dela e até onde ela pode ir. Se uma pessoa malvada pode fazer o outro sofrer, certamente ela não se importará em ir até as últimas consequências e morrer por isso. Violência gera mais violência, então, quando uma pessoa está nervosa temos de tentar acalmá-la e não incitá-la ainda mais.
É falta de sabedoria fazer mal para quem nos feriu. Jesus nos diz que não devemos oferecer resistência à pessoa cruel, portanto, não dispute com uma pessoa fora de si porque ela pode destruí-lo. Quando Jesus nos pede que ofereçamos a outra face, isso quer dizer para nós darmos uma nova chance para a pessoa a fim de que ela acerte, de que ela se redima. Dessa forma não executamos a pessoa dentro do nosso coração.
Se alguém quiser lhe abrir um processo para lhe tirar a túnica, dê-lhe o manto, ou seja, dê-lhe com generosidade, desarme o inimigo sendo bom. Deus faz nascer o sol sobre bons e maus, tanto aos que acreditam n’Ele como aos que não, tanto aos que O amam como aos que O odeiam. Deus Pai não paga o mal com mal.
Muitas vezes, pensamos como uma pessoa que age mal pode obter tanto sucesso, buscamos motivos espirituais naquilo que é competência humana, enxergamos suas conquistas, mas não aquilo que ela fez e o preço que ela teve de pagar para chegar onde está. O Senhor não tira aquilo que alguém conquistou com o suor do seu trabalho, Ele não paga a justiça com injustiça. O Altíssimo faz brilhar Seu sol sobre todos.
Deus cura a maldade do coração daquela pessoa, porque Ele insiste em Seu amor, entretanto, ela é responsável pelo mal que causou e vai responder por isso. Mas ao ser resgatada pelo amor do Pai já não há mais maldade dentro dela, tampouco na face da terra. O que tira a pessoa do mal é a experiência que ela faz do amor de Deus.
O Senhor nos ama incondicionalmente e sem fazer acepção de pessoas. Esse amor é derramado sobre todos, mas é muito mais feliz quem reconhece, aceita e vive a partir desse amor. As pessoas de Deus vivem mais felizes do que aquelas que preferiram viver afastadas d’Ele. Isso ocorre porque só quem ama ao Senhor é capaz de desfrutar desse amor. O amor acontece numa estrada de mão dupla: é preciso abrir o coração se quisermos amar e é amando que nosso coração se alarga para receber o amor.
Que o Senhor nos dê forças para darmos uma nova chance a quem nos feriu e sabedoria para entendermos pelo que vale a pena lutar.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Rita Bueno
Assista à primeira parte do programa:
.: Confira o restante do programa no YouTube
.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular
.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’
.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone