Sorrindo pra vida - 3/12/2012

Senhor, dá-nos o equilíbrio e a santa sobriedade

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 3 de dezembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Tessalonicenses 5,1-11.

“Acorde! O Senhor está voltando”, diz Alexandre.
Foto: Wesley Almeida

Meus irmãos, essa Palavra é maravilhosa e traz um tom diferente, de um pai que fala a um filho com amor. Paulo está muito feliz, porque, depois de ter se afastado de sua comunidade por estar sendo perseguido, ele se alegrou ao saber que, mesmo longe, o povo estava firme na fé e na oração.

Paulo estava preocupado por não poder acompanhar a sua obra na comunidade, mas, a partir da notícia de que tudo estava bem, ele entendeu que tudo o que havia sido interrompido, por causa de sua perseguição, Deus havia dado continuidade. A pregação da Palavra havia dado frutos.

Vejam como Paulo fala com amor a toda sua comunidade: “Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor vem como um ladrão, durante a noite. Portanto, não durmamos, como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios.”

A Igreja vem nos dizer, nesse tempo do Advento que se inicia, que devemos ser sóbrios e vigilantes. Temos de viver esse tempo em oração acordados; não podemos cochilar.

Paulo fala aos tessalonicenses: “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo.” Para chegar ao objetivo final, que era unirem-se a Deus, eles não podiam dormir, mas ficar vigilantes à espera da vinda do Senhor.

É o que devemos fazer, falar a todos sobre a vinda de Jesus e nos unirmos a Ele em oração e sobriedade.

Você, que hoje está dormindo no ponto ou está dizendo que não dá conta de todas as coisas que lhe acontecem, o Advento lhe diz: “Acorde! O Senhor está voltando.”

O Catecismo da Igreja Católica fala sobre a vigilância no número 2849: “Ora, tal combate, tal vitória sobre as tentações não são possíveis, senão na oração. Foi por sua oração que Jesus venceu o tentador, desde o começo, e no último combate de sua agonia. É a seu combate e à sua agonia que Cristo nos une neste pedido ao nosso Pai. A vigilância do coração é lembrada com insistência em comunhão com a vigilância de Cristo. A vigilância consiste em guardar o coração e Jesus pede ao Pai que nos guarde em Seu nome.”

Meus irmãos, a vigilância é guardar o coração e protegê-lo do inimigo. Há um inimigo louco para roubar nossos corações e não podemos deixar que ele nos alcance. Um coração roubado se torna pesado. Toda vez que vivemos o excesso, o sono vem para nos tirar da sobriedade.

Hoje, o Espírito Santo nos chacoalha dizendo: “Nada de excesso, preguiça, reclamação ou preocupação exagerada, porque a sua vida está nas mãos de Deus. Ele está voltando e cuida de você.”

Esse é o tempo do chacoalhar de Deus e Ele nos chama à vigilância. Ele pede que preparemos nossos corações para nos libertarmos do sono que o excesso nos causa. Será muito triste o Senhor voltar enquanto todos dormem. Precisamos viver a sobriedade e o santo equilíbrio. A Igreja pede que nos levantemos de todo pecado e que não durmamos no ponto.

“Senhor dá-nos o equilíbrio e a santa sobriedade, nós queremos estar vigilantes na hora da vinda de Jesus. Obrigado por nos dar essa Palavra, queremos ser chacoalhados pelo Espírito Santo para sairmos da sonolência e ficarmos firmes na sobriedade e na oração.”

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.