Sorrindo pra vida - 21/07/2014

Senhor, completai em nós Tua obra

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 21 de julho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Filipenses 1,5-11:

“Estar em comunhão com Deus é estar disposto a ouvi-Lo e obedecer-Lhe”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Aquele que começou em nós uma obra de restauração em nossos sentimentos, relacionamentos e pensamentos, há de levar-nos até o fim, até o dia de Cristo Jesus. Isso pode acontecer no dia de Sua vinda gloriosa ou no nosso passar da morte para a vida eterna.

Não partiremos dessa vida sem que o Senhor conclua o que de bom Ele está fazendo em nós. Ele não nos abandona no meio do caminho, mas termina aquilo que começou. A nós cabe permanecer em Sua palavra. Pode ser que o entusiasmo do primeiro amor tenha esfriado em nós, mas precisamos ficar n’Ele.

Nosso coração se endurece quando comungamos Jesus Sacramentado de qualquer forma, pois estar em comunhão com Deus não é apenas tomar a Eucaristia, mas é estar disposto a ouvi-Lo e obedecer-Lhe. Estar em comunhão com uma pessoa é estar disposto a colaborar com ela. Comungar é o remédio que nossa alma encontra para a vida eterna.

Não estamos acabados, não estamos destruídos, pois nem a morte pode nos destruir. Só Deus tem poder sobre nossa vida, e o Pai ainda está completando em nós Sua obra.

“Converter” é dizer “sim” a Deus, é caminhar das trevas para a luz. Desapeguemo-nos dos pecados que estão alojados em nós. Onde precisamos nos converter? Há feridas, lembranças e traumas que precisam ser curados em nosso coração.

Quando sentimos dor, nós ficamos irritados. Se a dor vier do coração, ficará quase impossível identificar as causas. Diversos fatos do passado ficam martelando dentro de nós e nos deixam irritados, amuados, tristes, com raiva. Mas se o coração tiver o desejo de perdoar e não tiver forças para isso, Deus lhe dará essa coragem. Ele não deixa nada pela metade.

O que distingue o jovem do velho não é a idade, mas o fato de que o jovem não desiste de aprender. Quando uma pessoa encontra uma causa para dedicar sua vida, ela se torna eternamente jovem. O Espírito Santo nos faz eternamente jovens. Mesmo que o corpo envelheça, nossa alma continua jovem. Mas há pessoas que se negam a crescer. A negação é uma tentativa de afastar o sofrimento. Ninguém gosta de sofrer. O problema não é negar, mas permanecer nessa negativa.

O que em nosso passado foi causa de destruição? Quando nos convertemos a Deus, Ele faz disso um instrumento de salvação. O Senhor quer nos dar forças para vencermos nossos sofrimentos.

Deus não quer que neguemos o sofrimento, por isso nos dá forças para enfrentá-lo, fazendo crescer em nós o amor, o conhecimento e o discernimento para um caminho melhor. Ele nos dá infinitos recursos para, no dia a dia, com uma palavra amiga, pessoas que nos ajudam e tantas outras coisas.

Não fuja dos problemas, mas clame a Deus força e sabedoria para enfrentá-los. Não importa qual seja o tamanho dos nossos problemas, vamos enfrentá-los com Deus. Quando reconhecemos que precisamos do Senhor para vencer, isso não é sinal de fraqueza, mas de força. Enfrentemos com Deus nossos sofrimentos e angústias, pois quando somos fracos, Ele nos faz fortes.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva