Sorrindo pra vida - 21/08/2013

Senhor, capacita-nos para o amor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 21 de agosto de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 13,8-14.

“Só o amor garante que o fim será bom”, afirma Márcio.
Foto: Arquivo Fotos CN

Em algumas traduções da Sagrada Escritura, esse trecho da Palavra recebe o seguinte título: “A dívida do amor e a proximidade do fim”. Mas qual a relação entre essas duas coisas? É o fato de só o amor nos garantir que o fim será bom.

Quando nos aproximamos de alguém e lhe dizemos para ficar tranquilo, pois tudo vai acabar bem, nós o fazemos porque temos amor pela pessoa e o desejo de lhe fazer o bem.

Só o amor nos garante que, quando algo chegar ao fim, acabará da melhor maneira possível. Quando algo termina sem amor, acaba em ruínas. Quando o fim chega com amor, ele não acaba, mas se conclui. É o amor que nos faz chegar ao fim das coisas, da nossa missão.

A Palavra de Deus vem nos ensinar que só há um jeito para cumprirmos bem a nossa missão: fazendo tudo com amor. Ela ainda nos diz: “Não fiquem devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo cumpriu plenamente a Lei”.

Não deva nada a ninguém, porque não se entra no Céu com bens alheios; e não são apenas os bens materiais. São Francisco de Sales dizia que os bens mais importantes que uma pessoa tem são a vida carnal, espiritual e social. Então, quando você difama uma pessoa, por exemplo, mesmo que seja verdade, você está matando e roubando a vida social dela; e quem rouba um bem de uma pessoa não entra no céu.

A pessoa que difama a reputação da outra precisará se retratar para entrar no céu e isso lhe dará trabalho. Então, faça o que é mais fácil, não tire a boa fama dos outros. Diz a Palavra: “O amor não pratica o mal contra o próximo, pois o amor é o pleno cumprimento da Lei.”

Não fique devendo nada a ninguém, não deva dinheiro nem favor. Se prometer algo, cumpra. Não deva respeito, consideração, afeição, porque isso é sua obrigação. Se você não dá, entra em dívida com a pessoa. A única coisa que você pode dever a alguém é o amor. Essa dívida você terá para o resto da vida, porque o amor que você tem foi recebido de Deus para passá-lo adiante. E o amor que Ele lhe dá sempre vem por meio de alguém.

Nós temos o dever de amar todas as pessoas que passam pelo nosso caminho. Podemos até não gostar delas ou do jeito que elas agem, mas temos o dever de amá-las, e amar é querer e fazer o bem. Devemos amar concretamente, respeitando o próximo, com paciência, bondade, sem rancor e sem orgulho.

De fato, os mandamentos ‘não cometa adultério’, ‘não mate’, ‘não roube’, ‘não cobice’ e todos os outros se resumem nesta sentença: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. O amor não pratica o mal contra o próximo, pois esse é o pleno cumprimento da Lei.

Amor não é um sentimento, mas um querer fazer o bem. É não praticar o mal nem pagá-lo com outro mal.

Deus diz que a nossa vida só funciona se nos amarmos uns aos outros. Sem amor as engrenagens da vida não funcionam bem, causando sempre alguns acidentes.

Se a sua vida não está indo bem, coloque amor que funciona. Quando você coloca o óleo do amor, você se reveste da unção do Espírito Santo. Aí, tudo começa a funcionar. Não é fácil, mas é o único caminho.

Tire da sua vida a gulodice, as orgias e bebedeiras, a prostituição, a libertinagem, as brigas e os ciúmes para dar lugar a Deus. Jogue fora o que não presta, pois o fim está próximo. Leve para esse encontro com Jesus apenas o que presta. Fique com o amor. Se Deus está lhe pedindo para deixar as coisas ruins de lado, é porque Ele já está dando a você a unção do Espírito para que você possa escolher pelo amor. Só o amor trará cosias boas para sua vida, basta o seu querer.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.