Sorrindo pra Vida - 28/05/2012

Sejamos instrumentos do amor de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 28 de maio de 2012.

Em virtude de problemas técnicos, hoje, excepcionalmente, não disponibilizaremos a versão PodCast do “Sorrindo pra Vida”.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 4,32-35.

“A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava-se a graça † de Deus. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um”.

“Quando há abertura e união entre os irmãos, a graça de Deus é presente”, ressalta Márcio
Foto: Wesley Almeida

A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, porque eles já não se possuíam. Davam-se uns aos outros por amor, aquilo que era de um era colocado à disposição de todos. Quando nós nos damos ao próximo e abrimos nosso coração a ele, é fácil partilhar o que temos. Partilhar não é só dar o que temos de material, mas também dar um lugar em nosso coração para o irmão.

Em uma comunidade, se todos se ajudam e cuidam do próximo, ninguém passa necessidade. Quando há abertura e união entre os irmãos, a graça de Deus é presente. Agora, se não há caridade e cada um vive somente para si, todo mundo passa necessidade. A todos faltará alguma coisa.

Fico muito feliz em poder começar o dia unido a vocês de coração. Apesar da distância física que há entre nós, estamos unidos pela oração. Quantas pessoas vivem o Cristianismo conosco, nos acompanhando pela rádio ou pela TV, mas nunca estiveram na Canção Nova! No entanto, a distância não é capaz de nos separar. Quando nos reunimos, pela manhã, deixando o Espírito Santo nos unir num só coração, podemos esperar que a fé e o amor nos levem para algo maravilhoso que Deus nos preparou.

Estamos num tempo de profunda graça, tempo de Pentecostes. Quando o Espírito Santo é derramado, duas coisas ficam muito evidentes: a primeira é o grande amor em Deus. Quem tem o Espírito Santo no coração, ama a Deus e fala d’Ele com louvor, reconhecendo a maravilha que Ele é. A segunda é o amor aos irmãos, que se manifesta por um só coração e uma só alma. Quando o divino Espírito Santo age em nós, é impossível o nosso coração não se abrir para o amor.

Assim como os apóstolos, que estavam unidos pelo amor e animados em Deus para levar a Palavra com a mesma motivação e coragem, vemos claramente quando uma pessoa está batizada pelo Espírito Santo. Ela fica cheia de amor por Deus e pelo irmão e com uma coragem maravilhosa, contagiante.

Precisamos fazer a experiência de viver com pessoas assim, pois, dependendo de quem caminha conosco, não nos pesa o lugar para onde vamos. Se caminhamos com pessoas que amamos e confiamos, o lugar para onde vamos não importa, pois sabemos que elas estarão ao nosso lado e se preocuparão para que nada nos faça mal. O mesmo acontece com o Senhor. Se caminharmos com Ele, podemos confiar, pois vamos caminhar para um bom lugar, mesmo que não seja de nosso agrado, porque Deus não monta armadilhas.

Escolha, no dia de hoje, caminhar ao lado do Senhor, porque Ele nunca o abandonará. Abra-se ao amor do Pai. Só desfruta da presença de Deus aquele que se abre a Ele pela fé. Nenhuma sociedade pode viver sem fé. Se quisermos uma sociedade justa e bondosa, um mundo melhor, temos de levar a fé verdadeira ao coração das pessoas. Levar Jesus ao coração delas é promessa de vitória em todas as nossas lutas.

O amor, a paz, o perdão, a bondade, a preocupação com o outro e a misericórdia são valores da fé que precisamos plantar na sociedade para que todos nós sejamos felizes. Da mesma forma que os apóstolos viveram unidos em um só coração e numa só alma para nos dar o conhecimento do Cristianismo até os dias de hoje, temos de colocar nosso talento em comum para promover evangelização, caminhando com pessoas que estejam em comunhão com os nossos princípios.

A fé em Jesus, quando é pura e sincera, é uma verdadeira dinamite que abre novos horizontes sem limites. Quando levamos a Palavra de Deus, nos tornamos pessoas melhores e, consequentemente, melhoramos quem está ao nosso redor. Como é bom ter pessoas comprometidas em unir tantas outras pelo amor e pela fé!

Se você não consegue amar e ter fé, peça ajuda ao Espírito Santo, porque amar custa, mas onde o amor está o mal não existe. O Espírito é a força de quem não a possui. Diga, hoje, ao seu coração: “Eu creio e amo. Tenho a certeza de que, pela fé e pelo amor, Deus pode derramar Sua graça sobre mim”.

Coloque amor em todas as situações da sua vida para vencer o mal.

Peçamos ao Espírito Santo que derrame em nossos corações a mesma graça que o Senhor derramou em Pentecostes. “Venha, Espírito Santo, seja nossa força e nos una no amor que vem da fé.”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.