Sorrindo pra Vida - 08/06/2012

Sejamos imitadores de Cristo

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 8 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está no Efésios 5, 21-33

A nossa sociedade tem presenciado cenas tristes no ambiente familiar, onde o respeito não existe mais e com isso, vemos esposa que mata esposo e vice-versa. O que mais me chama atenção, é que as pessoas ao verem esses fatos fazem um humor negro, comentários terríveis. E ainda agem como se fosse algo natural. Diante de situações tão trágicas, é notável perceber que falta Deus no coração das pessoas. Jesus deve ser o centro das nossas vidas, São Paulo vai mostrar em todas as suas cartas que Cristo é o Senhor de todo Universo e todas as coisas que foram criadas tem como cabeça Cristo, e é Ele quem as domina. O objetivo da carta aos Efésios 5, 21-33 é mostrar Cristo como cabeça da sua esposa, que é a Igreja e nós, cristãos somos parte do teu corpo.

Precisamos viver o tempo presente aguardando a vinda de Cristo, São Paulo nos leva a esta expectativa, devemos portanto, viver com a radicalidade evangélica aqui na terra. A nossa relação de Igreja-Cristo e Cristo-Igreja deve se dar em nosso cotidiano, principalmente no ambiente familiar. Devemos ser imitadores de Deus.

“Submetei-vos uns aos outros, no temor de Cristo,” diz São Paulo. Coloquemos Deus como referência na vida de casal. Na nossa sociedade, existe a controvérsia de se espelhar naquilo que vemos na TV, por exemplo.

A submissão que o apóstolo Paulo se refere, como monsenhor Jonas Abib muitas vezes nos ensinou, é da mulher estar sob o esposo, como suporte à missão que ele exerce. Todo marido espera a “validação” da sua esposa , onde ele não se sinta exposto.

“O desejo de Deus é que o marido ame a sua esposa, como Cristo amou a Igreja”, ensina Alexandre
Foto: Wesley Almeida

A Igreja, por exemplo não expõe o Senhor, não fala mal dele, assim esposas passem a defender seu esposo, como a Igreja o seu esposo.

Maridos, amai vossas esposas e se entreguem por elas como Cristo amou e se entregou pela Igreja.

Durante o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão (Itália), o papa Bento XVI disse: “Queridos esposos, na vivência do matrimônio, não dais qualquer coisa ou alguma atividade, mas a vida inteira”.

É desejo de Deus que o marido ame a sua esposa, se doando a ela e lhe oferecendo segurança e atenção.

O papa Bento XVI ainda afirma ao casal que procura viver com coerência o Sacramento do Matrimônio: “A vossa vocação não é fácil de viver, especialmente hoje, mas a realidade do amor é maravilhosa, é a única força que pode verdadeiramente transformar o mundo”.

Portanto, diante dessas palavras do Santo Padre, procuremos rever o nosso relacionamento conjugal. É tempo de diálogo, de perdão, de gestos concretos de amor!

Como nos ensina o papa Bento XVI, é preciso educar-se para crer, em primeiro lugar na família, no amor autêntico. Não desista do seu casamento! Não desista da sua família! Saiba que Deus tem um lindo plano de amor para você e para sua família. Mas é necessário, para isso, que marido e mulher não vivam mais dando “patadas” um no outro! Chega de transformar o próprio lar num “ringue”!

Você e seu marido, você e sua esposa, não precisam mais agir como se fossem “rivais”. Não há necessidade ficar competindo dentro de casa para ver “quem é o melhor”. Se vocês querem se rivalizar, então rivalizem-se no amor! Façam a sadia competição entre si para ver quem ama mais o outro. Com certeza, os filhos serão os grandes beneficiados ao verem seus pais “rivalizando-se” no amor. E, com certeza, os filhos sempre agradecerão aos seus pais por isso.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.