Sorrindo pra Vida - 22/06/2012

Sejamos agentes da paz do Senhor!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 22 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 24,36-49.

“A paz que Jesus nos dá é interior e exterior, é no coração e na vida. É a tranquilidade da alma que vem do Espírito Santo”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de hoje veio para remediar a todos que andam preocupados e para trazer paz aos corações. Bendito seja Deus por ela!

A primeira coisa a se notar é que São Lucas era médico, por isso ele traz, em seu Evangelho, alguns detalhes que os outros evangelistas deixavam escapar. Ele descreve muito bem o que aconteceu com Jesus no Horto das Oliveiras, onde ele suou e chorou sangue. São coisas que passaram despercebidas para os outros, mas não para ele.

São Lucas conta que, quando Jesus entrou no meio dos discípulos, todos ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito, um fantasma. Então, o Senhor lhes disse: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne nem ossos como estais vendo que eu tenho”. Era Jesus quem estava ali, mas, mesmo assim, eles não acreditavam. Então, Ele lhes pede algo para comer. Os apóstolos Lhe deram um peixe assado; Jesus comeu diante deles e depois disse: “São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, dos profetas e também nos salmos”.

Jesus não precisava de alimento, mas podia comer, tanto que o fez como uma forma de demonstrar-lhes que era real. Jesus se manifestou entre eles não só para mostrar que havia ressuscitado, mas porque eles se encontravam abalados na sua paz, com o coração aflito. Tanto que Jesus entra e fala: “A paz esteja convosco!” Não é uma simples saudação, é um derramar de paz. Jesus veio trazer paz, pois eles estavam preocupados. Muitas vezes, no decorrer da nossa vida, ficamos assim. As preocupações e as dúvidas tiram a paz do nosso coração.

Se uma pessoa duvida do que faz e de quem é, não tem paz e não chega a lugar nenhum. Se ela duvida dos outros, perde a oportunidade de se relacionar com as pessoas. Se ela duvida de Deus, ela vive angustiada e com o coração cheio de medo. Quando duvidamos do Senhor, perdemos a nossa paz.

Por isso Deus vem em nosso socorro, para tirar de nós todas essas dúvidas. Para desfrutarmos dessa paz de Jesus, precisamos descobrir o que ela é.

Essa paz é a tranquilidade que repousa sobre nós quando as coisas estão em ordem, quando estamos bem com os outros, com nós mesmos e com Deus. Colocar cada coisa no seu lugar traz felicidade para nossa alma.

É diferente da paz do mundo, que só nos faz querer desfrutar dos bens materiais sem preocupações. A proposta que Deus nos dá é diferente. Ele quer que desfrutemos dos bens desse mundo, pois foi Ele quem no-las deu. Mas, Ele não quer que paremos nesses bens.
Ter paz não significa resolver os problemas, pois estes sempre existirão. Paz é ter Deus na nossa vida, pois com Ele todo problema é enfrentado e resolvido. Sem Deus a paz é ilusória, ameaçadora e frágil.

A pacificação dada por Jesus é interior e exterior, é no coração e na vida. É a tranquilidade da alma que vem do Espírito Santo. Quando estamos cheios do Espírito, nenhum mal é capaz de nos atingir.

Se, hoje, você quer expulsar qualquer coisa maligna da sua vida, seja uma pessoa cheia do Espírito. Imediatamente, você receberá a paz.

Jesus entra em meio aos discípulos expulsando toda dúvida e preocupação dizendo: “A paz esteja convosco!” Como está a porta da sua casa nesta manhã? Mesmo se ela estiver fechada, Ele já entrou e, neste momento, diz: “Estou entrando na sua casa para trazer a paz que você perdeu. Vim pacificar a sua alma.”

Precisamos saber qual é a paz que vamos pedir. Ele nos dá a paz em meio aos transtornos, na provação e depois dela. A pessoa que tem Deus não se abala durante a provação. Vitória e tribulação são anunciadas por Jesus na mesma frase. Não estamos isentos de luta.

O mundo considera paz o fato de tirar-se o mal da vida da pessoa. Com Deus é diferente, ele não arranca o mal da pessoa, mas arranca a pessoa do mal.

Ele nos dá força e nos tranquiliza com a certeza de que vamos vencer. É como dizem: “Depois da tempestade, vem a bonança.” Toda tempestade tem o seu fim, a paz virá, por isso quem está em Jesus enfrenta as tempestades sem perder a paz. E essa garantia de que Deus está conosco é a garantia de que estamos protegidos do maligno.

O que vem de Deus gera paz, o que não é d’Ele traz angustia e faz mal. O mais importante nesse momento para ter paz no coração é aderir à vontade de Deus e imitá-Lo. Obedecê-Lo seguindo a Sua vontade, mesmo que tenhamos de abrir mão de algumas coisas e imitá-Lo, aprendendo com Ele a sermos mansos e humildes de coração.

Ser manso é deixar-se tocar pelas pessoas e ser humilde, é perdoar e reconhecer que também erramos. Temos de ser agentes da paz.

Que a paz de Jesus esteja com você! Peçamos ao Espírito Santo a graça de aderirmos às vontades de Deus. “Coloque no lugar, Senhor, tudo aquilo que está desajeitado. Que eu possa ser um agente da paz!”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.