Sorrindo pra vida - 5/12/2012

Saiba discernir o que é agradável ao Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 5 de dezembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 12,1-3:

“Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso verdadeiro culto. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. Pela graça que me foi dada, recomendo a cada um de vós: ninguém faça de si uma ideia muito elevada, mas tenha de si uma justa estima, de acordo com o bom senso e conforme a medida da fé que Deus deu a cada um.

“Deus pede que você ofereça a Ele, em sacrifício, tudo àquilo que não presta”, orienta Márcio.
Foto: Wesley Almeida

“Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o vosso verdadeiro culto.” Oferecer-se em sacrifício é usar o seu corpo para a vida, para a santidade e para o que agrada o Senhor.

Quando se fala em sacrifício, muitos pensam na morte do corpo, mas não é isso. O nosso Deus não é um Deus de morte e Ele não quer esse tipo de sacrifício. Quando falamos em sacrifício, falamos daquilo que nos mata, que não cresce, não alimenta nem traz vida.

Se a sua atitude gerar vida interior, trouxer alegria, coragem e puder gerar vida para outras pessoas, ela é agradável a Deus. Mas, se ela trouxer tristeza, desânimo, prejudicar a sua saúde, ela não agradará o Senhor.

Nós oferecemos o nosso corpo a Deus para que Ele seja fonte de vida e santidade, fazendo coisas que agradem ao Senhor. Por isso, precisamos nos purificar das mentalidades desse mundo, porque ele é muito equivocado e tem muitos valores invertidos. Nós vivemos em um mundo que chama o amor de erotismo e que não conhece o verdadeiro amor. Aqui as pessoas se esqueceram do significado da palavra cumplicidade, do que é uma família.

Muitos, hoje, casam-se pensando que, se não der certo, se separam. Isso é muito mais fácil do que se humilhar e pedir perdão, do que tentar se corrigir. Não é um julgamento sobre essa atitude, pois estamos mostrando o que a mentalidade desse mundo promove nos dias de hoje.

O ideal é que maridos e mulheres se amem e sejam companheiros. Que sejam uma família sólida para preparar seus filhos para o mundo. Muitos podem até pensar que tudo isso é ilusão, mas para dar certo é preciso começar a fazer certo. Podem acreditar, dá certo e é isso que torna possível um relacionamento duradouro.

O Senhor nos diz que é preciso distinguir as coisas boas das más, saber o que é bom, perfeito e agradável a Deus. Para isso, precisamos de luz, da luz que vem do Espírito Santo e nos guia, faz-nos enxergar o que é bom e o que não é.

Ser agradável a Deus no nosso corpo e na maneira de pensar é buscar a verdade, pois ela vai nos mostrar sempre o que devemos ou não fazer, e o que devemos parar de fazer. Tudo isso só vai depender da nossa decisão. O Espírito Santo nos mostra o caminho certo quando acende em nosso coração essa luz, que é a fé.

Diz a Palavra que o justo vive da fé, é ela que ilumina a vida do homem de Deus. Quem caminha sem luz, vive de perdas; mas aqueles que vivem segundo as vontades do Senhor, são iluminados pelo Espírito Santo.

Vejam o conselho maravilhoso que São Paulo nos dá: “Recomendo a cada um de vós: ninguém faça de si uma ideia muito elevada, mas tenha de si uma justa estima, de acordo com o bom senso e conforme a medida da fé que Deus deu a cada um”.

Aqueles que são filhos de Deus não são piores nem melhores que ninguém. Aqueles que vivem segundo a vontade do Senhor não devem ser sensíveis ao julgamento dos outros. Você é um homem de Deus, proteja seus afetos, guie-se por aquilo que Ele inspira em você.

Saiba discernir o que é agradável ao Senhor, renove a sua maneira de pensar, viva a verdade, cultive o que é bom, perfeito e que agrada ao Pai.

Nesta manhã, peça ao Espírito Santo que abra as portas e as janelas do seu coração para que você possa ter uma vida iluminada, verdadeira e aberta a Deus. Não tenha medo de assumir seus erros, de mostrar quem você é, pois isso significa que o seu coração tem pesar por ter errado e quer se redimir.

Deus quer que você viva. Não se conforme com a mentalidade desse mundo, peça a Ele a graça de renovar e transformar a sua maneira de pensar. Que o Espírito Santo lhe dê discernimento para distinguir qual é a vontade do Pai.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.