Sorrindo pra vida - 12/03/2014

Saia da rotina e vá ao encontro de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 12 de março de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 37,1-9.

“É preciso aproximar-se do Senhor para ouvir o Seu chamado”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Como um desastre pode mudar a vida de uma pessoa! Moisés se questiona, dizendo: “Quem sou eu para ir até o faraó?”. Ele se sentia perdido diante do que estava vivendo. Se você ler os versículos anteriores, verá que o faraó havia morrido e quem havia assumido o império era o filho dele, irmão de criação de Moisés, de quem ele tinha medo.

Quando Moisés descobriu que não era filho legítimo do faraó, mas que vinha do povo escravizado por seu pai, ficou perdido, pois vivia como príncipe, mas não se sentia parte daquela família; sabia que pertencia ao povo hebreu, mas não podia se unir a eles, porque não era reconhecido como um deles.

É num momento assim que nós fazemos a besteira de tomar a decisão de agir sem pensar e com violência. Moisés queria libertar o seu povo, e quando viu um egípcio batendo em um dos escravos, lutou contra esse egípcio e o matou. Então, os outros egípcios ficaram com raiva por ele ter feito isso e, ao mesmo tempo, o povo não ficou do seu lado, porque não entendia nada do que ele havia feito.

Sem o apoio de nenhum dos lados e com medo de descobrirem que ele era adotado, que vinha de um povo escravo e havia matado um homem, ele fugiu e se escondeu no deserto por 40 anos. Foram 40 anos de um homem que parou no desastre da sua vida.

Quantas vezes um acontecimento não nos faz parar e desistir? Pior ainda, quantas vezes nós não falamos que a nossa vida começou a “andar para trás” ou que tudo começou a dar errado devido a uma situação, um desastre ou uma doença?

Moisés já não tinha mais perspectivas de vida e vivia sem rumo, infeliz. Quando chegou às terras do futuro sogro, viu que a família estava sendo importunada por alguns pastores e novamente tomou a decisão de agir com violência, mas sem um fim trágico dessa vez. Salvou as filhas dele das mãos dos pastores.

Uma delas se interessou por Moisés e colocou-se à disposição para se casar com ele. Moisés aceitou, porque para ele nada mais fazia diferença. Foi, então, que ele virou pastor das ovelhas do sogro. Veja que triste era a vida de Moisés! Durante todo esse tempo, nem as próprias ovelhas ele possuía. Não que seja ruim trabalhar para outra pessoa, ruim mesmo é não crescer.

Moisés cruzou os braços para sua vida e esperava apenas a morte, tudo porque parou em um desastre. Mas, um dia, aconteceu algo que mudou tudo. Ele tomou a decisão de ir além do que conhecia, saiu da rotina e foi em direção ao desconhecido. Adentrou no deserto com as ovelhas e chegou à montanha de Deus.

Hoje, Deus está pedindo para você entrar no desconhecido, porque é lá que Ele está. O Senhor está pedindo que você mude para encontrá-Lo. Moisés, ao tomar uma decisão diferente, encontrou o Altíssimo. E, pela primeira vez, depois de anos, prestou atenção no que acontecia ao seu redor.

Vendo que a sarça queimava, mas não se consumia, percebeu que algo divino estava acontecendo e, seduzido por aquele fogo que tocou seu coração, aproximou-se para ver melhor. Quando Deus viu que ele se aproximava, chamou-o e ele respondeu.

É preciso se aproximar do Senhor para ouvir o Seu chamado. Quem quer ouvir a voz de Deus precisa se aproximar d’Ele, colocar a mão no fogo e até correr riscos por Ele para ser tocado pela Sua chama, que não queima, mas dá a vida.

Nesta manhã, não é o nome de Moisés que Deus está falando, mas o seu. Ele o chama pelo nome e diz: “Tire as sandálias, pois você está em um lugar sagrado. Eu sou o seu Deus, Eu o aprecio e o amo. Preocupo-me com você e com meu povo. Não tenha medo, a única coisa que pesa contra sua vida é esquecer-se do amor que tenho por você.”

Entendam que, “tirar as sandálias” para estar na presença de Deus, é um sinal de respeito, é se despojar e se reconhecer como servo do Senhor. No momento em que Moisés tirou as sandálias, Deus se revelou a ele. Isso também acontece conosco quando, em oração, deixamos cair nossas seguranças diante do Pai e nos entregamos a Ele para que Ele se revele e nos dê muito mais.

Deus estava, ali, para mostrar a Moisés que Ele sabia da aflição do Seu povo e escutava o seu clamor e que precisava dele para libertá-los. Moisés se questionou: “Quem sou eu para tirar os filhos de Israel do Egito?”. E o Senhor lhe respondeu: “Eu estou com você! Este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha”.

Nesta manhã, Deus está dizendo que vê as suas lágrimas, ouve as suas preces e que o vai libertar. Ele só precisa que você siga em frente. Se, assim como Moisés, você se questiona diante de um problema ou de uma fraqueza, o Senhor vem lhe dizer: “Eu estou com você.”

Louvado seja o nome do Senhor agora e para sempre! Amém.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.