Sorrindo pra vida - 13/03/2013

Sábio é aquele que caminha com Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 13 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Apocalipse 3,7-13.

“Os mandamentos de Deus são orientações de vida eterna que nos purificam”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Quem é sábio e inteligente entre vocês?” Como o homem pode saber se ele é cheio de sabedoria e inteligência aos olhos de Deus? Como saber se uma pessoa é, realmente, sábia e inteligente? A Palavra diz: “Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde.”

É o nosso comportamento que mostra o que nós somos. As pessoas inteligentes e sábias têm um procedimento bom e mostram isso pelo seu crescimento espiritual.

Na vida, em tudo nós precisamos crescer. Quem não cresce, retrocede. A Palavra nos diz que nós não podemos ser como crianças, sempre inconstantes, imaturos e sem discernimento. Nós fomos chamados por Deus a viver com profundidade e fecundidade, e só o que é bom e fecundo produz vida. O que é mal corrói e destrói a vida.

Quando decidimos tirar essa inconstância da nossa vida, paramos de desperdiçar a nossa força e começamos a amadurecer. Daí, o Espírito Santo nos mostra onde devemos colocar essa força para nos tornarmos mais maduros e equilibrados e aprendermos a escolher o que é a vontade do Senhor para nós.

Às vezes, a tentação nos coloca a fazer o que não deveríamos fazer. O mal disso é que, fazendo o que era desnecessário, nós perdemos a oportunidade de fazer o que era realmente necessário.

Discernimento não é apenas separar o mal do bem, mas escolher, entre as coisas boas, o que é necessário e destinado a cada um de nós. A sabedoria nos mostra o que devemos fazer e também mostra que nós nascemos para Deus. A pessoa sábia transborda espiritualidade e sabe aproveitar a vida, porque tem, no coração, o que há de melhor: Deus.

A pessoa sábia está sempre contente, porque sabe que o Senhor deu a cada um o necessário. Ela não tem inveja, porque sabe que o Pai tem uma porção reservada para cada um e não deseja o mal. Ele traçou um caminho de felicidade para todos.

Como mostrar que estamos ficando mais inteligentes e sábios? Pelo caminho que nós nos disponibilizamos a percorrer com Ele e pelo crescimento espiritual.

Desenvolver-se espiritualmente é ser uma pessoa melhor, agindo sempre com amor, bondade e mansidão. É como o milho, a qual, quando colocado na panela aquecida, prepara-se para estourar e virar pipoca. O milho que não virou pipoca deixou de ser o que deveria ser. Esse milho que não se abriu para uma nova vida, não o fez, porque não quis passar pela tribulação. Ele se fecha, não estoura e acaba se queimando.

Quando, diante do sofrimento, a pessoa decide não crescer, ela se queima e acaba se tornando uma pessoa triste, porque se engessou e isso se torna uma dificuldade para ela.

Ser criança é bom, mas ninguém quer sê-la para sempre. O Espírito Santo colocou, no nosso coração, a necessidade de crescer até a estatura de Cristo, e quando falamos em estatura, não é até a Sua altura, mas sim de deixar que Deus nos inunde, cada vez mais, com o Espírito Santo até a mesma altura com que Ele inundou Jesus.

Crescer espiritualmente é transbordar a presença de Deus até que todo mal desapareça da sua vida. É chegar num ponto que os outros olhem para você e vejam as maravilhas do Senhor na sua vida. É viver com verdade, amor e gentileza.

O Senhor Jesus trabalha em nós o tempo todo. Todos os dias, Ele vai nos polindo para que o mal saia da nossa vida, até que Seu rosto se reflita em nós.

Então, quando você passar por um atrito, não fique chateado, porque Deus o está moldando e aproveitando as contrariedades para arrancar de você tudo o que o impede de ver a imagem d’Ele.

A Palavra mostra que Deus nos molda, todos os dias, e Ele nunca se cansa. Quando Ele nos purifica, começamos a agir pela mansidão da sabedoria. De maneira simples, nós crescemos em Cristo quando estamos cheios do Espírito Santo e vivemos o Seu Evangelho que é a sabedoria.

Os mandamentos de Deus são orientações de vida eterna que nos purificam. Quando Ele age em nós, manifestamos sabedoria pura, cheia de paz, a qual nos torna pessoas conciliadoras com o próximo.

Quem está sendo trabalhado pelo Espírito age pelo bem, respeita os outros e dá bons frutos. Tudo isso só é possível com Deus. Mesmo que a pessoa tenha boa vontade, não consegue viver tudo isso sem a presença do Paráclito.

Fiel é Deus que age em você por meio da Sua palavra e lhe dá forças para colocá-la em prática. Você só precisa querer.

Se você quer, então abra seu coração para o Espírito Santo, a fim de comece novamente a agir com a mansidão que vem da sabedoria, sem inveja, ciúmes e rivalidade, deixando que Deus o guie para o bem.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.