Sorrindo pra vida - 03/10/2013

Renuncie ao homem velho

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 3 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Efésios 4,22-24:
“Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.”

“A sua vida muda quando você começa a mudar alguns hábitos”, afirma Márcio.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

A nossa vida muda quando mudamos o nosso jeito de viver. Muitas pessoas dizem: “Queria tanto que a minha vida mudasse”, mas continuam fazendo a mesma coisa todos os dias; dessa forma, nada muda mesmo!

A sua vida muda quando você começa a mudar alguns hábitos. Quando você muda o seu jeito de agir, começando pelo jeito de pensar ou pelas pequenas coisas, como um gesto de carinho ou ao chegar cinco minutos mais cedo em um compromisso. Isso faz toda a diferença e transforma sua vida.

Pequenos detalhes, que nós vamos mudando no nosso comportamento, fazem bem a nós e afetam diretamente no humor de outras pessoas. Depois, passamos para coisas maiores, tirando a mentira da nossa vida, deixando de devolver, com grosseria, algo que nos irritou. É um hábito difícil, mas que, com o nosso empenho, pode dar certo.

Se nós queremos entrar em uma vida nova, passar das trevas para a luz, como ensina a Palavra, precisamos deixar de viver como “homens velhos” [na Bíblia, esse termo se refere a antigos hábitos e não à idade].

A pessoa que vive como “homem velho”, vive sem fé, sem Cristo. Algumas pessoas confundem fé com pensamento positivo. Fé não é passar a responsabilidade da nossa vida para Deus e deixar tudo nas mãos d’Ele. Fé é poder contar com o Senhor, mas fazendo a nossa parte.

A fé permeia tudo na nossa vida, mas, além de ter fé, nós precisamos agir e fazer a nossa parte. Existem coisas, por exemplo, que nós reprovamos, mas que não deixamos de fazer. Isso é viver de maneira velha e a Palavra nos pede que nos despojemos desse modo de vida.

O Senhor quer que nos tornemos homens novos, que cresçamos em amor, paz, alegria, justiça; e nós podemos, com a graça de Deus, ser pessoas melhores, mais felizes e fazer os outros felizes.

É claro que, da mesma forma que podemos crescer nas coisas boas, existem tendências que nos levam para baixo e nos estragam por dentro. Sozinhos nós não conseguimos tirar essas coisas ruins da nossa vida. Só Deus pode fazer isso por nós, mas, para Ele nos conceder essa graça, precisamos reconhecer nossa condição diante d’Ele e admitir que existem coisas na nossa vida que precisam mudar.

Se você não admitir , você não vai conseguir corrigir a sua vida. Não basta ter pensamento positivo e acreditar que ela vai mudar e pronto. Você precisa agir e deixar o que precisa ser mudado para trás. Isso é ter fé, isso traz a salvação.

Então, é na presença de Deus, pela convicção do nosso coração, que nós nos despojamos, renunciamos a esse “homem velho” e tiramos, definitivamente, o mal da nossa vida, para renovarmos os sentimentos da nossa alma.

Vejam o que diz a Palavra de Deus: “É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade”. Deus nos indica onde podemos encontrar forças para fazermos a Sua vontade: É no Espírito Santo.

Você é forte quando se une a Deus. A Palavra do Senhor é a sua força para vencer o maligno. Por isso, nesta manhã, tome consciência de que você pode ter uma nova vida em Deus Pai, e de que a sua felicidade vem do Espírito Santo, pois é Ele quem dá a vida.

Você tem a graça de Deus, a Luz do Céu, que é o Espírito Santo, para iluminar a sua vida. Renuncie a vida velha, entregue seus pecados e os pesos que você carrega nas mãos do Pai.

A sua mudança acontecerá por dentro e por fora, pois o Espírito mudará o seu coração e essa mudança será refletida no seu dia a dia. Faça, hoje, essa experiência com a Palavra de Deus.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.