Sorrindo pra Vida - 21/09/2011

Renuncie a tudo para obter as recompensas de Deus

Mensagem de Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 21 de setembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Mateus 19, 27 – 30:
27. Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: “Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?”
28. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
29. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.
30. Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros.

“A recompensa de receber cem vezes mais se refere às coisas concretas que Deus realiza em nossas vidas”, afirma Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Para entendermos melhor porque Pedro indaga Jesus sobre a recompensa que ganharia por segui-lo basta lembrarmos o diálogo de Jesus com um jovem rico, onde Jesus lhe diz para vender todos seus bens e dar o dinheiro aos pobres para que obtivesse um tesouro no céu e, só depois, seguisse a Jesus.

O jovem era muito rico e ao ouvir tais palavras de Jesus, ficou muito triste, pois ele entendeu que era preciso renunciar toda sua riqueza para seguir a Jesus e viver da Divina Providência. Então, o jovem entristecido desiste e vai embora.

Os discípulos, ao verem aquela situação, ficam perplexos, então, Pedro toma a palavra e pergunta a Jesus qual a recompensa que obteriam por ter deixado tudo para segui-Lo.

Com essa indagação de Pedro, nós podemos tirar um ensinamento muito valioso: sempre esperamos alguma coisa como recompensa, mas para obtermos a recompensa de Deus temos que renunciar a muitas coisas boas e ruins.

A recompensa de Deus para nós são duas. A primeira recompensa diz respeito a eternidade e a segunda sobre a vida neste tempo. Todos que optam por renunciar a tudo em busca de algo infinitamente maior e melhor, ou seja, o seguimento a Cristo, terão como herança a vida eterna e receberão cem vezes mais.

A recompensa de receber “cem vezes mais” refere-se a coisas concretas que Deus realiza em nossas vidas, como a conquista de um emprego, o milagre da cura de uma doença ou de um nascimento de um filho para uma família incapaz na visão dos médicos.

Todos os milagres que ocorrem em nossa vida referem-se a esta recompensa de receber “cem vezes mais” de Deus. E a mensagem, por trás dessa passagem bíblica, diz respeito a vivermos uma vida virtuosa, ou seja, praticarmos o bem em todas as circunstâncias para tornarmo-nos semelhantes a Deus.

Vale a pena ser virtuoso e se esforçar para fazer o bem. Portanto, hoje, pratique o bem. Mesmo que você seja humilhado e perseguido, pois o mundo não tolera uma pessoa virtuosa. Peça a Deus para ter força em enfrentar o mal, disposição para viver uma virtuosa. Peça a coragem para renunciar às coisas – boas e ruins – e seguir a Jesus. Desta forma, você obterá a recompensa de receber “cem vezes mais” nesta vida e, também, a herança da vida eterna.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone