Sorrindo pra vida - 12/11/2013

Refugie-se no amor de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 12 de novembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 52.

“Em vez de ficar assim, cultivando a ideia de pagar o mal com o mal, pense no bem que você tem deixado de fazer”, orienta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, este Salmo foi escrito em uma situação muito complicada. Para entendermos melhor todo esse contexto, temos de ler a Passagem que está em I Samuel 22,9.

Em I Samuel, vemos que um espírito maligno se apossou de Saul, porque ele ficou sabendo que Davi tinha sido escolhido para ser o rei de Israel. Saul, que caiu na idolatria, sabia que, em breve, não seria mais rei e por inveja, atormentado por esse espírito do mal, começou a perseguir Davi para matá-lo, por isso este fugiu.

Em fuga, Davi encontrou um sacerdote de Deus, Aquimelec, que acolheu ele e todos os seus, oferecendo-lhes mantimentos. Além disso, Aquimelec também deu a Davi orientações do Senhor.

O rei, sabendo disso, pediu a um de seus oficiais, Doeg, que trouxesse Aquimelec e os outros sacerdotes de Nob. O rei chamou a atenção de Aquimelec e perguntou por que ele havia acolhido Davi. Aquimelec respondeu: “Eu ajudei Davi, porque ele sempre foi fiel ao Senhor e eu não sabia que o rei não gostava dele”.

Saul virou-se para seus oficiais e lhes disse: “Quero que vocês matem esse sacerdote”, mas ninguém se moveu. Então, ele olhou para Doeg e ordenou que ele matasse o sacerdote com sua espada. Doeg matou Aquimelec e todos os outros sacerdotes que estavam com ele. Depois, foi até Nob com os guardas e devastou toda a cidade dos sacerdotes, matando crianças, mulheres e todo o povo que morava lá. Mas houve um sobrevivente: Abiatar, filho de Aquimelec.

Abiatar foi atrás de Davi e, chorando, contou que todos haviam morrido. Davi olhou para ele e disse: “Fica comigo, porque os que me odeiam também o odeiam. Enquanto você estiver aqui, ficará protegido”. Davi, então, assumiu Abiatar e cuidou dele. Assim nasce o Salmo 52. Vendo toda essa situação de maldade humana, inveja, violência e morte, Davi, mesmo perseguido, escolheu o bem.

Hoje, nós também vivemos uma realidade assim. Crianças mortas no ventre de suas mães, violência contra elas, pedofilia. A nossa juventude destruída pela falta de amor, pelas drogas. Famílias destruídas por uma cultura de morte, por tudo que não presta. Mas, mesmo diante de todas essas coisas, nós temos de escolher o bem e o amor.

Se você está com o coração cheio de vingança, de ódio, lembre-se do sacrifício de amor que Deus fez por você. Em vez de ficar assim, cultivando a ideia de pagar o mal com o mal, pense no bem que você tem deixado de fazer. Davi, vendo todo mal que aconteceu, escolheu fazer o bem. Faça essa escolha também.

O CIC – Catecismo da Igreja Católica – ensina, no número 1394, como fazer para escolher o bem e não pagar o mal com o mal: pela Eucaristia, pelo amor que Cristo reaviva em nós no momento da comunhão. Meus irmãos, quando comungamos, nos enchemos do amor de Deus, o qual nos leva ao bem.

Nesta manhã, refugie-se no amor de Deus. Cabe a você fazer essa escolha. Se você está ressentido, magoado, com ódio de alguém ou de alguma situação, decida-se pelo amor. Apesar de toda contrariedade e decepção, busque o Senhor. O propósito para você, no dia de hoje, é escolher a vida que vem do céu, que é Deus.

“Quanto a mim, como oliveira verdejante na casa de Deus, é no amor do Pai que eu confio para sempre e eternamente. Vou celebrar-te para sempre, porque agiste; e diante dos teus fiéis vou proclamar teu nome, porque ele é bom.” Que sejamos como oliveiras verdejantes, refugiados no amor de Deus.

“Espírito Santo, reaviva nosso amor pela Eucaristia e pela Igreja e o amor uns pelos outros, em família. Onde houver desamor, ódio, ressentimento, vingança, que as pessoas decidam-se pelo bem, pelo amor e pela santidade. Espírito Santo de Deus, reaviva em nós o amor, a caridade, vai aos corações que estão cheios de ódio, vingança, tira deles toda angústia, toda maldade e coloca no lugar o amor. Diante de um mundo que nos ensina a pagar o mal com o mal, ensina-nos a pagar o mal com o bem, somente por Tua graça isso é possível. Traz paz ao nosso coração, queremos nos refugiar em Ti, que és o amor do Pai.”

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.