Sorrindo pra vida - 03/06/2014

Reescreva sua história com Jesus

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 3 de junho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 21,1-17:

“Jesus acredita em nós mesmo em meio às nossas infidelidades”, afirma padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Durante essa semana, estamos vivendo a preparação para a Festa de Pentecostes. Nesta manhã, na meditação da Palavra de Deus, vemos a história de Pedro, o escolhido de Jesus que tinha, em seu coração, o desejo ardente de dar a sua vida pelo Mestre. Pedro era um homem impulsivo; exemplo disso é o fato de ele ter afirmado que nunca negaria Jesus Cristo, mas o negou três vezes. Quando fez isso, seu coração ficou ferido. Ele experimentou a Ressurreição, mas não a alegria do Ressuscitado. Com o coração ferido, o apóstolo não conseguiria viver Pentecostes. Pedro fala aos discípulos que voltaria a pescar, voltaria à vida antiga.

Com cada um de nós também acontece isso, ou seja, quando desanimamos, quando desistimos de alguma coisa ou de alguém, queremos voltar à nossa antiga vida. Algumas vezes, essa decepção vem por meio de pessoas, mas nossos olhos têm de estar fixos em Cristo, é n’Ele que devemos depositar a nossa confiança.

A Palavra de hoje nos fala que Pedro e os outros discípulos passaram a noite toda pescando, mas não conseguiram nada; ao amanhecer, Jesus apareceu na praia e lhes pediu que jogassem as redes do outro lado. Eles, então, pescaram muitos peixes. Essa noite que eles passaram refere-se às trevas pelas quais nós passamos na vida, e Jesus é a luz que aparece, ao amanhecer, para iluminar e direcionar nossa vida.

Na praia, Jesus havia preparado brasas e havia peixe e pão. Este é o momento que Ele prepara o local para a cura de Pedro. Quando este declara que daria sua vida por Jesus Cristo, mas acabou negando-O, podemos imaginar como estava o coração dele ao reconhecer que aquele homem, na praia, era seu Mestre. Pedro tinha, naquele momento, um coração machucado, receoso e doloroso por ter negado o Senhor. Jesus foi ao encontro do discípulo para curá-lo, pois acreditou nele, assim como acredita em nós, mesmo em meio às nossas infidelidades.

Jesus foi ao encontro de Pedro para curá-lo, porque a experiência transformadora de Pentecostes não seria a mesma se ele estivesse com seu coração ferido e machucado. O Senhor acredita em nós assim como acreditou em Pedro.

Quando o discípulo desistiu, o que será que as pessoas falaram dele? Nós, em nossa caminhada, quantas críticas recebemos das pessoas quando pensamos em desistir ou quando nosso coração ferido, traído e magoado quer largar tudo e voltar à vida velha?

Jesus perguntou a Pedro: “Tu me amas mais do que esses?”. Ele é sincero e diz que O ama com amor de amizade, mas não estava ainda pronto a dar sua vida por Jesus. Diante das tribulações, das doenças e dos problemas financeiros que vivemos, Jesus fala para nós: “Tu me amas?”. Ele perguntava a Pedro sobre um amor de entrega, sem reservas, aquele que é capaz de dar a vida pelo outro, mas Pedro, naquele momento, em seu ato de amor, disse ao Senhor que O amava com amor fraterno, amigo; no entanto, o discípulo foi capaz, no fim de sua vida, de morrer por Jesus e viver seu amor doação.

Todo o processo de cura na vida de Pedro acontece, hoje, conosco. O Senhor insiste em nos curar. Temos a marca de Deus, e essa nunca sairá de nós. Por acreditar em nós, Ele insiste, todos os dias, e nos pergunta: “Ama-me mais do que estes?”.

Ao perguntar pela terceira vez a Pedro se ele O amava, segundo alguns teólogos, Jesus se iguala ao nível do discípulo ao lhe perguntar sobre o amor Ágape, que é o amor doação, mas Pedro Lhe respondia em amor Philia, que é o amor de amizade, de admiração. Pedro respondeu Philia, mas viveu Ágape. Se não abrirmos nosso coração à cura interior, de nada adiantará recebermos o Espírito Santo, pois não causará efeito nenhum em nós.

É a força do Ressuscitado que nos eleva. Pedro foi sincero com Jesus. Este perguntava se Pedro O amava, e o pescador dizia que O admirava. Três vezes Jesus pergunta se Pedro o amava, porque este O havia negado três vezes, e a cura aconteceu.

Jesus quer ir à raiz dos nossos problemas. O que hoje em sua história o leva a não conseguir caminhar? Não se perdoar é um sinal de orgulho. Prender-se ao seu passado é não crescer e ficar estacionado no caminho.

Precisamos reescrever a nossa história com Jesus. Todos os dias, temos a oportunidade de reescrever a nossa história no Senhor. Se Jesus não tivesse aparecido, Pedro teria voltado à sua vida de pescador. O convite para nós, nessa manhã, é vivermos como pessoas novas, ressuscitadas; não devemos parar em nossos erros, mas deixar que o Senhor nos cure. Temos de retomar a vida para a qual Ele nos chama.

Deixe de lado seu pessimismo, suas queixas e lamúrias. Viva a restauração que, hoje, Cristo quer nos dar. Pentecostes acontecerá em nossa vida mediante a abertura que dermos ao Senhor para que Ele cure o nosso coração.

Apresente a Deus suas dores, reze com sua vida. Que o Espírito Santo nos ajude a acreditar neste Deus que acredita em nós.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva