Sorrindo pra Vida - 23/05/2012

Recebemos os dons carismáticos para servir ao próximo

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 23 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Coríntios 12, 1-11.

“Deus se manifesta com o poder do Seu Espírito pelos dons carismáticos”, ressalta Alexandre
Foto: Maria Andréia

Vejam, meus irmãos, que a Palavra hoje nos traz o ensinamento de Paulo à comunidade de Corinto. Em um momento muito complicado, no qual seu ministério vivia um tempo de fracasso, ele se apresenta, com humildade, para ensinar a comunidade a viver os dons com discernimento. Deus se manifesta com o poder do Seu Espírito pelos dons carismáticos, e o apóstolo começa a pregar com simplicidade e uma grande conversão acontece nesse lugar.

O apóstolo Paulo faz várias advertências à comunidade, pois ali ocorriam muitos escândalos, direcionando-a: “Aqui há uma grande diversidade de dons, manifestem esses dons carismáticos.” Porém, o povo de Corinto gostava de espetáculos e achava que esses eram grandes atrações, festas circenses, por isso ele exorta a todos dizendo que estes [dons do Espírito] são dados para ser usados a serviço da Igreja e com muita ordem. Assim, ele os vai orientando da melhor maneira possível.

Hoje nós falamos dos dons de serviço, que nos são dados para o bem comum e a serviço da Igreja. E podemos ver na Palavra que Paulo afirma: “Há diversidade de dons e de ministérios, mas o Senhor é o mesmo, Ele realiza tudo em todos”. Havia uma confusão nessa comunidade, por isso São Paulo diz que a cada um era dada a manifestação do Espírito, citando esses dons. Em especial vamos falar de dois: o de sabedoria e o de conhecimento. Conhecimento, que pela tradução, significa “ciência”.

É importante sabermos o significado de cada uma dessas palavras. Monsenhor Jonas traz em seu livro: “Aspirai aos dons espirituais” uma explicação sobre isso, na qual afirma que o dom da palavra de ciência é como um diagnóstico. Deus nos dá um conhecimento impossível de ser alcançado somente pelo nosso esforço. Esse dom indica algo que o Senhor quer realizar, que nos é dado por meio de uma palavra ou imagem. No momento em que apresentamos essa imagem ou palavra à pessoa que recebe a oração, esta funciona como uma chave de interpretação.

Essa palavra não é uma adivinhação, mas sim o diagnóstico que Deus nos oferece, revelando, por intermédio de pessoas preparadas para isso, o que Ele quer que façamos para solucionar nossos problemas. Ele olha por nós e cuida das nossas necessidades. Por essa razão, as pessoas que têm o dom da palavra de ciência precisam ter discernimento para interpretar a palavra que é dada por Deus.

Cada pessoa tem um problema em sua vida e Deus Pai, sabendo disso, mergulha na história de cada uma mostrando-lhe o diagnóstico. Como é bom receber a luz de Deus e saber que Ele cuida de nós! O dom da palavra de ciência não é para a pessoa se sentir melhor que os outros, mas sim, para que ela leve cura e libertação para o irmão e revele a ele o trono da graça do Rei.

Monsenhor Jonas também afirma que sabedoria e ciência caminham juntas, como dois remos que conduzem o povo de Deus. A sabedoria, nesse caso, não é sabedoria humana ou cultura, é sabedoria vinda do Espírito. Esse dom o Senhor não quer para apenas alguns pregadores ou estudiosos, mas sim para todos. Para que todos possam levá-lo a qualquer pessoa.

Por estarmos batizados no Espírito Santo de Deus, Ele se manifesta em nós. É a terapia e o modo como vamos cuidar de nós e dos demais. Ele é tão maravilhoso que não só nos dá o diagnóstico do trauma, como também mostra como devemos tratar a ferida.

Para que esses dons frutifiquem é preciso haver um ambiente propício e também que a pessoa seja de oração.

Hoje, pedimos ao Senhor a graça da escuta. É preciso silenciar diante das circunstâncias para ouvir ao Senhor. Ele nos dá os dons para sermos dóceis. Vamos pedir a Ele a graça de recebê-los [dons], para caminharmos na santidade e para servi-Lo em prol do irmão. Tomemos posse desses dons no dia de hoje.

Somos conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, não podemos deixar que a soberba tome conta de nós. Deus não quer um povo arrogante. Que hoje, pelo batismo do Espírito Santo, possamos receber esses dons carismáticos para servir. Obrigado, Senhor, por esta graça.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.