Sorrindo pra vida - 09/04/2013

Receba Jesus com alegria

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 9 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 19,1-10.

“Jesus tem ‘fome’ do seu coração e lhe diz: ‘Vinde a Mim'”, ressalta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Imagine você pegando um trem para chegar a um destino final. Você sabe que seu objetivo é a última estação, onde terá de descer; mas, no meio do caminho, você passará por muitas outras estações e nelas verá coisas boas e ruins.

É isso que Lucas quer nos mostrar, o caminho que Jesus fez até Jerusalém. O Senhor decide ir para Jerusalém para viver a Sua Páscoa, entregar a Sua vida. Os apóstolos tinham medo, mas nada impedia Jesus.

Ele foi seguindo Seu caminho, curando e libertando as pessoas, passou por uma aldeia de samaritanos, os quais não O quiseram por lá, até que chegou a Jericó.

Lá, havia um homem chamado Zaqueu, invejado por sua riqueza e odiado por trabalhar recolhendo impostos para os romanos. Ele ouviu dizer que Jesus ia passar por ali e queria muito conhecê-Lo, mas não conseguia ver o Senhor, porque Zaqueu era muito baixo. Então, correu e subiu em uma árvore para ver Jesus passar.

O salmista diz que o Senhor passou por ali, olhou para cima, parou e disse: “Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa”. O cobrador de impostos poderia ter se vangloriado por receber Jesus em sua casa, mas não, ele desceu rapidamente da árvore e foi recebê-Lo com muita alegria.

Essa mesma felicidade é citada por nosso querido Papa Francisco: “Cristão nunca pode ser triste, já que a sua alegria vem do encontro com Jesus”.

Zaqueu, mais do que ninguém, experimentou essa alegria de ter um encontro com Jesus. Ele desceu da árvore e acolheu o Senhor em sua casa. Mas lá estavam doutores da lei, comadres e fariseus, os quais falavam mal e criticavam Cristo por ter ido se hospedar na casa de um pecador. Zaqueu, vendo isso, olhou para Jesus para ver Sua reação, mas Ele não disse nada.

O Senhor poderia falar a Zaqueu que este fazia muitas coisas erradas, mas, em nenhum momento, Ele disse estar decepcionado. Ele apenas entrou na casa e conviveu.

O silêncio de Jesus incomodava Zaqueu, porque a vida toda ele foi julgado. Bastou a presença de Deus naquela casa para aquele homem mudar de vida.

Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Ele foi tocado com a presença de Jesus e converteu-se. Depois disso, Jesus disse: “Hoje, a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Eu vim procurar e salvar o que estava perdido”. Logo mais, Jesus foi para Jerusalém e lá deu a Sua vida por amor a nós.

Apenas com Sua presença, Jesus transformou a vida daquele homem. Você pode viver essa mesma experiência, todos os dias, na Santa Missa, na Eucaristia. Cristo entra no seu coração e não diz nada, mas, na comunhão, quando você coloca a mão no coração, fecha os olhos e O adora, Ele transforma a sua vida.

A beata Tereza de Calcutá diz: “A Eucaristia contém mais que aquilo que se recebe, contém também o silêncio da fome de Cristo. Ele diz: ‘Vinde a mim’. Ele tem fome de almas.”

É Jesus quem tem ‘fome’ do seu coração e lhe diz: “Vinde a mim”. Hoje, desça da árvore e faça como Zaqueu, que recebeu Jesus com alegria. O Senhor dá-se a você em cada Santa Eucaristia. Receba-O com alegria. Você vai esperar que Ele diga muitas coisas, mas, talvez, Ele não diga nada, porque basta a presença d’Ele para mudar o seu coração.

Deixe Jesus entrar na sua casa no dia de hoje. Ele quer falar ao seu coração; mais do que falar, Ele quer ser presença. Diante do silêncio d’Ele, deixe-O curar seu coração.

Jesus estava indo para Jerusalém, mas, quando saiu da casa de Zaqueu, deixou uma lição: “Ninguém está sozinho”.

Não sei o que dói no seu coração, mas, por maior que seja essa dor, infinitamente maior é a presença de Deus. Ele jamais o abandonará. Faça, na Eucaristia, o encontro com Deus que está presente em todos os momentos, faça a experiência dessa alegria. Ouça o que Jesus tem a dizer ao seu coração.

“Sou eu que amo e eu quero assim. Suprirei o que te falta, vem receber-me.” Que essas palavras fiquem, hoje, no seu coração. Amém.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.