Sorrindo pra Vida - 18/06/2010

Queremos um coração em sintonia com Deus, mesmo quando dormimos

Mensagem do Ricardo Sá no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 18 de junho de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: São Mateus 13, 24-30.

Ricardo Sá
Foto: Wesley Almeida

Esta parábola é muito rica, primeiro porque ela fala de como o Reino de Deus se estabelece. O Reino de Deus é estabelecido em nosso coração. Nós queremos semear a boa semente, mas a Palavra nos alerta que “na hora em que os homens repousavam, veio o inimigo e semeou o joio e partiu”.

O que precisamos fazer para conservar no nosso coração a Palavra de Deus? Quem é que vai nos ajudar a fazer com que ela cresça e produza frutos na nossa vida? O próprio Deus e a Palavra nos afirmam que: “A minha Palavra não volta sem antes ter cumprido a sua missão”. Quem recebe a Palavra de Deus, todos os dias, dá frutos, porque é o próprio Deus sendo plantado no interior dessa pessoa.

O diabo não dorme; e o que vai nos ajudar a não dormir e o inimigo vir semear o joio no nosso coração? É preciso pedir a graça a Deus de não “dormir” mesmo quando dormimos, ou seja, de estarmos com o nosso coração em sintonia com o Senhor mesmo quando estamos dormindo.

O joio e o trigo são muito parecidos, quase não dá para distingui-los. Dentro de nós foi plantada a semente do Reino de Deus, porém, por causa da nossa fraqueza, porque “dormimos”, o joio também é semeado em nosso interior. E aqui está a nossa luta, nós conhecemos nossas fraquezas, por isso, muitas vezes, confessamos e não queremos mais repetir aqueles pecados, mas acabamos pecando novamente. Este é o joio que está dentro de nós, mas que ainda não é tempo de arrancá-lo, pois o joio e o trigo estão dentro de nós. No entanto, precisamos olhar para o desejo de santidade do nosso coração, para a nossa luta em ter sentimentos de pureza e de intenção.

Esta luta nos faz rezar o “Vinde, Espírito Santo!”, porque as duas coisas [joio e trigo] estão plantadas dentro de nós, e precisamos pedir a graça de Deus, clamando: “Vem, Espírito Santo! Meu Deus, me ajuda!” Porque, muitas vezes, o joio é demonstrado por meio das antipatias e dos julgamentos dentro do nosso coração, e muitas vezes, por causa disso não olhamos para nós, mas para o outro e queremos arrancar o joio do coração dele. Contudo, precisamos olhar com misericórdia para os nossos irmãos, porque é possível que eles estejam vivendo as lutas entre “o joio e o trigo” dentro de si. Por essa razão, nós precisamos pedir a sabedoria do Espírito para não desistir das pessoas. Esta é a luta para a nossa santidade.

A partir da Palavra de Deus Pai, Jesus dirá qual é o tempo certo de os ceifadores arrancarem o joio. Quando encontrarmos o joio dentro de nós e dentro dos outros, não podemos arrancá-los; precisamos ser pessoas misericordiosas. É preciso paciência uns com os outros.

À medida que o trigo floresce, ele dá cachos, e porque pesa, ele se dobra. E é dessa forma que se distingue o joio do trigo. Por essa razão é preciso que as coisas boas de nosso interior cresçam, e quanto maior e mais florida a pessoa for, tanto mais ela se curva, porque é natural que o trigo se dobre. Reconhecemos um homem de Deus quando ele se dobra, quando ele está sempre de joelhos curvados diante do Senhor. Enquanto o joio fica na imponência e nunca se dobra.

Ricardo Sá
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

Confira outros programas “Sorrindo pra Vida”

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

Mensagem diária do Ricardo Sá

Blog do Ricardo Sá

Conte a sua história de amor e superação para a Canção Nova

Blog do Eto

Confira DVD do programa Sorrindo pra Vida com o Eto

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Revista Canção Nova de junho de 2010

Canção Nova realiza 1º Encontro Rede de Desenvolvimento Social