Sorrindo pra vida - 23/06/2014

Queremos ser reencontrados pelo Pai

Mensagem do Padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 23 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 15,11-24:

“Seja o filho reencontrado e não mais o filho pródigo”, afirma padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de Deus tem o poder de transformar nossa vida. Hoje, ela nos ensina a importância do amor misericordioso do Pai por nós. Pensamos que o filho pródigo é somente aquele que sai, esbanja seus bens e volta para a casa do pai. Não! Todos nós somos filhos pródigos.

A divisão da herança acontece após a morte do pai, mas aquele filho pediu sua parte antecipada ao pai e foi embora. A Palavra nos mostra a liberdade que Deus nos dá. Por ter nos criado livres, Ele propõe o caminho, mas a escolha é nossa. Deus não impõe, Ele apenas propõe. A escolha entre o certo ou o incerto é nossa.

Quando o filho mais novo pede sua herança, ele corta seus laços com a família. Era possível que ele nunca mais voltasse para a casa, porque esbanjou tudo numa vida desenfreada. Podemos refletir: Quais os bens recebemos de Deus? O batismo, a Eucaristia, o crisma. E como nós os temos usado?

Descobrimos quem são nossos amigos quando passamos por necessidades, pois amigo de verdade é aquele que está ao nosso lado não pelo que possuímos, mas por quem somos.

Aquele filho mais novo, após gastar toda a herança dada a ele por seu pai, até a lavagem dos porcos pensou em comer para saciar sua fome. Mas o ponto que devemos refletir é: não devemos parar em nossos erros.

O que estamos fazendo com o nosso casamento? O que estamos fazendo com a nossa afetividade e sexualidade? Como está a nossa caminhada de fé, a nossa busca por Deus? Em alguns momentos da vida, precisaremos parar para refletir sobre como estamos vivendo nossa caminhada.

Esse jovem fez uma reflexão e, ao ver como sua vida estava, não ficou parado. Sabiamente, ele decidiu voltar para casa de seu pai e tomar um rumo na vida. O filho não sabia se o pai o acolheria novamente, mas voltou para casa.

Quanto tempo faz que você não confessa seus pecados, suas limitações? A confissão nos abre para uma vida nova, para um tempo novo. Não deixe seu orgulho o aprisionar e o privar de viver a experiência do amor de Deus. Admita seus erros perante o Senhor. Caiu, levante-se! Levante-se na misericórdia de Deus.

A atitude do pai, nesta parábola, é fantástica. Quando ainda longe, o pai avistou o filho e se encheu de compaixão. Na sua decisão de voltar para Deus, Ele já está indo ao seu encontro para amá-lo, acolhê-lo e abraçá-lo. Na decisão de dar um passo para voltar a Deus, Ele já deu dez em sua direção.

Quando criança, muitos de nós fomos induzidos a ver Deus como um carrasco, um juiz: “Não faça isso, porque Deus castiga”. Mas Deus é misericórdia, é amor.

Se o pai avistou o filho chegando, é porque ele acreditava que o jovem retornaria. Para os pais sempre há uma esperança. Quanto tempo temos esperado pra voltar a casa do Pai? Deus continua nos esperando. Independente de termos gastado nossa vida em coisas erradas, Deus continua nos esperando e nos acolhendo.

Quanto tempo você vai deixar Deus esperando por você? É preciso tomar a decisão de querer voltar para o Pai, confessar seus pecados e lutar para viver uma vida nova. Volte para o Senhor no dia de hoje. Seja o filho reencontrado e não mais o filho pródigo.

Que tenhamos nosso encontro com o Pai das Misericórdias. Que o Espírito Santo venha sobre nós e faça brotar, do nosso coração, o desejo de sermos homens e mulheres novos de Deus.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva