SORRINDO PRA VIDA - 26/11/2014

Quem ama não critica

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 26 de novembro de 2014.

A Palavra meditada hoje está em Gálatas 5,13-26:

26112014

“Há uma grande diferença entre o crítico e o mestre. Que tipo de pessoa eu sou?”, questiona Márcio.

Como é importante aplicar essa Palavra com quem convive diariamente conosco! Porque a inveja nasce da comparação, e invejar é desejar que o outro seja infeliz. E tantas pessoas, dentro de suas próprias casas, desejam a infelicidade do outro.

Devoramos uns aos outros quando criticamos nossos irmãos, porque não suportamos a sua felicidade. Irritamo-nos quando as pessoas tentam nos controlar, porém tentamos controlar a vida dos que convivem conosco. E esse controle acontece pelas obras da carne, que são a imoralidade sexual, a impureza, as inimizades, as contendas e tantas outras coisas que distanciam nosso coração de Deus e do próximo.

Aquele que ama não critica. Então, não critiquemos nosso cônjuge, nossos filhos e pais. Se alguém tiver tempo para apontar os defeitos que o outro cometeu, será um sinal de que não estará se ocupando com as coisas de sua própria vida.

Quem sabe fazer não critica, mas ensina. Há uma grande diferença entre o crítico e o mestre. Que tipo de pessoa você é? O que ensina ou o que critica? O espírito de crítica, que nos faz “morder uns aos outros”, não é de Deus. Colocamos como pretexto das nossas atitudes e o fato de que estamos “zelando” pelo outro.

As pessoas que amamos precisam ser promovidas por nós. Não critiquemos quem amamos em nada nem por nada. Pai e mãe, eduquem e ensinem seus filhos sem apontar os defeitos deles. Quando criticamos, causamos feridas interiores.

Quando você tem proximidade afetiva com alguém, as palavras pronunciadas por você causam um peso grande na vida dessa pessoa. Não diga a quem você ama: “Você não presta”. Precisamos de salvação, pois dentro de nós existe uma irritabilidade, um “monstro” que vive em nós, por isso, com nossas palavras ofendemos o outro.

Há muita coisa boa dentro de nós. Observe, em meio aos erros que o outro cometeu, se há algo que possa elogiar. A pior reprovação que recebemos é aquela que ressoa em nosso coração. Nossa família é para defendermos. Jesus não criticou ninguém, nem mesmo aqueles que O crucificaram. Peçamos a graça de sermos zelosos e amorosos com quem está ao nosso lado.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva