Sorrindo pra Vida - 09/09/2014

Que o Senhor multiplique em nós aquilo que é bom

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 9 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 6,1-14:

“O Senhor não desampara aquele que vai ao encontro d’Ele”, afirma padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

Quando vivenciamos algo impactante em nossa vida, aquilo não sai da nossa mente. A multiplicação dos pães foi algo de grande impacto na vida daquele povo, pois esse milagre foi narrado seis vezes pelos evangelistas. O milagre da multiplicação não atingiu apenas uma pessoa, mas uma multidão.

Para evangelizar é preciso ter criatividade. Jesus era um evangelizador criativo, por isso escolheu um local propício e confortável para que o povo pudesse ouvi-Lo. Ao passo que nós, muitas vezes, queremos evangelizar de qualquer jeito. A evangelização tem de ser feita com a oração. Se quisermos evangelizar bem, paremos para rezar e na oração peçamos a Deus discernimento para fazê-lo bem e um local para falarmos em Seu nome. Quando há unção e boa vontade não importa o local onde vamos evangelizar.

Jesus pergunta a Felipe: “Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?”, ou seja, a iniciativa foi do Senhor. Muitas vezes, pensamos que Jesus não nos escuta. Achamos que pedimos a Ele e não somos respondidos. Mas isso não é verdade; o Senhor nos escuta e se compadece do nosso sofrimento e da nossa dor.

Se até hoje tínhamos dúvida se Jesus estava nos testando ou não, sim, Ele o está, pois quer saber a nossa resposta e analisar a nossa fé. O povo saiu de sua comodidade e foi ao encontro do Senhor para ouvi-Lo. O Senhor não desampara aquele que vai ao encontro d’Ele. Ele não é cego e indiferente às nossas necessidades. Muitos não entendem por que sua oração não é atendida; isso acontece porque, quando estamos distantes de Deus, não tem como Ele nos ouvir.

Felipe diz ao Senhor: “Nem duzentos denários de pão bastariam para dar um pouquinho a cada um”, ou seja, ele acha que é algo impossível. André, mesmo acreditando que os pães não seriam suficientes para alimentar a multidão, tinha a esperança de que Jesus faria um milagre. Por isso ele deu o pouco que tinha a Jesus para que Ele o multiplicasse.

Para que algo seja multiplicado em nossa vida precisamos dá-lo a Jesus primeiramente, para que Ele faça isso. Mesmo nosso pouco, Ele consegue multiplicar. O Senhor pode multiplicar muito na nossa vida. Apresentemos a Deus o que, em nossa vida, precisa ser multiplicado. Lute com a ajuda do Senhor e não jogue seus problemas para Deus resolver sozinho.

Em nossa caminhada, somos como Felipe ou como André? Felipe, que disse a Jesus que não dava para fazer nada, ou André, que mesmo parecendo impossível, acreditou? Para o milagre acontecer, o Senhor precisa de nós. Ele quer contar conosco.

Após o milagre da multiplicação, a multidão foi alimentada e ainda recolheram doze cestos de alimentos que sobraram. Jesus diz a Seus discípulos: “Juntai os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”. O Senhor Jesus não deixa nada que é da Providência Divina se perder. O que tem sobrado em nossa casa? Não perca a oportunidade de doar, de dar a quem precisa, porque, se algo sobra em nossa casa, é sinal de que aquilo não nos pertence.

Peçamos que o Senhor multiplique em nós o sorriso, a alegria, as palavras boas, nossos dons. Precisamos contagiar nossos irmãos com nosso testemunho alegre e positivo, com aquilo que é bom. Multipliquemos tudo o que somos e temos com mais com alegria!

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva