Sorrindo pra Vida - 14/06/2012

Que Deus nos livre de levar o mal a quem amamos

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 14 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Sabedoria 1, 1-7.

“O Espírito Santo não entra em uma alma que trama o mal e se sujeita ao pecado”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de hoje fala de onde brota a vida. A vida além do físico, a vida que vem em abundância de Jesus e do coração.

Percebemos que, pelo menos três vezes, a palavra “pensamento” é mencionada, e isso acontece porque a nossa felicidade depende do que pensamos. Para uma pessoa ser feliz é muito mais importante o que ela tem na cabeça do que o que ela tem no bolso. Para ser feliz é preciso ter saúde no coração e na alma.

Antigamente as pessoas achavam que os pensamentos vinham do coração e não da cabeça, porque, quando a pessoa passava por alguma situação, o coração disparava, por isso muitos acreditavam que, por causa dessa sensação, o pensamento vinha de lá. O coração está diretamente ligado ao pensamento e a nossa felicidade depende do que nós pensamos e não do que possuímos. Para ter é preciso ser, se o “ter” vem em primeiro lugar a pessoa se perde e o coração dela coloca amor no que não deve.

É preciso sabedoria para usar o que se tem, para isso, temos de ter saúde interior e a mente equilibrada para sabermos em “quem” e “no que” vamos colocar nossa confiança.

Quando confiamos em Deus, tudo entra nos eixos e os medos e as preocupações não nos assombram mais, porque sabemos que Alguém maior está conosco. Ele se manifesta aos que n’Ele confiam e a Palavra nos garante: “Pensai corretamente sobre o Senhor, Ele se deixa encontrar por aqueles que não O põem à prova”. A nossa confiança nos fará ter contato com Deus e com Sua manifestação em nossa vida.

Muitos duvidam de Deus porque não conseguem “ver” as obras d’Ele acontecerem em suas vidas. No entanto, não podemos agir assim, temos que confiar no Senhor e esperar n’Ele. Confiança requer perseverança. A fé é acreditar naquilo que ainda não aconteceu e o resultado dela é ver o que acreditamos acontecer. Temos que ter essa certeza em nosso coração. Deus é fiel, o que Ele fala, Ele cumpre. Manifestar-se é próprio do Senhor e confiar é próprio do ser humano.

A confiança é fruto de um relacionamento, nós só confiamos em quem conhecemos. A confiança cresce quando conhecemos a pessoa e também o amor desta por nós. Quem confia em gente desconhecida corre um risco muito grande. Um filho só confia no pai porque vê o amor que ele tem. Quanto maior a nossa certeza sobre o amor de Deus por nós, tanto maior é a nossa confiança n’Ele. Mas, para que essa confiança cresça, é preciso pensar corretamente sobre Ele e procurá-Lo de coração aberto. Pensar corretamente é não achar que o Senhor pode nos mandar algo mau ou pensar que Ele nos dará a vitória destruindo o nosso inimigo. Deus Pai não age dessa maneira, Ele vence o inimigo com tolerância, bem e amor. O amor é a única força capaz de derrotar qualquer maldade.

A Palavra nos afirma que Deus só se revela a quem não O submete a testes, pois nós só testamos a quem não confiamos. O ciúme e a desconfiança são grandes provas disso. A pessoa não tem segurança e testa o outro mostrando que não acredita nele. Isso acaba com qualquer relacionamento. Com Deus não dá para agir assim, é preciso confiar n’Ele. Devemos ter a certeza de que Ele agirá em nossas vidas, n’Ele apostamos o coração sem medo. Essa é a forma correta de pensar no Senhor Deus.

Os pensamentos errados e perversos só nos afastam do Senhor. O Espírito Santo não entra em uma alma que trama o mal e se sujeita ao pecado. Por isso, é necessário sabedoria para conduzir os pensamentos. Nós não temos ideia da força que eles têm. Os pensamentos que exprimimos por palavras possuem uma força sem limites.

Tudo o que nós falamos é direcionado a alguém. Se for para o bem das pessoas, louvado seja Deus, porque você busca a felicidade e patrocina a felicidade delas. Bons pensamentos são como bons exemplos. Devemos buscá-los com integridade e de coração, assim, Deus fará coisas boas acontecerem em nossa vida. As coisas boas e ruins brotam do nosso coração, depende de nós como vamos aplicá-las em nosso dia a dia. Coisas boas trazem bons exemplos.

Uma vez ouvi que: “O ser humano nunca vai confiar plenamente em outro ser humano, mas ele confiará plenamente em uma ideia”. Uma boa ideia é uma coisa viva e inspira muitas pessoas. Se hoje Deus lhe mostrar uma verdade que você precisa levar a alguém, vá até essa pessoa e leve-a. Com sabedoria apele para a consciência dessa pessoa. Com amor e insistência nós ajudamos o outro na maneira de pensar. Não é brigar ou agredir a pessoa com palavras, é falar com sabedoria e com amor.

Vamos recorrer à Sagrada Escirtura, a verdade dita por meio de palavras é a melhor opção. É uma força arrebatadora que vai ser manifestada no decorrer da vida. Que Deus nos livre de levar o mal a quem amamos. Que Ele nos dê a graça de cultivarmos coisas boas.

Que hoje Deus Todo-poderoso interceda por nós e cure todos os corações dos pensamentos maus e negativos. Devemos sempre pensar que o Senhor está presente em todos os momentos de nossa vida e que nenhum mal vai nos atingir, porque o Espírito Santo de Deus está em nosso interior.

“Vem, Espírito Santo, mudar esses pensamentos perversos, maliciosos e de desconfiança contra Deus. Que o Senhor possa ouvir o gemido daqueles que sofrem. Liberte seus corações pela força da oração e da verdade. Estenda Sua mão e alcança-nos com a força do Seu Espírito Santo para nos libertar de todo pensamento mau. Nós Lhe suplicamos essa graça, Senhor! Que possamos confiar em Deus e dar a Ele tudo o que temos, sem esperar nada em troca, pois Ele sabe o que é melhor para nós.”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.