Sorrindo pra Vida - 12/07/2012

Quando a tentação bater à sua porta, esteja preparado!

Mensagem Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 12 de julho de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 7, 13-29.

“Fique atento à verdade, porque ela liberta, cura e enche a pessoa de alegria”, afirma Márcio
Foto: Maria Andrea

“Venha, Espírito Santo, iluminar os nossos pensamentos, nossa vida e nosso coração. Hoje, queremos ser inteiramente Seu. Tire de nós toda dor, dúvida, confusão e falta de fé. Envolva-nos em Seus braços e faça o que quiser. Aceitamos o Seu melhor para nossa vida e dizemos amém à Sua vontade.”

“Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram!” Podemos interpretar esta passagem de outra forma: muitos são os caminhos que levam à perdição e ao erro, mas só há uma porta que leva à verdade: Jesus. O único caminho para chegarmos a Deus é por meio do Filho, porque Ele é a Verdade que liberta. Quando uma pessoa se afasta da Verdade, ela se afasta do Pai.

Jesus pede, a dois tipos de pessoas, para que fiquem atentos à verdade: para aqueles que escutam, a fim de que não sejam enganados; e para os que falam de Deus, para não enganarem.

Quando a pessoa constrói a sua vida e seu trabalho na mentira, ela sofre muitas consequências, pois se afastar da verdade é caminhar para a perdição. Por que a Palavra de Deus se preocupa tanto com a verdade, sendo que ela é um caminho estreito e exigente? Por que Ele pede cuidado com as pessoas que profetizam mentiras? Porque, hoje, muitas pessoas se “especializam” em mentiras para terem benefício próprio. Muitos levam a Palavra de Deus não para dizerem o que Deus quer, mas para dizerem aquilo que o outro quer ouvir, somente para agradar e receber algo em troca.

Tome cuidado, diz o Senhor. Se você quiser saber se a pessoa é de Deus, olhe para a vida dela. E se você não a conhece o suficiente, espere, pois você terá a oportunidade de conhecê-la. Toda árvore mostra seus frutos. Não podemos simplesmente dizer que vamos viver a vida na nossa fé e deixar que a outra pessoa se resolva com Deus. Se você a segue, você tem tudo a ver com ela, e não pode fechar os olhos para os frutos, pois é por meio deles que você vai conhecer essa pessoa. então, se ela agir de forma errada, você perceberá. Não basta falar bem da Sagrada Escritura para estar dizendo a verdade. Às vezes, essas pessoas falam uma coisa, mas fazem outra.

Então, abra o olho. Muitas pessoas se aproximam de você dessa maneira. Fique atento à verdade, porque ela liberta, cura e enche a pessoa de alegria. A verdade pode ser mais dolorosa, mas ela ainda é melhor do que a mentira mais agradável. A verdade fortifica o enfermo e fecha feridas, por isso Jesus diz: “Permaneça firme nesse caminho”.

Nossa vida tem muito amor e é muito boa, mas a caminhada é difícil e cheia de desafios. Temos que nos preparar para não ficarmos enfraquecidos. Por isso Deus nos diz que precisamos seguir a verdade e passar pela mesma porta estreita que Ele passou. Se desejarmos um caminho de conforto e calmaria, ficaremos fracos e iludidos, e essa não é a vontade do Senhor, pois a nossa vida é feita de lutas.

Quando nos aproximamos de Jesus, precisamos observar que Deus nos dá forças para vencermos as tribulações. Quando nos aproximamos d’Ele, devemos ficar firmes na justiça e no bem, preparados para combater a tentação.

Todos nós seremos tentados. A diferença é que uns estarão preparados e outros não. O Senhor vem nos dizer: “Meu filho, quando a tentação bater à sua porta, esteja preparado”. Nós não lutamos com armas carnais, mas com armas espirituais: o sacramento, o bem, o jejum, a firmeza na verdade.

Apegue-se ao justo e verdadeiro, porque você será tentado nas suas fraquezas. O inimigo é astuto e sabe onde deve atingir, por isso seja forte, fortaleça-se em Deus. Não se apegue às facilidades e aos confortos da vida, porque eles passam. Tudo nessa vida passa, só Deus permanece. Coloque sua confiança n’Ele. Esse é o seu chamado.

As provações virão, mas Deus nos livrará delas se não voltarmos atrás. Jesus morreu para nos fortalecer e para que soubéssemos enfrentar a dor e a morte. Ele venceu o mundo e nos diz que também podemos vencê-lo.

Onde você está alicerçando sua casa hoje? Sobre a areia ou sobre a rocha? Deus é a rocha da sua vida. Seja firme na rocha, saia da areia, confie em Deus.

Quero dividir com vocês um texto do monsenhor Jonas Abib que resume toda essa partilha: “O problema vai desafiar você e vai lhe enganar, dizendo que você não vai superá-lo. É a tentação. Prepare sua alma para ela. A tentação vai enganá-lo, dizendo que você não vai superar a dificuldade, mas isso não é verdade, porque você é uma pessoa cheia do Espírito Santo.
Você é um homem de Deus, uma mulher do Senhor.
Talvez, por saber que Ele está contigo, você pense que o Senhor vai tirar o problema da sua vida, mas Ele não fará isso. Ele vai levá-lo por um caminho melhor, porém mais difícil de aceitar. Ele vai capacitá-lo, a fim de que você supere esse problema, um dia de cada vez, até chegar o momento que esse problema não terá nenhuma chance contra você. Coragem! Jesus venceu e pelo mesmo caminho fará você vencer.” Bendito seja Deus por essa Palavra!

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.