SORRINDO PRA VIDA - 01/04/2015

Qual caminho temos trilhado?

Padre João Marcos Polak, no programa “Sorrindo pra Vida”, desta quarta-feira, dia 1º de abril de 2015, convida-nos a pensarmos qual caminho temos seguido: a vida ou a morte? Neste tempo de Semana Santa, preparemos o nosso coração para ressuscitarmos com Cristo. Confira transcrição e áudio do programa: 

 

A palavra meditada hoje está em São Lucas 23,39-43:
“Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: ‘Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!’ Mas o outro o repreendeu: ‘Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma pena? Para nós, é justo sofrermos, pois estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal’. E acrescentou: ‘ Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar’. Ele lhe respondeu: ‘Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso’.”

01042015_sorrindo_padrejoaomarcos

“Encontrarmo-nos com o Senhor é  rever nossas atitudes”, afirma Padre João Marcos / Foto: Wesley Almeida – cancaonova.com

O caminho do arrependimento noz traz vida; o caminho do remorso, a morte. Ao lado de Cristo, um ladrão blasfemou e o outro pediu que Jesus se lembrasse dele no Paraíso. Aquele que fez o pedido a Jesus trilhou o caminho do arrependimento.

Olhemos para os personagens bíblicos [Davi, Maria Madalena, Zaqueu e tantos outros] que nos deixam um grande ensinamento: trilhar o caminho do arrependimento. Encontrar-se com o Senhor é rever nossas atitudes.

Quantos pecam e se afastam de Deus por se acharem indignos de estar em Sua presença! Essa atitude, no entanto, revela-se contrária ao arrependimento. Arrepender-se é reconhecer-se pecador e saber que temos um Deus que nos ama, que purifica nossos pecados e nos lava em Sua misericórdia.

Podemos sim reescrever uma nova história a partir do encontro com a misericórdia de Deus. Aqueles dois homens tiveram a oportunidade de entregar sua vida ao Senhor. Na liberdade em que o Altíssimo nos deu, temos dois caminhos: a vida ou a morte. Qual o caminho que estamos trilhando? Como estamos escrevendo a nossa história?

Aprendemos a rezar com os nossos pecados. Temos de conversar com Deus, mesmo que sejam poucas as palavras. Apresentemos a Ele as nossas misérias, peçamos que Ele se lembre de nós, pois precisamos recomeçar.

Aquilo que o Senhor nos oferece não é para depois, mas para o agora. Hoje, Ele quer nos libertar. Hoje, Ele quer nos dar vida nova, a fim de que estejamos com Ele no paraíso. Por amor, Deus não desiste de nós! Ele se fez homem para nos resgatar, para nos devolver a dignidade de filhos d’Ele. Éramos escravos do pecado, mas Jesus nos dignificou novamente, porém, muitos de nós insistimos em viver na morte.

Somos herdeiros do Reino dos Céus. Ser de Deus ou estar na Igreja não deve ser um peso, mas uma alegria. Quanto mais rezamos, mais nos aproximamos da luz do Senhor. Façamos a experiência com o Pai das misericórdias. A confissão é o sacramento da ternura de Deus, é a maneira de nos abraçar. Pecado confessado é pecado vencido. Não paremos em nossos erros, o Senhor não se entregou por nós em vão.

O Senhor ressuscitou para que ressuscitássemos com Ele. Queiramos, nesta Semana Santa, que o Santo dos santos nos santifique e nos abra para a vida nova que Ele quer nos dar.

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

Agradecemos família Canção Nova pelos 80% do Projeto “Dai-me Almas” em março. Deus lhe pague!